Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 13/07/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

O Journal of Physical Education tem por objetivos publicar artigos que representem contribuição significativa para o conhecimento das Ciências da Saúde/Humanas - Educação Física, os quais deverão ter caráter científico e buscar abordar em profundidade temas e tendências no âmbito da área. Tem como público alvo, os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em atuação nas instituições de nível superior, centros de pesquisas e empresas, nacionais e internacionais. Caracteriza-se por apresentar uma política severa na avaliação dos trabalhos submetidos à publicação, respeitando os critérios éticos da pesquisa.

O Journal of Physical Education tem periodicidade continuada sendo os artigos publicados em português e/ou inglês.

O título abreviado do periódico é J. Phys. Educ. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS
  • Direct of Open Access Journal - DOAJ
  • Scientific Eletronic Library Online – SciELO
  • Elsevier – SCOPUS
  • Sistema Regional de Información para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espna y Portugal - LATINDEX
 

 

Propriedade intelectual

 
  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

Programa de Apoio a Publicações Científicas do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores

   

 

Editores de seção

   

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

O “Journal of Physical Education” é um periódico de publicação continuada que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação Física. Está aberta aos professores de educação física e aos profissionais de áreas afins que desejam veicular as suas produções nas seguintes seções: artigo original; artigo de revisão e artigo de opinião.

Política Editorial

  • Publicar artigos que representem contribuição significativa para o conhecimento das Ciências da Saúde/Humanas - Educação Física, os quais deverão ter caráter científico e buscar abordar em profundidade temas e tendências no âmbito da área;
  • Ter como público alvo, os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em atuação nas instituições de nível superior, centros de pesquisas e empresas, nacionais e internacionais.
  • Apresentar uma política severa na avaliação dos trabalhos submetidos à publicação, sendo cada manuscrito avaliado por dois revisores, criteriosamente selecionados na comunidade científica. A decisão de aceite para publicação pauta-se na recomendação do corpo de editores e revisores ad hoc.
  • Respeitar os critérios éticos da pesquisa, devendo ser explicitado na seção Materiais e Métodos, conduzidos e aprovados pelas comissões de ética em pesquisa em seres humanos;
  • Manter elevada conduta ética em relação à publicação e seus colaboradores;
  • Manter rigor com a qualidade dos artigos científicos a serem publicados.

Taxa de publicação

Desde fevereiro de 2022 as taxas de publicação (APCs) para propostas aprovadas no Journal of Physical Education são:

1 - Dos artigos submetidos por autores de instituições brasileiras, será cobrado R$ 800,00 (oitocentos reais);

2- Dos artigos submetidos radicados em outros países, será cobrado US$ 150,00 (centro e cinquenta dólares)

O autor deverá fazer contato com um tradutor credenciado pela revista ou de sua preferência desde que este assine um certificado de tradução que deverá ser enviado para a revista. O valor da tradução e forma de pagamento da tradução será feita entre o autor e o tradutor.

O autor deverá fazer contato com um tradutor credenciado pela revista ou de sua preferência desde que este assine um certificado de tradução que deverá ser enviado para a revista. O valor da tradução e forma de pagamento da tradução será feita entre o autor e o tradutor.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

  • artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  • na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  • todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
  • a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a) O editor avaliará os manuscritos aceitos para publicação com o sistema CrossCheck. Será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b) Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será publicado.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Seções de Artigos Publicados

São aceitos artigos nas seguintes categorias: Artigos Originais; Artigos de Revisão e Artigos de Opinião desde que se enquadrem no escopo da Journal of Physical Education (J. Phys. Educ).

Artigos Originais: esta seção destina-se a divulgar pesquisas com preenchimento de uma lacuna do conhecimento não abordada anteriormente e que apresente resultados relevantes, desde que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: Resumo, Abstract, Introdução, Procedimentos metodológicos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências bibliográficas.

Informações adicionais:

  • Devem ter até 6.000 palavras na sua totalidade.
  • As tabelas, figuras e quadros, limitadas a 6 no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
  • Resumo e abstract devem ter até 250 palavras.
  • As referências bibliográficas que devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas e no conjunto, não podem ultrapassar a 03 do total de referência.
  • Limita-se a oito o número máximo de autores. A partir de seis autores deve-se enviar um documento suplementar ao editor justificando a participação de cada autor no estudo.

