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(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Histórico: Com o fim do projeto do primeiro periódico científico do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, chamada "Face: revista de Semiótica e Comunicação" (ISSN 0103-1562), em 1995, o Programa decidiu considerar, em 2000, a necessidade de retomada da ideia de manter um veículo de divulgação científica, como parte relevante de seu objetivo de consolidar suas Linhas de Pesquisa, de promover o intercâmbio com outros Programas e instituições e de contribuir para a consolidação da área de Comunicação. No ano seguinte, foi aprovada a criação do novo periódico: "Galáxia". Com linha editorial renovada, sob a direção científica de Irene Machado, "Galáxia" teve o seu número inaugural lançado no primeiro semestre do mesmo ano. Desde 2010 o periódico passou a ser editado on line. Galáxia é hoje uma publicação contínua. Galáxia é hoje uma publicação contínua. A revista adere às diretrizes éticas propostas pelo Comitê de Ética em Publicação - (COPE), pelo Code of Ethics American Educational Research Association, pelo Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, e pelo Council of Science Editors (CSE).

Periodicidade: contínua.

Objetivos e áreas de interesse: As temáticas da revista Galáxia abrigam confluências e conexões disciplinares com o objetivo de (1) compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais; (2) demonstrar a variedade das pesquisas na área da Comunicação, em termos de discursos, práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não; e, (3) a partir do diálogo e do confronto de diferentes pontos de vista, a revista busca firmar soluções metodológicas num campo do saber cujas bases teóricas e epistemológicas encontram-se em densa discussão. O periódico divulga papers que tratem da área de Comunicação, em interface com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais.

O título abreviado do periódico é Galáxia (São Paulo), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Portal Capes
  • DOAJ
  • OASIS.BR
  • ROAR
  • LivRE
  • Latindex
  • Diretório Luso-brasileiro de Repositórios e Revistas de Acesso Aberto
  • OAISTER
  • SUMARIOS.ORG
 

 

Propriedade intelectual

   

 

Patrocinadores

 

A publicação é financiada por:

  • Fundação São Paulo - PUC-SP
  • CNPq
  • CAPES
 

 


 

Corpo editorial

 

Editor científico

   

 

Conselho científico

   

 

Comissão editorial

   

 

Produção editorial

 

Revisão

Composição e Arte final

Tradução e versão / inglês

 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista conta com um Conselho científico e com um grupo de pareceristas ad hoc, que são constituídos por especialistas de notório saber nas áreas temáticas da Ciência da Comunicação. Os integrantes do Conselho Científico dão apoio consultivo em relação às políticas editoriais e atuam como pareceristas e em casos concretos de desempate de decisões. A operação cotidiana da revista e o envio de textos para pareceristas ad hoc é efetivado pela Comissão Editorial e de peer review. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três pareceristas. O processo de seleção de resenhas e de notícias será feito pelos membros da Comissão Editorial, mas é aberto às indicações de toda a comunidade científica. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. Os autores devem verificar se seguiram todas as normas de submissão. Caso não sejam seguidas, o texto poderá ser recusado. A Comissão Editorial da revista Galáxia aceita, em fluxo contínuo, trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de doutorandos ou doutores, sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas no campo da comunicação, bem como resenhas na área de Comunicação. Ao final da página há uma tabela com as normas de formatação. Se o paper já foi publicado antes em anais de congressos, verifique se você incorporou mudanças nele. Os papers são submetidos a um programa antiplágio e nesse caso tem de haver pelo menos 30 % de mudanças. Tais incorporações devem estar explícitas no próprio texto. Outros tipos de autoplágio não são aceitos. Se você precisar recorrer a textos anteriormente publicados, cite-os conforme as normas correntes. Nunca incorpore trechos sem citar, pois isso caracteriza autoplágio. Não aceitamos traduções de artigos publicados em revistas do exterior.

2. Os textos devem ser submetidos em Word, em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares) no próprio sistema da revista, após x autorx estabelecer, como AUTOR, um login e uma senha. Se o autor desejar publicar em preprint deve fazê-lo somente no sistema Scielo, enquanto aguarda os pareceres. O arquivo deve ser salvo em doc ou docx e não deve ultrapassar 2MB.

