Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 13/05/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) é a publicação oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ISSN 1983-5175 - ISSN online 2177-1235. Trata-se de uma publicação trimestral com circulação regular desde 1986 e a partir de 2021 os artigos também são publicados na modalidade de publicação avançada de artigos - Ahead of Print (AOP). A RBCP está indexada nas bases de dados LILACS, SciELO e Scopus.

O título abreviado é Rev. Bras. Cir. Plást., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Latin American and Caribbean Health Sciences literature - LILACS
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX
  • Scopus
  • SciELO
 

 

Propriedade intelectual

 

O conteúdo da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica está sob licença da Creative Commons (CC BY) Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Patrocinadores

 

 

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor

   

 

Coeditor

   

 

Editores associados

   

 

Conselho Editorial Nacional

   

 

Conselho Editorial Internacional

   

 

Produção editorial

   

 

 

 

Instruções aos autores

 

 Escopo e política

 

A Revista Brasileira deEscopo e política Cirurgia Plástica tem como objetivo registrar a produção científica em Cirurgia Plástica, fomentar o estudo, aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da especialidade.

Os trabalhos enviados para publicação na RBCP devem versar sobre temas relacionados à cirurgia plástica e áreas afins. A revista publica as seguintes categorias de artigos: Editorial, Artigo Original, Artigo de Revisão, Relato de Caso, Ideias e Inovações, artigo Especial e Carta ao Editor.

A RBCP é uma revista de acesso aberto e não cobra nenhuma taxa para submissão, revisão, tradução e publicação de artigo. Todos os processos são executados eletronicamente.

Os autores devem declarar que estão cientes das licenças de direitos autorais que passarão a vigorar caso o manuscrito seja aceito e publicado na RBCP.

Os autores são os únicos responsáveis ​​pelos conceitos fornecidos nos artigos. O conteúdo da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica está sob licença da Creative Commons (CC BY) Atribuição 4.0 Internacional.

 

Critérios de Autoria e Contribuição

Os critérios de autoria dos artigos devem seguir as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors. Apenas aquelas pessoas que contribuíram diretamente para o conteúdo intelectual do trabalho devem ser listadas como autores.

Os autores devem satisfazer a todos os seguintes critérios, de forma a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;

2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;

3. Ter aprovado a versão final;

4. Concordar em ser responsável por todos os aspectos do trabalho e garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam devidamente investigadas e resolvidas.

Consideramos autor correspondente a pessoa que trata o manuscrito e a correspondência durante o processo de publicação. Solicitamos que o autor correspondente confirme que tem autoridade para agir em nome de todos os coautores em todos os assuntos relativos à publicação do manuscrito, incluindo material suplementar. O autor correspondente é responsável por obter tais acordos e por informar os coautores do status do manuscrito durante o processo de submissão, revisão e publicação. Além disso, o autor correspondente também atua como o principal ponto de contato para quaisquer dúvidas (incluindo aquelas relacionadas à integridade do trabalho) após a publicação do artigo.

É obrigatório a inclusão do ORCID ID para todos os autores e uma carta deve ser anexada no sistema de submissão eletrônica.

O Committee on Publication Ethics (Cope) também fornece recursos abrangentes sobre autoria e disputas de autoria, e recomendamos a todos os envolvidos em decisões editoriais a se familiarizarem com esses recursos.

Adotamos iniciativas que permitem transparência na autoria e contribuição, como a taxonomia CRediT.

Pessoas que não preencham os requisitos acima e que tiveram participação puramente técnica ou de apoio geral, podem ser citadas na seção Agradecimentos.

 

Preprints

A RBCP aceita a submissão de manuscritos previamente depositados em servidores preprints reconhecidos pela revista. Preprints são manuscritos prontos para submissão em um periódico e são depositados em um servidor Web de acesso aberto previamente ou em paralelo à submissão na revista para avaliação com vistas à sua publicação formal como artigo revisado por pares.

