Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 25/05/2023)

Sobre o periódico

 

 

Informações básicas

 

OBJETIVO:

MERCATOR trata-se de espaço privilegiado de divulgação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas densas (de mestrado, doutorado e similares) a tratarem de questões proeminentes para a sociedade acadêmica, ciências naturais e sociais.

ÁREAS DE INTERESSE:

MERCATOR busca contribuir na divulgação de reflexões sobre temas atuais e relacionados à área de geografia, tais como: questão ambiental, modernização do campo, uso e conservação dos recursos naturais, questão urbana e processos de metropolização, dinâmica da natureza, movimentos sociais no campo e na cidade, turismo e transformação do litoral, problemática regional, geoprocessamento, globalização e desenvolvimento.

HISTÓRICO:

MERCATOR, Revista de Geografia da Universidade Federal do Ceará e associada à Pós-Graduação em Geografia, visa fortalecer canal de veiculação científico na Geografia Brasileira. Atualmente ocupa papel de destaque na área da geografia, se tratando da única revista do Nordeste com avaliação A1 no QUALIS-PERIÓDICOS 2013 (CAPES).

Criada em 2002, em versão impressa e com periodicidade semestral, no ano de 2008 se consolida como periódico eletrônico, adotando base disponibilizada pelo IBICT (SEER/OJS)  e no sentido de ampliar acesso a seu público e facilitar procedimentos de encaminhamento e análise dos papers submetidos. Em 2009, com o aumento do número de submissões à revista, a periodicidade é alterada para quadrimestral, reforçando ainda mais papel de veiculação do conhecimento na área de geografia.

O acesso eletrônico amplia seu raio de ação, possibilitando acesso gratuito à produção científica veiculada, tanto os números antigos (versão impressa da revista disponibilizada em PDF) como recentes em versão exclusivamente eletrônica.

Que MERCATOR, agora em formato eletrônico, continue instigando reflexões e análises, como evoca seu nome, homenagem ao grande geógrafo reformulador da Geografia no século XVI.

PERIODICIDADE: Publicação contínua, um volume por ano.

O título abreviado do periódico é MERCATOR (Fortaleza), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Sistema de Información Científica - REDALYC
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revista Científicas Científica de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
 

 

Propriedade intelectual

 
  • MERCATOR adota a Licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY) que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP. Os autores mantêm os direitos autorais e sedem à MERCATOR o direito de primeira publicação.
 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor

   

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

   

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e Política

 

Escopo

A MERCATOR busca contribuir para a divulgação de reflexões sobre questões atuais relacionadas à geografia, tais como: questões ambientais, modernização no campo, uso e conservação dos recursos naturais, questões urbanas e os processos de metropolização, dinâmicas naturais, movimentos sociais no campo e na cidade, turismo e transformação costeira, problemas regionais, geoprocessamento, globalização e desenvolvimento.

Processo de Avaliação

O Processo de Avaliação por Pares e às cegas é o implementado na MERCATOR. Para assegurar a integridade da avaliação por pares às cegas, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados possíveis para não revelar suas identidades no processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  • Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Nos termos do método em foco, cada artigo apresentado à revista para publicação, será avaliado no mínimo por dois conselheiros científicos, ou se a temática impuser com participação de consultores ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações.

No caso de pareceres conflitantes, o encaminhará a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.

Os avaliadores citados basearão sua análise em formulário disponibilizado na plataforma e a tratar dos termos indicados abaixo:

I. O título do artigo é adequado e representa o menor resumo de seu conteúdo?

II. Os resumos adequados, descrevem o objetivo, indicam referencial teórico, métodos utilizados, principais resultados e conclusões?

III. Avaliação do conteúdo:

  • Relevância do artigo para o campo científico.
  • Originalidade do artigo;
  • Propriedade e qualidade da metodologia utilizada;
  • Representação, consistência e articulação teórica e metodologia na análise dos dados;
  • Fundamento e coerência das conclusões.
  • Qualidade da redação e organização do texto;
  • Rigor científico e obediência às normas da ABNT;
  • Pertinência, qualidade e nitidez das figuras e tabelas.