3. As colaborações podem ser enviadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano ou inglês e não devem estar em processo de avaliação para publicação em outra revista; casos específicos devem ser justificados em "Comentários ao Editor". No caso de artigos em outras línguas que o inglês, deve ser enviado resumos na língua original, em inglês e em português.

4. Ao inscrever seu texto, o autor deve incluir no sistema da revista (jamais no texto) seu ORCID e seu título máximo e indicar a instituição e cidade em que trabalha. Não deixar o item Resumo da biografia em branco. Caso seja pesquisador independente, deve indica-lo. Deve retirar seu nome e possíveis referências a si no texto, nas notas e nas referências bibliográficas, inclusive no item Propriedades do Word. Dentro do texto no lugar de uma referência a si, deve ser usada a expressão AUTOR. Caso o texto seja aprovado essas indicações serão acrescentadas por ocasião das revisões finais. No caso de haver mais de um autor, os coautores devem ser todos indicados no sistema, e ao final do texto mencionar especificamente qual foi a contribuição de cada coator. Não há, nesse caso, autor principal. Todos devem ter colaborado de modos específicos para a realização do texto. Não se aceita colocação de nome como autor sem a efetiva participação na redação do trabalho, o que configuraria fraude. Sempre a revista coloca primeiro o nome dos doutores. No caso de todos doutores, segue-se a ordem alfabética. A contribuição de coautores pode ser: Supervisão e Gestão do Projeto de Pesquisa, Fundamentação teórica e conceituação, Curadoria de Dados, Escrita - Primeira Redação, Escrita - Revisão e Edição, Investigação de campo, Metodologia, Análise Formal do corpus, Obtenção de Financiamento, Gestão de Recursos, Gestão de Software, Construção de figuras e tabelas.

5. Padronização do texto e das tabelas/figuras:

  • Títulos e subtítulos no artigo: em negrito, escritos na forma de sentença, ou seja, apenas o termo que abre a sentença vai em maiúscula.
  • O título do artigo vertido para o inglês deve ser colocado no início do abstract, não abaixo do título em português.
  • Separação do texto em tópicos: em geral não dividimos os textos em tópicos numerados, exceto quando houver vários subníveis e seja absolutamente necessário indicar essa hierarquização temática nos títulos e subtítulos ou no corpo do texto.
  • Títulos de obras, séries, capítulos de livros no corpo do texto e notas: sempre em itálico - a preferência é sempre a referência (SOBRENOME, ano, p.), deixando o título completo para as referências bibliográficas. Nas referências no final do texto os títulos devem seguir a ABNT, ou seja, título em negrito, exceto em capítulos, etc. Ver as referências em um artigo já publicado.
  • Evitar parágrafos curtos.
  • Palavras em destaque: evitar aspas, sempre preferir itálico para destaque (ênfase). Esse procedimento de uso de aspas não deve ser excessivo. Sua função é enfatizar um conceito, indicar que é importante na construção conceitual do texto. Palavras estrangeiras, latim etc: em itálico. Palavras como “site” e “marketing” devem permanecer em itálico, sem aspas. Não usar letra maiúscula na palavra “internet”. Aliás evitar ao máximo usar maiúsculas, mesmo para palavras como Ciência, País etc. 
  • Utilização de nomes pessoais, de empresas, etc...: independente do idioma, devem ser grafados sempre em maiúsculas sem itálico, no caso de siglas de poucas letras como BBC e com apenas a primeira em maiúsculas no caso de sigla maior, como Petrobrás.
  • Usar sempre travessão (-) invés de hífen (-) na pontuação.
  • Negritos são proibidos no corpo do texto. Galáxia não usa negritos, a não ser nas referências das obras no final do texto, conforme ABNT.
  • Utilização da citação - conforme ABNT 10520/2002 (ibidem, apud, idem, et al. - fonte regular em minúscula, itálico, sem abreviação). Não utilizar os termos abreviados como ibid. ou id.
  • A indicação autoral sempre deve respeitar o formato (AUTOR, ano, p.xx). Mais de um autor por citação, 1) na mesma obra (AUTOR e AUTOR, ano, p. xx); 2), diferentes obras (AUTOR, ano 1, ano2); 3) mais de três autores (AUTOR et alii).
  • Citação no corpo do texto (até 3 linhas) - Entre “aspas duplas”, sem itálico.
  • Citação recuada do texto em 4cm, espaço simples (mais de 3 linhas) - sem aspas, espaço simples, desmembrada do corpo do texto, fonte (10 pts). Quando houver supressão de trechos indicar sempre com colchetes [...], não com parênteses (...).
  • Nota de rodapé: só usar para esclarecimentos laterais do texto, nunca para conceitos e nunca para referenciação. Evitar notas de rodapé extensas. Não usar nota de rodapé para colocar traduções na língua original. As citações devem ser todas traduzidas quando vindas de outras línguas. Colocar na referência: (FULANO, ano, p.xx, tradução nossa).
  • Informações de sites nas notas de rodapé ou nas referências: Disponível em: <.......> Acesso em: 10 mar. 2020.
  • Referências: A revista não usa o termo “Bibliografia”, nem “Referências bibliográficas”, apenas “Referências”, nunca em nota de rodapé, sempre no final do artigo e só listando os artigos, livros etc efetivamente utilizados.