 

Idioma

Aceita-se a submissão de artigo em inglês e português. Eles devem obedecer à ortografia vigente, empregando linguagem fácil, técnica e precisa, evitando-se a informalidade da linguagem coloquial. Caso já exista a versão em inglês, tal versão deve ser enviada para agilizar a publicação. Na versão impressa da Revista, os artigos são publicados em português. No site, todos os artigos são publicados em português e inglês, tanto em XML quanto em PDF.

 

Retratações e Erratas

Os editores do periódico considerarão retratações e erratas de acordo com as Diretrizes de Retratação do COPE. Se for descoberto que o autor ou a RBCP cometeu um erro, a revista emitirá uma errata. As retratações são geralmente reservadas para artigos que apresentam falhas tão graves que não se deve confiar em suas descobertas ou conclusões. Os Manuscritos Aceitos pela RBCP podem fazer pequenas alterações, como aquelas que provavelmente ocorreriam durante a composição ou revisão, mas quaisquer correções substantivas serão realizadas de acordo com as Diretrizes de Retratação do COPE.

 

Manipulação, Falsificação e Fabricação de Imagens

Quando os dados da pesquisa são coletados ou apresentados como imagens, a modificação dessas imagens pode às vezes deturpar os resultados obtidos ou seu significado. Reconhecemos que pode haver razões legítimas para modificar imagens, mas esperamos que os autores evitem modificar imagens quando isso levar à falsificação, fabricação ou deturpação de seus resultados.

 

Pesquisa Fraudulenta e Conduta Imprópria em Pesquisa

Quando somos informados sobre pesquisa fraudulenta ou conduta indevida de pesquisa por um autor da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, nossa primeira preocupação é a integridade do conteúdo publicado. O editor, coeditores, e editores associados abrirão uma investigação para apuração dos fatos. Qualquer publicação que contenha resultados fraudulentos será retirada ou será emitida uma errata. Consulte a seção Retratações e Erratas destas diretrizes para obter mais informações.

 

Versões e Adaptações

A RBCP não modifica os conteúdos publicados existentes, nem originamos novos materiais para atender a requisitos políticos ou ideológicos quando julgamos que estes comprometem a qualidade, eficácia ou exatidão dos materiais ou conflitam com nosso Código de Ética.

Concedemos licenças de volume e direitos subsidiários a terceiros que permitem a reprodução, reutilização ou adaptação de nosso conteúdo em diferentes contextos, idiomas e territórios. Quando licenciamos direitos de volume, nós e nossos autores mantemos o direito de recusar a aprovação para publicação se tivermos dúvidas sobre a integridade e precisão da edição licenciada.

 

Calúnia, Difamação e Liberdade de Expressão

A liberdade de expressão é fundamental para nós como editores acadêmicos, mas não apoiamos a publicação de declarações falsas que prejudiquem a reputação de indivíduos, grupos ou organizações. Nossa equipe jurídica pode aconselhar sobre análises de difamação antes da publicação e também tratará de alegações de difamação eventualmente publicadas na RBCP.

 

Transparência

Nos esforçamos para seguir os Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas do COPE (e incentivamos nossos parceiros de publicação a defender esses mesmos princípios.

Os autores são incentivados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação por meio de uma Declaração de Disponibilidade de Dados que deve ser inserida no sistema de submissão da RBCP. A Declaração de Disponibilidade de Dados deve sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) ao conjunto de dados. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas. A iniciativa aumenta a transparência, permite a conformidade com as políticas de dados, incentiva a boa prática científica e a confiança nos estudos publicados.

 

Integridade de Registro

Mantemos um registro da existência de tudo o que publicamos com informações (metadados) que descrevem cada publicação. Sempre que tivermos que alterar o registro de publicação, como no caso de má conduta de pesquisa que leve à retratação de uma publicação, preservamos o registro acadêmico na medida do possível.

Aplicamos esses mesmos princípios ao nosso marketing e não modificamos ou manipulamos as publicações em nossas atividades de marketing.

Quando artigo é acessado no nosso portal (www.rbcp.org.br), nós o fornecemos apenas em sua totalidade, que não tem o direito de alterar seu conteúdo de forma que seja inconsistente com os termos de licenciamento sob os quais foi publicado.