Após avaliação nos termos supramencionados o manuscrito recebera, pautado nas avaliações, as seguintes recomendações: aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação, enviar para outra revista ou rejeitar.

O editor informara cada um dos autores sobre a situação do manuscrito e, em caso de aceite e atendimento das solicitações feitas pelos avaliadores e a editoria, dará início ao processo de editoração do trabalho e com vistas à publicá-lo na plataforma.

Neste interim torna-se imprescindível o envolvimento do autor no atendimento das demandas relacionadas à formatação do artigo, com maior ênfase a relacionada à qualidade gráfica do material relacionado aos documentos complementares (figuras, tabelas e gráficos).

No sentido de aprimorar a qualidade dos elementos gráficos e nitidez das figuras, nosso responsável pelo layout da revista avaliará minunciosamente os documentos, podendo sugerir alterações, complementações, reformatações, bem como exclusão do material não adequado às exigências da MERCATOR. Em caso de não atendimento das demandas justificar-se-á o arquivamento da submissão em nossa plataforma.

Política de Repositórios e Distribuição

Autores estão autorizados a assinar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seus trabalhos online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, pois isso pode gerar mudanças produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (ver The Effect of Free Access).

Política de Arquivamento

O Open Journal Systems suporta o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir um arquivo seguro e permanente para o periódico. O LOCKSS é um software de código aberto desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford que permite que as bibliotecas preservem periódicos da web selecionados pesquisando regularmente sites de periódicos registrados em busca de conteúdo recém-publicado e arquivando-o. Cada arquivo é validado continuamente em relação aos caches de outras bibliotecas e, se o conteúdo for corrompido ou perdido, os outros caches ou o diário serão usados para restaurá-lo.

Adoção de Palavras-chave

Para garantir o posicionamento ideal do artigo submetido e facilitar a pesquisa com as novas ferramentas, atenção especial deve ser dada ao indicar as palavras-chave no tópico 3.4 (Indexação de submissão), com uma seleção que seja representativa do conteúdo do trabalho.

Nota sobre Copyright

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à MERCATOR o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  • Autores estão autorizados a assinar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicação em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, pois isso pode gerar mudanças produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação de o trabalho publicado (ver The Effect of Free Access).
  • Os autores são responsáveis ​​pelo conteúdo do manuscrito publicado na revista.

Tempo Médio Entre Submissão e Publicação

12 weeks

Taxas de Publicação

A MERCATOR não cobra pelo processamento da submissão, nem pelos processos de revisão, publicação, distribuição ou download.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

A Revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

a) Artigos Técnico-Científicos: textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas no mínimo no nível de mestrado.

b) Traduções de trabalhos relevantes à ciência geográfica.

A critério da Comissão Editorial, poderão ser publicados artigos relevantes e obras clássicas de divulgação nacional e internacional, de acordo com as regras relativas a direito autoral.

 

PRE-CONDIÇÕES À SUBMISSÃO DE PAPERS

Os trabalhos submetidos à MERCATOR devem ser, impreterivelmente, inéditos e originais.

O conteúdo expresso é de inteira responsabilidade do autor, se furtando a revista de quaisquer responsabilidades.

Não é admitida submissão concomitante do trabalho em outros veículos de publicação.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

O original deverá conter título do artigo (em português e inglês), nome completo do autor, titulação, instituição a que está vinculado, endereço para correspondência, telefone e fax de contato e e-mail.

Serão aceitos manuscritos nas línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Título do artigo: o título, em português e inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, contendo as palavras chave que representam o conteúdo do artigo.

Resumo: deve ser incluído um resumo informativo de aproximadamente 200 palavras, em português, acompanhado de sua tradução para o inglês, espanhol ou francês, redigido conforme as normas da NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Palavras-chave: devem ser incluídas de 3 até 5 palavras-chave escolhidas por sua representatividade do conteúdo do manuscrito. Recomenda-se a utilização de descritores pertencentes à bases pertinentes ao conteúdo.