SOBRENOME, N. Obra.... Cidade: editora, ano.
SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N. Obra.... Cidade: editora, ano.
SOBRENOME, N. Artigo. In: Revista...., volume, número. Cidade: editora, ano.
SOBRENOME, N. Capítulo. In: SOBRENOME, N. (org.). Obra... Cidade: editora, ano.

  • Quando o autor se repete, colocar ______. (6 espaços contados).
  • Quando o livro tem subtítulo, só o Título vai em negrito, não o subtítulo. Só a palavra inicial vai com a primeira letra em maiúsculo.
  • Nas revisões solicitadas pelos pareceristas, usar sempre nas correções o mecanismo de correção do word, para que as alterações fiquem ressaltadas em cores, facilitando a verificação.
  • Inserção de imagens e tabelas:
  • Todas as imagens devem ser enviadas com boa qualidade de resolução e legibilidade. Sugerimos que as imagens sejam enviadas no formato JPG, à parte do texto, em seu tamanho natural, com no mínimo 200/dpi ou, preferencialmente, com 300/dpi. Todas as imagens devem ser numeradas, com descrição breve que será inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda e seguida pela fonte. Ex: Fig 1. A vida vivida nas redes sociais. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Fig 2. o Facebook como ferramental de contato. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Fig 3. etc... Também deve ser indicado o posicionamento linear das imagens no corpo do texto.

  • Todas as tabelas devem ser enviadas editáveis, de preferência dentro do corpo do texto, e devem vir numeradas, com breve descrição, inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda e seguida pela fonte. Ex: Tab. 1. Visualização de Fake News em números. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Tab. 2. Dados eleições 2019. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Tab. 3. etc... Também deve ser indicado o posicionamento das tabelas no corpo do texto, caso as mesmas sejam enviadas em separado.

  • Resenhas: Todas as resenhas devem conter imagem frontal da capa da obra com boa qualidade de resolução. A referência da obra na primeira página da resenha deve conter, nessa ordem: Autor. Título. Cidade, editora, ano, número de páginas. Ver modelo em resenha já publicada. 

6. Todos os artigos científicos serão pré-analisados pelo Editor Científico ou pelos Editores Associados e poderão ser recusados, caso seja constatada não obediência ao escopo ou caso a redação ou o conteúdo científico não sejam adequados à revista. Passada essa fase, os artigos pré-selecionados serão submetidos a dois pareceristas ad hoc ou do Conselho Científico. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto poderá ser revisado pelo autor e reenviado ao Editor. Na sequência, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares.

7. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e cedem os direitos autorais, nesta primeira edição do texto, à revista Galáxia. Após essa primeira publicação, o autor pode divulgar o trabalho em repositórios, ou em livros de sua autoria, desde que mencione a publicação original em Galáxia.

8. Caso haja algum tipo de conflito de interesse envolvido ou alguma questão que envolva  ética, isso deve ser indicado em nota. Tudo o que envolver pessoas se relaciona com questões éticas e deve ser explicitamente mencionado e a responsabilidade assumida, de modo a deixar claro que o autor cuidou dos procedimentos éticos ligados à pesquisa e à redação do texto. O autor deve indicar também se houve algum financiamento de pesquisa envolvido na elaboração da pesquisa.

9. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica) e 10520 (citação no corpo do texto) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial. Em caso de dúvida verificar o formato final em artigos já publicados.

10. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.

11. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

12. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

13. O autor que tiver textos publicados só será republicado dois anos depois, mesmo se for coautor. 

 

 

Declaração de ética e boas práticas

 

Galáxia tem compromisso com a ética e com a qualidade das publicações. Defendemos comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e pareceristas. Não é aceito plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Galáxia apóia as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (COPE), Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, Diretrizes de Boas Práticas da Scielo e o Council of Science Editors (CSE) para práticas éticas de publicação.

Deveres dos Autores:

Conteúdo: os autores de manuscritos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre seu significado. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio: os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive do ponto de vista ético e de originalidade do texto e devem ceder os direitos autorais à revista. A ocorrência de plágio ou autoplágio implica em comportamento editorial antiético e exclusão imediata do sistema de avaliação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não devem submeter artigos anteriormente publicados em outro periódico ou em sites de internet. O envio do mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e a publicação de um mesmo artigo em mais de um periódico constituem comportamentos antiéticos. Após a publicação em Galáxia, caso o texto seja republicado em obra do autor, x autorx deverá fazer constar a informação de que o texto foi publicado anteriormente em Galáxia.


Fontes: o trabalho de outros autores envolvidos ou citados em cada artigo deve ser imprescindivelmente reconhecido. Os autores devem referenciar as publicações utilizadas na feitura da pesquisa e na escritura do artigo.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita aos autores que tiveram contribuição significativa na concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo desenvolvido. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em aspectos específicos do projeto de pesquisa devem ser citados como colaboradores. O autor principal responsabiliza-se pela inclusão de todos os coautores apropriados no manuscrito, certificando-se ainda de que os mesmos viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram com a sua submissão para publicação. Cada contribuição deve ser explicitamente descrita quando da submissão do trabalho caso haja mais de umx autorx.

Divulgação e conflitos de interesse: Os autores devem mencionar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar nos resultados ou na interpretação do manuscrito submetido. Todas as fontes de apoio financeiro para a pesquisa devem ser divulgadas.

Erros fundamentais em trabalhos publicados: caso os autores identifiquem erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente o editor da revista e cooperar com a correção do material.

Deveres dos Editores:

Decisão de publicação: a revista conta com um Conselho Científico e com um grupo de pareceristas ad hoc. Os integrantes do Conselho Científico devem dar apoio consultivo em relação às políticas editoriais e atuam como pareceristas e em casos concretos de desempate de decisões. A operação cotidiana da revista e o envio de textos para pareceristas ad hoc é efetivado pela Comissão Editorial e de peer review. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três pareceristas. O processo de seleção de resenhas será feito pelos membros da Comissão Editorial, mas é aberto às indicações de toda a comunidade científica. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer cego. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo, nacional ou estrangeiro, é submetido ao mesmo sistema de avaliação.

Qualidade das publicações e aprimoramento dos textos: os editores devem buscar continuamente melhorar o periódico e prezar pela qualidade dos textos publicados, comprometendo-se a tomar todas as medidas necessárias para garantir a qualidade do material a ser publicado. São responsáveis por publicar orientações aos pareceristas sobre tudo o que será esperado deles, e estarão receptivos para toda e qualquer reclamação ou sugestão sobre o processo editorial da revista, incentivando dessa forma críticas construtivas.