 

Comunicação de Marketing

A mídia social e a comunicação por e-mail são ferramentas poderosas para divulgar e interagir com nossas publicações, para alcançar novos leitores e para manter o conteúdo vivo. No entanto, essa comunicação não deve ser feita às custas da integridade do conteúdo.

Nós nos reservamos o direito de rejeitar ou remover qualquer anúncio quando tivermos dúvidas de que ele infringe estas Diretrizes de Ética para Publicação de Pesquisa. Também anunciamos nossos produtos e serviços aos clientes. Fazemos isso de acordo com nossa Política de Privacidade, regulamentos de proteção de dados, a Orientação da Autoridade de Padrões de Publicidade sobre Marketing de Publicações e nossos procedimentos internos de Conformidade.

 

Considerações Finais

Outras decisões em relação à ética, má conduta e integridade da pesquisa científica são baseadas nas orientações do Code of Conduct for Journal Editors (COPE), disponível em: http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf, e da World Association of Medical Editors (WAME), disponível em http://www.wame.org.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Como preparar o manuscrito

A Revista adota os Requisitos de Vancouver - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors – (ICMJE), disponíveis em http://www.icmje.org/recommendations/browse/manuscript-preparation. A obediência às instruções é condição obrigatória para que o trabalho seja considerado para análise.

 

Identificação

Deve conter o título do trabalho de maneira concisa e descritiva, em português e inglês, o nome completo dos autores e respectivas afiliações (Instituição, Faculdade e Departamento, Cidade, Estado e o País), bem como o ORCID e o e-mail dos autores. A seguir, nome do autor correspondente, juntamente com o seu endereço e telefone. Caso o trabalho tenha sido apresentado em congresso, devem ser mencionados: nome do evento, local e data da apresentação. Devem ser declarados potenciais conflitos de interesse e fontes de financiamento. O número máximo de autores estabelecido para um artigo é oito, devendo ser especificada a contribuição de cada autor. Considera-se autor aquele que tenha contribuído substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados; ter contribuído significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e ter participado da aprovação da versão final do manuscrito.

 

Resumo e Abstract

(apenas para Artigo Original, Artigo Especial, Artigo de Revisão e  Review Article, and Relato de Caso)

O resumo dos artigos originais deve conter: Introdução, Método, Resultados e Conclusões. A elaboração deve permitir compreensão sem acesso ao texto. Da mesma forma, deve ser preparado o Abstract que represente uma versão literal do Resumo, seguindo a mesma estrutura: Introduction, Methods, Results e Conclusions. Artigos de revisão e relato de caso também devem apresentar resumo e abstract, os quais não precisam obedecer à estruturação proposta acima. O resumo e o abstract não devem exceder 250 palavras.

 

Descritores

Devem ser indicados, no mínimo, cinco e, no máximo, dez descritores, em português e inglês, que definam o assunto do trabalho. Os descritores devem ser baseados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela Bireme, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MeSH), da National Library of Medicine.

 

Texto

Texto deve ser digitado em espaço duplo, fonte Arial, tamanho 12, margem 2,5cm de cada lado. Os artigos devem ser divididos em conformidade à categoria a que pertence. As Referências devem ser citadas numericamente, por ordem de aparecimento no texto, sob a forma de potenciação. As abreviaturas e siglas devem ser precedidas dos termos por extenso, quando citadas pela primeira vez no texto, e não devem ser usadas no título e no resumo. As abreviaturas nas legendas das tabelas e figuras devem ser acompanhadas de seu significado.

Introdução - Deve conter o propósito do artigo e sintetizar a lógica do estudo. Deve estabelecer as premissas teóricas que levaram os autores à curiosidade do tema. Deve determinar porque o assunto deve ser estudado, esclarecendo falhas ou incongruências na literatura e/ou dificuldades na prática clínica que tornam o trabalho interessante ao especialista.

Objetivo - Deve descrever a finalidade do trabalho de forma clara e objetiva em 1 parágrafo.