Artigos de Revisão: destinados à revisão crítica e sistematizada da literatura, devem conter: Resumo, Abstract, Introdução (incluir procedimentos metodológicos adotados, delimitação e limitação do tema), Desenvolvimento, Considerações finais e Referências bibliográficas.

Informações adicionais:

  • As tabelas e figuras, limitadas a 5 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
  • Resumo e abstract devem ter até 250 palavras.
  • Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas, mas se forem utilizadas, no conjunto, não podem ultrapassar a 03 do total de referências.
  • Limita-se a quatro o número máximo de autores das revisões críticas. As revisões sistemáticas serão avaliadas a partir de sua totalidade argumentativa.

Artigos de Opinião: destinados a expressar opinião (pontos de vista) sobre assuntos relevantes para a área, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da Educação Física, Esportes e áreas afins. Deve conter: Resumo, Abstract, Introdução, Tópicos de discussão, Considerações finais e Referências bibliográficas. Este tipo de artigo pode ser publicado a convite do editor, por iniciativa do autor em contato prévio com o editor. Normalmente é um artigo elaborado por pesquisador ou grupo de pesquisadores de comprovado saber na área.

Informações adicionais:

  • Devem ter até 5.000 palavras, excluindo o resumo e o abstract.
  • As tabelas e figuras, limitadas a 05 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.
  • Resumo e abstract devem ter até 250 palavras. 
  • Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 30, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas e no conjunto, mas se forem utilizadas, não podem ultrapassar a 15% do total de referências.
  • Limita-se a três o número máximo de autores.

Formato de Apresentação dos Artigos

Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens de 2,0 cm, espaçamento simples entre as linhas, fonte Times New Roman 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página.

Tabelas, Figuras e Quadros

As tabelas devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas em 8 cm ou 17 cm de largura. O título das figuras deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos, devendo seguir a padronização abaixo. Devem ser nominadas da seguinte forma, Tabela 1. ou Figura 2, ou seja primeira letra maiúscula em negrito e após o número colocar um ponto.  Segue exemplo:

Tabela 1. Nível  socioeconômico de crianças e adolescentes praticantes de esporte.
As figuras devem ser enviadas nos formatos: power point, excel ou word - evitando o envio de ilustrações e gráficos no formato jpg, gif, png, etc. Se não for possível, enviar as ilustrações e gráficos no formato PDF e EPS. As figuras devem ter resolução não inferior a 300 DPI.

Estruturação do artigo

O texto deve respeitar o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da Revista (Tabela, padrões, limites de texto, contidas nas instruções aos autores). O título do artigo deve ser conciso e informativo, evitando termos supérfluos e abreviaturas. Recomenda-se começar pelo termo mais representativo do trabalho, evitando a indicação do local e da cidade onde o estudo foi realizado.

Primeira Página da submissão

1) Categoria do artigo em fonte Arial tamanho 12;
2) Título em Português e Inglês em fonte Arial de caixa alta e em negrito;
3) Título resumido (para ser usado nas demais páginas);
4) Nome completo dos autores, uma única afiliação institucional com número indicativo sobrescrito, indicando a instituição. Cidade-estado, país. Deve ser evitado mencionar o grupo de estudos, se é bolsista e demais denominações, segue exemplo: José Luiz Lopes Vieira1, 1Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR, Brasil.

Resumo e abstract: Escrito em fonte Times new Roman, tamanho 9. Os resumos, em português e em inglês, para artigos originais devem ser estruturados descritivamente contendo breve introdução, objetivo, métodos, resultados, e conclusões. Para os artigos de revisão/atualização, o resumo também é descritivo. Citações bibliográficas devem ser evitadas. As palavras-chave (3 a 5) devem ser indicadas logo abaixo do resumo e do abstract, extraídas do vocabulário, "Descritores em Ciências da Saúde".

Introdução (inicia na primeira página e continuada a partir da segunda página)

A introdução deve identificar os pontos chaves de endereçamento do estudo, colocar o estado da arte do tema e as referencias mais importantes da temática. A introdução de identificar claramente a relevância e a lacuna do problema a ser abordado  na literatura que constitui a base fundamental do estudo. O texto da introdução e demais tópicos deve obedecer ao estilo Vancouver de escrita científica (ver especificações ao final).