Agradecimento: agradecimento por auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deve ser mencionado no final do artigo.

Notas: nota referente ao corpo do artigo deve ser indicada com um número alto, imediatamente depois da frase a que diz respeito. Deverá vir no final do texto.

Declaração de contribuição: devem ser listados após as notas, os papéis de cada um dos autores do manuscrito de acordo com a Taxonomia CRediT.

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos, desde que no formato jpg, em versão colorida e com resolução mínima de 300 dpi's. Deverão ser assinalados no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Sua inclusão na plataforma deve ser realizada em arquivos individuais, guardando as especificações supramencionadas.

Tabelas e Quadros: as tabelas e os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, obedecendo às normas de apresentação tabular, da Fundação IBGE em vigor. Devem também ter numeração seqüencial própria para cada tipo e suas localizações devem ser assinaladas no texto, com a indicação do número de ordem respectivo.

 

DA NORMALIZAÇÃO DOS ARTIGOS

Os artigos deverão ser submetidos a normalização da ABNT, a saber: NBR-10520 (informação e documentação - citações em documentos - apresentação) e NBR-6023 (informação e documentação - referências - elaboração) de agosto de 2002.

 

NBR-10520

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implicita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982)." Apesar das aparências, a descontrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p.293).

Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de forma abreviada. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultadas é opcional.

Exemplos:

A produção de lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, v.3, p.583).Oliveira e Leonardos (1943, p.146) dizem que a "[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara." Meyer parte de uma passagem da crônica de " 14 de maio", de A Semana: "Houve sol, e grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou [...]" (ASSIS, 1994, v.3, p.583).

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Exemplos:

Barbour (1971, p.35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]." "Não se mova, faça de conta que está morta." (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72). Segundo Sá (1995, p.27): "[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]"

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

Exemplos:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

 

SISTEMA DE CHAMADA

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: [...] autor-data.

Quando o(s) nome(s) do(s) autore(s), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parêntese, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Exemplos:

Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.Segundo Morais (1955, p.32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

Exemplos:

De acordo com Reeside (1927a) (REESIDE, 1927b).

As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.

Exemplos:

Ela polariza e encaminha, sob forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 19997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997) Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

 

NBR 6023

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO/ GENERAL PRESENTATION RULES

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto [...] em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo [...].

O recurso tipográfico negrito utilizado para destacar o elemento título.

 

MODELOS DE REFERÊNCIA

Livro:

GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1988. 137p.

Capítulo de Livro:

ROMANO, Giovanni. Imagens da Juventude na era moderna.In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.) História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Folheto:

IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993. 41p.

Dicionário:

HOUAISS, Antônio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster´s: inglês/português, português/inglês. Co-editor Ismal Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.

Guia:

BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. 319p.

Manual:

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de Impacto Ambiental - EIA, Relatório de Impacto Ambiental - RIMA: manula de orientação. São Paulo, 1989. 48p.

Catálogo:

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração - S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997, 16p.

Almanaque:

TORELLY, M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991.

Periódico:

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v.24, n. 2, primavera 1988.

COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n.12, p.131-148, 1988.

Tese ou dissertação:

ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Contribuição inédita e original, resultante de pesquisas densas de mestrado, doutorado e similares;
  • Manuscrito formatado sem identificação de autoria (garantia à avaliação cega), e inclusão de figuras, tabelas e gráficos (simplesmente informando sua localização com legenda);
  • Materiais gráficos (figuras,tabelas e gráficos) submetidos na plataforma como arquivos individuais, em formato jpg e com resolução mínima de 300 dpi's. Encaminhamento fora deste padrão implicará em não publicação do trabalho;
  • Manuscrito não submetido em outro veículo de publicação;
  • Manuscrito a seguir diretrizes constantes no tópico "DIRETRIZES PARA OS AUTORES, na seção "SOBRE" da MERCATOR;
  • Título do manuscrito em INGLÊS, bem como resumo escrito em três línguas, dentre o Português e Inglês, obrigatórias, e o francês ou espanhol;
  • Endereços incluídos no texto ativos (ex: http://www.ufc.br).
 

