Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 16/10/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Pesquisa Operacional começou a ser publicada em 1981. Ela é uma publicação da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), completando um volume a cada ano.

Pesquisa Operacional tem como objetivo principal publicar artigos produzidos pela comunidade científica de Pesquisa Operacional (PO) com o intuito de promover a sua integração e a disseminação do conhecimento científico gerado dentro da mesma.

A abreviatura de seu título é Pesq. Oper., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

Os artigos publicados em Pesquisa Operacional são indexados por:

  • Cabell’s directories
  • IAOR (International Abstracts in Operations Research)
  • SCOPUS
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento do:

Programa de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).

 

 


Corpo Editorial

 

Editor-chefe

   

Editores associados

   

 

Corpo editorial

   

 


Instruções aos autores

 

Política editorial

 

Pesquisa Operacional tem como objetivo publicar artigos produzidos pela comunidade científica de Pesquisa Operacional (PO) com o intuito de promover a sua integração e a disseminação do conhecimento científico gerado dentro da mesma.

Pesquisa Operacional publica trabalhos teóricos e aplicados de qualquer subárea da PO, assim como revisões bibliográficas sobre tópicos de interesse e trabalhos sobre a história ou metodologia da PO. Os trabalhos submetidos devem ser escritos em inglês, devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação (ou publicados) por outras revistas, nem devem estar em processo de avaliação para publicação em outro meio. Além da originalidade e relevância, serão levados em conta a qualidade da apresentação (clareza, estilo e organização do texto) e a adequação do texto aos interesses do público leitor do periódico. Os artigos submetidos serão julgados por pelo menos dois revisores usando um sistema de avaliação cega, e a decisão final será comunicada ao autor principal pelo Editor-Chefe.

A submissão de um artigo implica que a sua publicação foi aprovada por todos os co-autores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição em que o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação contida neste periódico seja verdadeira e acurada na data de sua impressão, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros ou omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

 

 

Código de Ética

 

Submissão

- Plágio. Os autores garantem, ao submeterem seu artigo, que este não viola direitos autorais ou quaisquer outros direitos de terceiros. Devem declarar que os artigos submetidos são da sua autoria e que qualquer material de terceiros que possam estar utilizando é legitimamente referenciado e autorizado. Devem listar e citar adequadamente, de acordo com as Instruções para Autores, as obras que serviram de base para o desenvolvimento de sua pesquisa. Devem declarar que os artigos submetidos para avaliação e seu conteúdo essencial são inéditos e não estão em processo de avaliação por outra revista. A revista Pesquisa Operacional aplica um detector de plágio para verificar a originalidade dos manuscritos submetidos.

- Disponibilidade de dados. Os autores assumem total responsabilidade pelo conteúdo dos artigos. Devem garantir que todos os resultados apresentados no artigo são autênticos. Devem informar se todos os dados investigados ou utilizados são fornecidos no artigo e, caso não sejam, onde podem ser encontrados.

- Autoria. Todos os autores incluídos no artigo devem ter contribuído significativamente para a elaboração do trabalho, e não devem ser incluídos autores após a aceitação do artigo. Todos os autores devem fornecer, quando necessário, correções ou retratações de erros cometidos.

- Financiamento. Os autores devem fornecer, no final do artigo, informações sobre as fontes de financiamento da investigação.

Revisão

- Padrões editoriais. Os editores de Pesquisa Operacional comprometem-se a zelar pela qualidade do material publicado, defendendo a liberdade de expressão e evitando que interesses comerciais comprometam os padrões científicos. 

- Escolha dos revisores. Os editores procurarão revisores que não pertençam à mesma instituição que os autores do artigo. Os editores devem preservar o anonimato dos revisores.

- Conflitos de interesse. Os editores e os revisores devem declarar potenciais conflitos de interesse (pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos).

- Confidencialidade. Os editores e os revisores não podem utilizar ou apropriar-se de qualquer conhecimento adquirido ou resultado obtido durante o processo de avaliação dos artigos. Não devem revelar quaisquer pormenores da revisão de um manuscrito durante ou após o processo de avaliação.