Método - Descreve claramente a seleção de elementos de observação e experimentais, como pacientes, animais de laboratório e controles. Quando pertinente, devem ser incluídos critérios de inclusão e exclusão no estudo. Esta seção deve fornecer detalhes suficientes que permitam sua reprodução e utilização em outros trabalhos. Métodos aplicados já publicados, mas pouco conhecidos, devem vir acompanhados de referência bibliográfica; novas técnicas devem ser descritas detalhadamente. Da mesma forma, período e local de estudo, métodos estatísticos e eventuais programas de computação devem ser descritos. Os autores devem declarar nesta seção que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição onde o trabalho foi realizado, informando o número de registro no corpo do texto.

Resultados - Devem ser apresentados em sequência lógica no texto, tabelas e ilustrações. As informações contidas em tabelas ou figuras não devem ser repetidas no texto.

Discussão - Nesta seção, espera-se que o autor demonstre conhecimento pessoal e senso crítico em relação ao seu trabalho, cotejando os resultados obtidos com os disponíveis na literatura. Os comentários devem ser relacionados a abrangência, posicionamento e correlação do estudo com outros da literatura, bem como incluir limitações e perspectivas futuras.

Conclusões - Devem ser concisas e responder apenas aos objetivos propostos.

Agradecimentos - Se desejados, devem ser apresentados ao final do texto, mencionando-se os nomes de participantes que contribuíram, intelectual ou tecnicamente, em alguma fase do trabalho, mas não preencheram os requisitos para autoria, bem como, às agências de fomento que subsidiaram as pesquisas que resultaram no artigo publicado.

 

Referências

As referências devem ser atualizadas e recomendamos utilizar a dos últimos 5 anos, com exceção de artigos clássicos ou relevantes ao estudo. Devem ser citadas quando de fato consultadas, em algarismos arábicos em forma de potenciação e numeradas por ordem de citação no texto. Devem ser citados todos os autores, quando até seis; acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al. A apresentação deverá estar baseada no formato denominado “Vancouver Style” e os títulos de periódicos deverão ser abreviados de acordo com o estilo apresentado pela List of Journal Indexed in Index Medicus, da National Library of Medicine e exemplos podem ser consultados no site (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Seguem alguns exemplos dos principais tipos de referências bibliográficas:

Artigo de Revista

Souza MCA, Oliveira LCF. Fatores de risco de queimaduras domésticas: conhecimento de profissionais de Unidades Estratégia Saúde da Família. Rev Saúde. 2019;10(1):9-14.

Capítulo de Livro

D’Assumpção EA. Problemas e soluções em ritidoplastias. In: Melega JM, Baroudi R, eds. Cirurgia plástica fundamentos e arte: cirurgia estética. Rio de Janeiro:Medsi;2003. p.147-65.

Livro

Saldanha O. Lipoabdominoplastia. Rio de Janeiro:Di Livros; 2004.

Tese

Freitas RS. Alongamento ósseo de mandíbula utilizando aparelho interno: análise quantitativa dos resultados [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina;2003. 97p.

Eventos

Carreirão S. Mamaplastia redutora. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica; 2001 Nov 11-16; Rio de Janeiro, Brasil.

Tabelas

A numeração das tabelas deve ser sequencial, em algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Todas as tabelas (no máximo 4) devem ter título e cabeçalho para suas colunas e estar citadas no texto. No rodapé da tabela, deve constar legenda para abreviaturas e testes estatísticos utilizados.

As tabelas devem ser apresentadas apenas quando necessárias para a efetiva compreensão do trabalho, não contendo informações redundantes já citadas no texto.

Figuras

Todas as figuras (gráficos, fotografias, ilustrações) devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, seguindo sua ordem de citação.

As figuras devem vir acompanhadas de suas respectivas legendas, mas não deverão constar dentro da imagem. As abreviações empregadas nas figuras devem ser explicitadas nas legendas.