Integridade acadêmica: os editores buscam garantir que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com diretrizes éticas internacionalmente aceitas, solicitando, se e quando pertinente, pareceres a fim de garantir que o material de pesquisa tenha sido de qualidade. Os editores se reservam ao direito de pedir, caso necessário, orientação do Comitê Científico desta revista. Devem, ainda, impedir que interesses comerciais comprometam a qualidade intelectual da produção.

Transparência e respeito: os editores devem avaliar os materiais submetidos de modo a não publicar material que esteja ligado ou manifeste preconceito de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, falta de ética, ou ligados a questões de nacionalidade. Da mesma forma, os pareceres que anunciarem quaisquer preconceito tais serão desconsiderados.

Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um material submetido, a não ser aos pareceristas e conselhos editoriais, assegurando também a proteção das identidades dos avaliadores, ao mesmo tempo em que garantem a confidencialidade do manuscrito submetido.

Ética: os editores têm o dever de agir em caso de suspeita de falta de ética, considerando tanto trabalhos publicados quanto submetidos ao periódico. A responsabilidade dos editores para a prevenção de ética é de não apenas rejeitar os artigos que levantam preocupações sobre uma possível falta de ética, mas entrar em contato com os autores e demais envolvidos para buscar explicações, tomando as medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Divulgação e conflitos de interesse: os editores não devem utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem consentimento expresso e por escrito do autor, devendo recusar avaliar os manuscritos em casos de conflito de interesses por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Correções, esclarecimentos e retratações: sempre que se torne conhecida a publicação de imprecisão, erro ou fraude significativos, declaração enganosa ou relatório alterado, o erro deverá ser corrigido e destacado. Se, depois de investigação adequada, um item se provar fraudulento, este deve ser excluído da revista. A retratação deve ser claramente identificável para os leitores e sistemas de indexação.

Deveres dos Pareceristas:

Contribuição nas decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações com x autorx, pode também auxiliar x mesmx na melhora do artigo.

Pontualidade: caso não se sinta qualificadx para analisar o artigo ou saiba que a sua imediata leitura será impossível, x parecerista deverá notificar imediatamente o editor.

Objetividade: os julgamentos dos pareceristas devem ser objetivos e indicar pontos positivos e negativos clara e extensamente, apoiados em argumentos.

Fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, chamando a atenção do editor sobre qualquer semelhança significativa ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de seu conhecimento.

Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar trabalhos com os quais tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 

 

Instruções aos pareceristas

 

1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.

2. Entrar na página do usuário como AVALIADOR.

3. Na página SUBMISSÕES ATIVAS, clicar no título do artigo.

4. Na página AVALIAÇÃO, aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.

5. Ao rolar a página, mais para baixo, em DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO aparecerão os  passos obrigatórios para a avaliação.

6. No passo 3, clicar no arquivo.doc em MANUSCRITO DE SUBMISSÃO e salvá-lo em seu computador para avaliação posterior.

7. Em seguida, virão três passos: 4, 5 e 6. No passo 4, ao clicar no ícone AVALIAÇÃO aparecerá outra janela para colar o parecer.

8. No passo 5, se houver comentários no próprio texto, buscar no BROWSE o arquivo que está em sua máquina e em seguida TRANSFERIR para que o editor/autor tenha acesso posterior.

9. No passo 6, fazer a recomendação do artigo: aceitar, rejeitar ou pedir revisões, e enviar para o editor. Ver também itens 6 a 9 a seguir.

Para a elaboração do parecer propriamente dito, sugerimos observar os seguintes aspectos:

1. A apresentação formal do texto: redação correta, exposição clara e inteligível, formulações compreensíveis de argumentação; boa formulação de título, intertítulos, resumo, palavras-chave (máximo de cinco), notas, referências bibliográficas (pertinência do uso das referências, obediência às normas da ABNT), figuras e imagens (qualidade suficiente para visualização e/ou impressão, legendas objetivas);

2. O texto deve incorporar conteúdo de pesquisa; o corpus deve ser bem explicitado, bem como os critérios de sua escolha no tempo e no espaço. Entretanto, pode haver a submissão de textos teóricos, sem corpus analítico.