- Correções. Os editores devem publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas quando necessário. Se, após uma investigação adequada, for provada a existência de um artigo fraudulento, deve ser feita retratação. A retratação deve ser claramente identificável pelos leitores e pelos sistemas de indexação

 

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Os autores que desejem submeter seus artigos para publicação na Pesquisa Operacional deverão fazê-lo por meio do sistema de submissão eletrônica do SciELO. O artigo deve ser acompanhado de um ofício de submissão do(s) autor(s). Neste ofício devem constar dados que facilitem o contato com o autor para correspondências: endereço completo, números do telefone e do fax e endereço eletrônico (e-mail). As normas especificadas abaixo deverão ser observadas com rigor. A falta de padronização poderá causar atrasos consideráveis na publicação de artigos submetidos fora das especificações.

Conteúdo, Organização do Texto e Formato

O artigo deverá ser digitado em LaTeX ou Word for Windows (letra Times New Roman, espaçamento simples). A especificação para as margens é: superior: 33 mm, inferior: 25 mm, esquerda e direita: 29 mm, cabeçalho: 21 mm, rodapé: nenhum, medianização ("gutter"): 3 mm, margens em espelho. Caso sejam feitas referências no texto, elas devem ser feitas a seções e não a números de páginas. As especificações para o tamanho e aspecto de letra são as seguintes: título: 12, negrito, maiúscula; autor(es): 12, negrito, maiúscula e minúscula; instituição de origem: 11, comum, maiúscula e minúscula; títulos de resumos e palavras-chave: 11, negrito, maiúscula e minúscula; textos de resumo: 10, normal; texto do artigo: 11, negrito (títulos); 11, normal (texto).

Pesquisa Operacional disponibiliza aos autores um template LaTeX para preparar seus artigos, que pode ser baixado no link: http://www.sobrapo.org.br/documentos/template-PO.tex

A primeira página deve receber apenas o título do trabalho, dados sobre autores, resumos e palavras-chave. Após o título, abrir 2 espaços simples e incluir o nome de cada autor, sem títulos nem cargos, à direita; na linha seguinte, o de sua instituição, também à direita. Em seguida, dois espaços simples e o resumo. Cada resumo não deve ultrapassar em hipótese alguma 150 palavras, que é o limite para publicação nos IAOR da IFORS. O resumo deve ser seguido por três palavras-chave.

O trabalho deve começar por uma introdução. Não são permitidas notas de rodapé. Notas de agradecimento e de crédito a financiadoras não poderão ser superiores a 5 linhas e deverão ser incluídas após o texto principal, antes das referências bibliográficas.

Objetos gráficos devem ser incorporados ao texto pelo editor utilizado. Objetos compostos com diversos elementos devem estar agrupados. Não haverá impressão a cores.

Expressões matemáticas devem ser numeradas consecutivamente.

As referências bibliográficas devem ser ordenadas em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor. A citação no texto deve conter sobrenomes e o ano de publicação da referência, abreviados ou não. Exemplos: [MPL03], ou Maculan, Plateau & Lisser (2003), ou Maculan et al. (2003). Os seguintes modelos devem ser seguidos para capítulos contribuídos em livros editados, livros, artigos publicados em periódicos e relatórios internos e teses, respectivamente:

[1] Bechara JJB & Galvão RD. 1987. The use of interactive computing for vehicle routeing. In: Recent Advances in System Modelling and Optimization [edited by L. Contesse, R. Correa and A. Weintraub], Springer Verlag, 22–32.

[2] Kleinrock L. 1975. Queueing Systems. Vol. 1: Theory. New York: John Wiley & Sons, Inc.

[3] Maculan N, Plateau G & Lisser A. 2003. Integer linear models with a polynomial number of variables and constraints for some classical combinatorial optimization problems. Pesquisa Operacional, 23(1):161-168.

[4] Yanasse HH. 1997. An exact algorithm for the tree case of the minimization of open orders problem. Technical Report LAC-001/97, INPE, São José dos Campos, SP, Brazil.

 
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional Rua Mayrink Veiga, 32 - sala 601 - Centro, 20090-050 Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2263-0499, Fax: +55 21 2263-0501 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sobrapo@sobrapo.org.br