O número de figuras não pode ultrapassar de 20 (vinte) para artigos originais e entende-se como figura cada imagem anexada ao estudo, por exemplo, figura 1 (A, B, C, D) corresponderão a 4 figuras dentre as 20 aceitas

Fotos de pacientes devem ter fundo uniforme, especialmente de cor e sem qualquer objeto estranho aparecendo: maçanetas, luminárias, etc. O campo fotografado deve ser estritamente da área de interesse do assunto. Em fotos do rosto, usar os recursos possíveis para impedir a identificação do paciente, mas caso seja possível a identificação do paciente o autor deverá enviar anexo autorização individualizada. Se as figuras já tiverem sido publicadas, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor/editor, constando, na legenda da ilustração, a fonte original de publicação.

A resolução deve seguir as seguintes instruções:

  • Exemplo da linha foi retirado de: Di Lamartine J, Cintra Junior R, Daher JC, Cammarota MC, Galdino J, Pedroso DB, et al. Reconstrução do complexo areolopapilar com double opposing flap. Rev Bras Cir Plást. 2013;28(2):233-40.
  • Exemplo de tonalidade foi retirado de: Alves JC, Fonseca RP, Silva Filho AF, Andrade Filho JS, Araujo IC, Almeida AC, et al. Ressecção alargada no tratamento do dermatofibrossarcoma protuberante. Rev Bras Cir Plást. 2014;29(3):395-403.
  • Exemplo de combinação foi retirado de: Alves JC, Fonseca RP, Silva Filho AF, Andrade Filho JS, Araujo IC, Almeida AC, et al Ressecção alargada no tratamento do dermatofibrossarcoma protuberante. Rev Bras Cir Plást. 2014;29(3):395-403.

Fonte: traduzido e adaptado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/pub/filespec-images/#fig-format

CATEGORIAS DE ARTIGOS

Editorial - Geralmente refere-se a artigos selecionados em cada número da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica pela sua importância para a comunidade científica. São redigidos pelo Corpo Editorial ou encomendados a especialistas de notoriedade nas áreas em questão. O Conselho Editorial poderá, eventualmente, considerar a publicação de editoriais submetidos espontaneamente.

Artigo Original - Nesta categoria, estão incluídos estudos controlados e aleatorizados, estudos observacionais, bem como pesquisa básica com animais de experimentação. Os artigos originais deverão conter, obrigatoriamente, Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, Resumo e Abstract. Texto no máximo de 3000 palavras, excluindo-se tabelas, referências, resumo e abstract. O número de referências não deve exceder a 30, limitando-se a 20 imagens apresentadas individualmente ou agrupadas e 4 tabelas.

Artigo de Revisão - Avaliações críticas e ordenadas da literatura, revisões sistemáticas e metanálises, em relação a um tema específico de importância clínica. Os artigos de revisão devem limitar-se a 3000 palavras, excluindo referências e tabelas e o máximo de 6 imagens apresentadas individualmente ou agrupadas. As referências deverão ser atuais, preferencialmente publicadas nos últimos cinco anos, e em número máximo de 40 citações.

Relato de Caso - Descrição de pacientes ou situações singulares, doenças especialmente raras, assim como formas inovadoras de diagnóstico ou tratamento. O texto é composto por Introdução, que situa o leitor em relação à importância do assunto e apresenta os objetivos da apresentação do(s) caso(s) em questão; Relato do Caso propriamente dito, Discussão, na qual são abordados os aspectos relevantes e comparados à literatura, Conclusão e Referências. O número de palavras deve ser no máximo 1000, excluindo-se referências e tabelas. O número máximo de referências é 10. Recomenda-se a inclusão de, no máximo, 8 imagens apresentadas individualmente ou agrupadas.

Ideias e Inovações - Estudos que tenham caráter de originalidade e inovações, não ultrapassando 1000 palavras, 10 referências e 8 imagens apresentadas individualmente ou agrupadas. O corpo do artigo deve conter: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

Artigo Especial - Artigos não classificáveis nas categorias anteriormente descritas, os quais o Conselho Editorial julgue de especial relevância para a especialidade. Sua revisão admite critérios próprios, não havendo limite de extensão ou restrições quanto ao número de referências.