3. A caracterização temática deve ser significativa para o campo da comunicação e o objeto deve estar claramente definido no texto, com objetivos de pesquisa bem elucidados; deve permitir avançar o conhecimento.

4. Metodologia explícita e adequada ao tratamento do objeto da pesquisa;

5. A bibliografia deve ser adequada, suficiente e atualizada em relação ao tema e ao objeto da pesquisa. O texto não deve ultrapassar 50 mil toques totais (com espaços).

6. Na hora de dar o parecer por favor não escolha a opção “Para editor apenas”. Use “Para autor e editor”.

7. Se o texto merecer revisões há duas opções: correções obrigatórias ou enviar novamente para avaliação. Essa segunda opção deve ser indicada caso o volume de revisões seja grande. Se, contudo, esse volume exigir praticamente uma reescritura do texto, o parecerista deverá recusa-lo.

8. Quando o parecer vier com trechos em cores, isso ocorre porque o texto foi avaliado anteriormente por outros pareceristas que pediram revisões.

9. Não aprove texto com baixa prioridade. A revista busca publicar textos de alta qualidade, em função de parâmetros indicados nos itens 1 a 5 acima

 

 

Condições de submissão

 

1. Leia com cuidado as normas para submissão.

2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". O autor assume a responsabilidade pelo conteúdo do texto, inclusive em relação às questões éticas, quando a pesquisa envolve pessoas. O autor leu as normas de submissão e sabe que não aceitamos plágio ou autoplágio. A ocorrência de plágio ou autoplágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação. Sugerimos verificar a Declaração de ética e boas práticas da revista. Se o texto foi publicado anteriormente em anais, deverá incorporar pelo menos 30% de mudanças, efetivamente comprováveis. Esse fato deverá ser informado nos metadados. Se o texto for republicado posteriormente em obra do autor, deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista Galáxia. O autor que tiver textos publicados só será republicado dois anos depois, mesmo que em coautoria. Todos os coautores devem ter trabalhado efetivamente na redação do texto. No espaço de comentários ao editor deve ser informada a contribuição específica de cada coautor, conforme indicado nas normas de submissão.

3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice  (desde que não ultrapassem os 2MB).

4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

5. O texto está formatado conforme as normas da revista e segue a tabela de formatação lá apresentada. O tamanho total do arquivo não supera 50 mil caracteres totais com espaços; em caso de resenha não ultrapassa seis páginas de revista. Foi usada uma fonte de 12 pontos; foi empregado itálico ao invés de negrito ou sublinhar; figuras e tabelas foram inseridas no texto e não em seu final. Verificar se fez corretamente as legendas de figuras e tabelas e se citou a fonte, conforme as normas de submissão.

6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes, explicitadas acima.

7. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo, inclusive de citações e das referências, e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

8. A autoria de um documento atribui reconhecimento e crédito acadêmico aos autores e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Em caso de coautoria todos os autores são responsáveis pelo texto. Os autores devem informar ao editor, no momento da submissão, como cada coautor contribuiu na realização da pesquisa e do texto, conforme os seguintes papéis de autoria ou contribuição: supervisão e gestão do Projeto de Pesquisa, fundamentação teórica e conceituação, curadoria de dados, escrita - Primeira Redação, escrita - revisão e edição, investigação de campo, metodologia, análise formal do corpus, obtenção de financiamento, gestão de recursos, gestão de software, construção de figuras e tabelas.

9. Os autores devem também informar se há conflitos de interesse na realização e comunicação das pesquisas.

 

 

Direito autoral/ copyright

 

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os originais podem ser enviados a qualquer época do ano, permanecendo a plataforma sempre aberta a novas submissões. O autor deverá cadastrar-se e obedecer às Normas para submissão, indicadas no site da revista.

URL para submissão online:

http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/about/submissions#onlineSubmissions

 

 

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com