 

POLÍTICA DE OBEDIÊNCIA E PROMOÇÃO DA ÉTICA NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

A MERCATOR segue as recomendações apontadas nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), e princípios descritos no Core practice. Intenta-se, nestes termos, impedir adoção de Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados resultantes de violações de ética.

As citadas más condutas científicas geram trabalhos resultantes da apresentação de dados falsos, manipulação de dados, procedimentos e resultados, bem como da apropriação indevida de ideias de terceiros sem a creditação merecida.

No sentido de implementar ação a inibir tais condutas indica-se:

1. Consulta e seguimento do explicitado pelo COPE;

2. Procedimentos a adotar para garantir adequação aos critérios, especificamente a utilização de softwares e/ou mecanismos de detecção de plágio. O resultado da varredura em questão referenda os editores e conselho editorial na tomada de decisão quanto ao encaminhamento à revisão por pares e, consequentemente, deslanche ou não do processo de avaliação da submissão. Destaca-se ser a aprovação final do artigo de competência dos editores e do conselho editorial, podendo a negativa ser dada tanto antes da publicação como após, sendo o artigo retratado ou removido, após colocação de nota a informar o ocorrido.

O seguimento da presente política pela MERCATOR prima pela ética e integridade na prática científica, alicerçada, de um lado, na impessoalidade, transparência e confidencialidade e, de outro lado, na preservação do direito dos autores, avaliadores e instituições envolvidas no processo de editoração da revista.

Questões sobre quebra de ética ou existência de más-práticas em trabalhos publicados pela MERCATOR devem ser encaminhadas para nossa equipe editorial em mercator@ufc.br. Após pesquisa e deliberação, um de nossos editores relatará nossas descobertas e plano de ação, se for realmente necessário.

Em hipótese alguma a equipe editorial da MERCATOR incitará ou acatará infrações de ética, conforme informado acima. Medidas rigorosas são tomadas pelos editores durante o processo editorial para identificar possíveis violações, incluindo, entre outras: plágio, manipulação de citações e fabricação de dados de pesquisa.
 

Combate ao Plágio

Como política de fortalecimento da ética editorial e de combate ao plágio, a MERCATOR realiza verificação de similaridade de conteúdo dos manuscritos a ela submetidos, por meio do software de antiplágio, CopySpider. Essa verificação é feita tanto durante a submissão inicial quanto durante a revisão de novas versões. Antes de qualquer decisão ser finalizada, os autores serão consultados e feitos cientes da situação.

Retirada, Remoção e Correção de Trabalhos

As submissões podem ser retiradas, removidas ou corrigidas quando julgar necessário pela Equipe Editorial. Pequenas modificações, como a correção de erros ortográficos ou gramaticais, não serão notificadas, enquanto as principais correções serão marcadas na página de envios. Submissões retiradas não serão ocultadas, mas terão um aviso em sua página informando os leitores sobre as retiradas. Os envios removidos não estarão mais disponíveis após a remoção.

Conflito de interesses

Os autores devem divulgar todo e qualquer conflito de interesse que tenha surgido durante o desenvolvimento da submissão ou que possam surgir durante a publicação. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores.

Políticas de Ciência Aberta

Com o objetivo de se adequar aos valores da ciência aberta, a MERCATOR apresenta publicamente o nome dos editores responsáveis por cada manuscrito publicado, em cada um de seus formatos de distribuição.

Servidores de Preprint

Manuscritos podem ser submetidos a servidores de preprint antes ou em paralelo à submissão à MERCATOR. Tais manuscritos devem apresentar localização com link. Tais manuscritos passaram por uma avaliação cega, onde os pareceristas tomam conhecimento da identidade dos autores.

Os servidores de preprint aceitos pela MERCATOR são: SciELO Preprints, OSFPreprints e Advance.

 

 

Universidade Federal do Ceará UFC - Campi do Pici, Bloco 911, 60440-900 Fortaleza, Ceará, Brasil, Tel.: (55 85) 3366 9855, Fax: (55 85) 3366 9864 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: edantas@ufc.br