Carta ao Editor - Comentário, discussão ou crítica a artigos publicados na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, mas também podendo versar sobre outros temas de interesse geral. Recomenda-se tamanho máximo de 250 palavras e pode conter até 5 referências. Sempre que cabível e possível, uma réplica dos autores do artigo em discussão será publicada junto com a carta.

 

 

Envio de manuscrito

 

COMO SUBMETER O MANUSCRITO

Os manuscritos devem ser, obrigatoriamente, submetidos eletronicamente no site www.rbcp.org.br. Caso os autores ainda não tenham se cadastrado, é necessário fazê-lo antes de submeter o trabalho, seguindo as orientações que constam do site. Os textos, figuras e tabelas deverão ser inseridos nos respectivos campos do sistema de submissão eletrônica.

 

DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS

Em conformidade com as diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors, são solicitados alguns documentos e declarações do (s) autor (es) para a avaliação de seu manuscrito:

     •  Carta de Encaminhamento ao Editor-chefe, contendo informações sobre os achados e conclusões mais importantes do manuscrito, esclarecendo sua relevância para a comunidade científica. A carta de apresentação deve informar, ainda, que o manuscrito não foi publicado previamente e não foi submetido para publicação em outro periódico;
     • Carta informando os ORCID’s dos autores, endereço de correspondência e a instituição onde o estudo foi realizado;
     • Declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores (Conflitos de interesses incluem o emprego, patrocínio ou financiamento de qualquer pessoa ou instituição, pública ou privada, com interesse no conteúdo do material enviado). Se aceito, esta informação será publicada na versão final do artigo;
     • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos ou Animais da instituição onde o trabalho foi realizado, indicando número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE);
     • Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), quando referente a artigos de pesquisa envolvendo seres humanos;
     • Termo de Autorização de Uso de Imagem;
     • Direitos autorais e permissão para reprodução de materiais. Concordando com os seguintes termos:

- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RBCP o direito de    primeira publicação;

- Os autores têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).

A RBCP adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

(As declarações e documentos complementares devem ser incluídos no sistema de submissão eletrônica no campo ‘Anexos’).

 

ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Uma vez aceito para publicação, uma prova do artigo editorado (formato PDF) será enviada ao autor correspondente para sua avaliação e aprovação definitiva. Os artigos aceitos são publicados imediatamente no formato ‘Ahead of Print’ no site www.rbcp.org.br e, posteriormente em um volume/número da RBCP.

 

 

Política de avaliação de Manuscritos

 

Avaliação pelos pares (peer review)

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação pelos pares (peer review) por pelo menos dois revisores. A aceitação é baseada na originalidade, significância e contribuição científica. Os revisores preenchem um formulário, no qual fazem uma apreciação rigorosa de todos os itens que compõem o trabalho. Ao final, fazem comentários gerais sobre o trabalho e opinam se o mesmo deve ser publicado ou corrigido segundo as recomendações. De posse desses dados, o editor toma a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os avaliadores, pode ser solicitada uma nova opinião para melhor julgamento. Quando são sugeridas modificações pelos revisores, as mesmas são encaminhadas ao autor principal e, a nova versão encaminhada novamente aos revisores para verificar se as sugestões/exigências foram atendidas. O envio de um estudo pode ou não ser reenviado ao revisor original, ficando a critério dos Editores. Em casos excepcionais, quando o assunto do manuscrito assim o exigir, o Editor poderá solicitar a colaboração de um profissional que não conste na relação do Corpo Editorial para fazer a avaliação (revisores ad hoc). Todo esse processo é realizado por meio do sistema de submissão eletrônica. O sistema de avaliação é o duplo cego, garantindo o anonimato durante o processo de avaliação. Independentemente do resultado os autores têm acesso a todas as avaliações e questionários que ficam disponíveis no sistema de submissão eletrônica.  As datas do recebimento e da aprovação do artigo para publicação são informadas no artigo publicado com o intuito de respeitar os interesses de prioridade dos autores. A RBCP sugere aos seus editores e revisores a se familiarizarem e agirem de acordo com as diretrizes de melhores práticas relevantes sobre a revisão dos pares e que sigam as diretrizes propostas pelo COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers.