Sugere-se que a introdução esteja limitada até dez (10) parágrafos.

Método

Os autores devem proporcionar suficientes detalhes que permitam a replicação do estudo. O método deve incluir, de acordo com o tipo do estudo, a descrição de:

  • Os participantes (sujeitos e amostra) e os materiais;
  • As variáveis do estudo com as definições operacionais;
  • O método de coleta dos dados;
  • O design usado no estudo;
  • Os procedimentos quantitativos ou qualitativos usados na condução do estudo.

Resultados

Os autores devem apresentar os dados em Tabelas, gráficos, quadros ou figuras.

Discussão

Os  autores devem interpretar os resultados e apresentar as conclusões que claramente suportam os dados. Os autores devem enfatizar a relevância dos achados, citar as direções para futuras pesquisas, implicações práticas do estudo e identificar as limitações do estudo.

Conclusões

Estritamente baseadas nos objetivos, hipóteses e questão problema formuladas na introdução.

Referências bibliográficas:

As referências bibliográficas devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, segundo o estilo Vancouver. Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Índex Médicos. Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobrescritas (Ex.: Estudos2,8,26 indicam...). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Ex.:5-8). Caso ocorra citação direta o número da página deve ser transcrito após a indicação do número da referência antecedido por dois pontos (Ex.: Estudos26:45 “indicam...”. O(s) autor(es) citado(s) podem também fazer parte da frase. (Ex.: Documentos escritos por um autor: Segundo Oliveira1 ... Documentos escritos por dois autores: Segundo Oliveira e Matos1 ... Documentos escritos por mais de três autores: Segundo Oliveira et al.1 ... As citações de livros, resumos e home page, devem ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 20% do total das referências.

Seguem exemplos de referências:

Artigos de Revista

Formato:
Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado. Data de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo.

Artigos de Revista (até seis autores)

Exemplo:
Hino AA, Rodriguez-Añez CR, Reis RS. Validação do Sofit para avaliação da atividade física em aulas de Educação Física em escolares do ensino médio. Rev Educ Fís UEM 2010;21(2):271-278.

Artigos de Revista (mais de seis autores)

Citar os primeiros seis autores, seguido da expressão “et al.”.

Exemplo:
DiFiori JP, Benjamin HJ, Brenner JS, Gregory A, Jayanthi N, Landry GL, et al. Overuse injuries and burnout in youth sports: a position statement from the American Medical Society for sports medicine. Clin J Sport Med 2014;4(1):3-20.

Dissertação/Tese

Formato:
Sobrenome Prenome(s) do autor (abreviado). Título e subtítulo da tese [grau]. Localidade: Instituição onde foi apresentada; ano.

Exemplo:
Vieira JLL. O processo de abandono de talentos do atletismo do Estado do Paraná: um estudo orientado pela Teoria dos Sistemas Ecológicos. [Tese de Doutorado em Ciência do movimento Humano]. Santa Maria: Universidade Estadual de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano; 1999.

Referências de Trabalho apresentado em evento (anais ou revista) seja no formato RESUMO ou COMPLETO não são aceitas.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) NÃO são aceitos.

Trabalho de evento publicado em periódico NÃO são aceitos.

Livros e publicações similares referenciados no todo.

Formato:
Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título: (subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local (cidade): Editora; ano de publicação.

Exemplo:
Willians J M. Psicologia aplicada al deporte. 2.ed. Madrid: Biblioteca Nueva;1991.

Capitulos de Livro

Formato:
Autor(es) (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título do capítulo referenciado. In: Autor (es) do livro. Título do livro: (subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local de publicação (cidade): Editora; ano de publicação, Paginação da parte referenciada.

Exemplo:
Zanella MT. Obesidade e fatores de risco cardiovascular. In: Mion Jr D, Nobre F, editores. Risco cardiovascular global: da teoria à prática. 2.ed. São Paulo: Lemos Editorial; 2000, p. 109-125.

Documentos eletrônicos

Formato:
Nome do site [Internet].Titulo do arquivo. [acesso em]. Disponível em:

Exemplo:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [Internet]. Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil [acesso em 27 mar 2015]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br

 

 

Envio de manuscritos

 

Os manuscritos deverão ser submetidos pela sistema eletrônico da revista.

 

 


 

Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790 - cep: 87020-900 - tel: 44 3011 4315 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br