Abertura na avaliação por pares

A RBCP seguindo as recomendações de boas práticas em ciência aberta e de transparência nas avaliações, apoia a revisão por pares aberta, possibilitando incluir no artigo aprovado:  o nome do editor responsável pela avaliação do manuscrito; oferecer aos pareceristas e autor correspondente a abertura das respectivas identidades; oferecer aos pareceristas a opção de publicar no periódico o parecer como uma comunicação identificada com DOI e passível de ser indexada e citada com ou sem a identificação do parecerista como autor.

 

 

Declaração de Ética

 

Pesquisa com Seres Humanos e Animais

Pesquisas envolvendo humanos ou animais devem ser aprovadas por Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) relevantes e devem estar em conformidade com os padrões éticos e legais internacionais para pesquisa. Os autores devem respeitar o direito dos participantes humanos à privacidade e obter o consentimento necessário para publicar antes do envio.

Os projetos de pesquisa em seres humanos devem estar em conformidade com a Declaração de Helsinki, revisada em 2013 e os estudos realizados no Brasil devem seguir as Resoluções 466/2012  e Resolução 510/2016, além da Carta Circular nº 166/2018 do Conselho Nacional de Saúde. A publicação dos artigos é vinculada a aprovação do estudo pelo Comitê Ético em Pesquisa.

As investigações sobre modelos animais devem estar em conformidade com as regras aplicáveis a esses procedimentos, tal como especificadas na Declaração de Basileia, nas diretrizes ARRIVE - Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments e no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, USA). O Corpo Editorial da Revista poderá recusar artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa, seja em humanos seja em animais. Os autores devem identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes do princípio ativo, dosagens e formas de administração. Devem, também, evitar nomes comerciais ou de empresas.

 

 

Conflito de Interesses

 

Conflitos de Interesse e Financiamento

Garantimos que qualquer publicação Revista Brasileira de Cirurgia Plástica esteja livre de influência indevida. Os autores que enviam um artigo devem declarar quaisquer conflitos de interesse em potencial que possam interferir na objetividade ou integridade de uma publicação, informando se a instituição dos autores em qualquer momento recebeu pagamento ou prestação de serviço de terceiros de qualquer espécie para o trabalho submetido (incluindo, mas não somente, fundos, comitê de monitoramento de dados, tipo de estudo, preparação do manuscrito, análise estatística, apoio financeiro para viajar a reuniões pertinentes ao estudo ou outros motivos, taxa de consultoria ou honorários, pagamento para escrita ou revisão do manuscrito, etc.).

Conflitos de interesse são situações que podem exercer influência indevida na apresentação, revisão ou publicação de um trabalho. Podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Os autores devem incluir como arquivo suplementar ao manuscrito, declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores. Se aceito, esta informação será publicada na versão final do artigo. Também esperamos que qualquer pessoa que suspeite de um conflito de interesse não revelado em relação a um trabalho publicado na RBCP, nos informem, enviando um e-mail para rbcp@cirurgiaplastica.org.br

 

 

Registros de Ensaios Clínicos

 

Política para registro de ensaios clínicos

A Revista Brasileira de Cirurgia Plástica apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, ensaios clínicos só são aceitáveis se devidamente registrados antes do início da coleta de dados no www.clinicaltrials.gov ou no site do PubMed. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Dentro desse contexto, a RBCP adota a definição de ensaio clínico preconizada pela OMS, que pode ser assim resumida: "qualquer pesquisa que prospectivamente designe seres humanos para uma ou mais intervenções visando avaliar seus efeitos em desfechos relacionados à saúde. As intervenções incluem drogas, células e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos, radiológicos, dispositivos, terapias comportamentais, mudanças de processos de cuidados, cuidados preventivos, etc".

 

 

Plágio e Má conduta Editorial

 

Plágio e Duplicidade

Plágio

Plágio é definido como "usar as ideias, palavras, dados ou outro material produzido por outra pessoa sem reconhecimento".

O plágio pode ocorrer em relação a todos os tipos de fontes e meios de comunicação, incluindo:

• texto, ilustrações, citações musicais, derivações matemáticas estendidas, código de computador, etc.;

• material baixado de sites ou retirado de manuscritos ou outras mídias;

• material publicado e não publicado, incluindo palestras, apresentações e literatura cinzenta.

Não toleramos plágio em nenhuma de nossas publicações e nos reservamos o direito de verificar todos os envios por meio de Verificação de similaridade Check/iThenticate para garantir a originalidade. Submissões contendo suspeita de plágio, no todo ou em parte, serão rejeitadas. Se o plágio for descoberto após a publicação, adotaremos a retratação de acordo com as Diretrizes de Retratação do COPE. Esperamos que nossos leitores, revisores e editores levantem quaisquer suspeitas de plágio enviando um e-mail para rbcp@cirurgiaplastica.org.br.

Publicação duplicada e redundante

A publicação duplicada ou redundante, ou "autoplágio", ocorre quando uma obra, ou partes substanciais de uma obra, é publicada mais de uma vez pelo (s) autor (es) da obra sem referência cruzada adequada ou justificativa para a sobreposição. Pode ser no mesmo idioma ou em um idioma diferente.

Não oferecemos suporte a sobreposições substanciais entre as publicações, a menos que:

  • considera-se que, editorialmente, isso fortalecerá o discurso acadêmico;
  • tenha uma aprovação clara da publicação original;
  • inclua a citação da fonte original.

Orientamos que nossos leitores, revisores e editores que levantem quaisquer suspeitas de publicação duplicada ou redundante enviando um e-mail para rbcp@cirurgiaplastica.org.br.

Quando os autores submetem os seus estudos na RBCP, esses manuscritos não devem ser considerados, aceitos para publicação ou no prelo em um periódico diferente, livro ou entidade semelhante.

 

 

Preparando o manuscrito Política de avaliação de Manuscritos

 

Previamente à publicação, todos os artigos enviados à Revista Brasileira de Cirurgia Plástica passam por processo de revisão e arbitragem, como forma de garantir seu padrão de qualidade e a isenção na seleção dos trabalhos a serem publicados. Inicialmente, o artigo é avaliado pela assessoria editorial afim de verificar a adequação às normas de publicação. Todos os estudos submetidos são avaliados por pares (peer review). A aceitação de um artigo é baseada na originalidade, significância e contribuição científica. Os revisores se utilizam de um formulário eletrônico onde a apreciação rigorosa de todos os itens que compõe o estudo é realizada. Ao final, formulam uma conclusão sobre o trabalho e informam se o estudo deve ser aceito, submetido a correções ou recusado. De posse desses dados, o editor toma a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os avaliadores, pode ser solicitada uma nova opinião para melhor julgamento. Quando são sugeridas modificações pelos revisores, as mesmas são encaminhadas ao autor principal. Nova versão do estudo deve ser resubmetida pelos autores e, então, encaminhamos novamente aos revisores para verificar se as sugestões/exigências foram atendidas ou justificadas. O envio de um estudo pode ou não ser reenviado ao revisor original, ficando a critério do Editor. Em casos excepcionais, quando o assunto do manuscrito assim o exigir, o Editor poderá solicitar a colaboração de um profissional que não conste na relação do Corpo Editorial para fazer a avaliação (revisores ad hoc). Todo esse processo é realizado por meio do sistema de submissão eletrônica. O sistema de avaliação é o duplo cego, garantindo o anonimato em todo processo de avaliação. As datas do recebimento e da aprovação do artigo para publicação são informadas no artigo publicado com o intuito de respeitar os interesses de prioridade dos autores. A RBCP sugere aos seus revisores que sigam as diretrizes propostas pelo COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers, disponível em: https://publicationethics.org/files/cope-ethical-guidelines-peer-reviewers-v2_0.pdf

 

 

Check list de Submissão

 

CHECKLISTS

Recomenda-se aos autores que, previamente à submissão de seu manuscrito, utilizem o checklist correspondente à categoria de artigo:

 

 

 


 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br