Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 24/03/2023)

Sobre o Periódico

 

Informações básicas

 

A revista Filosofia Unisinos é uma publicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com periodicidade de três fascículos por ano de forma continuada, e tem como objetivo principal publicar artigos originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Qualis/Capes A2.

O título abreviado do periódico é Filos. Unisinos, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Scopus (Elsevier) – (SJR) SCImago Journal Rank
  • ISI Arts & Humanities Citation Index – Web of Science
  • Latindex – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de américa Latina, el Caribe, España y Portugal.
  • Philosopher’s Index
  • Sherpa/Romeo
  • MIAR – Matriz de Información para el Análisis de Revistas
  • Ulrichsweb – Ulrich’s Serial Analysis System
 

 

Propriedade intelectual

 
  • Todo o conteúdo da Revista, exceto quando identificado, é licenciado por Creative Commons attribution-type BY.
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia Unisinos 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

 

 


Corpo Editorial

 

Editor

   

 

Editor assistente

   

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

   

 

Produção editorial

 

Revisão

  • Luís Sander

Composição

  • Douglas Carvalho

Arte Final

  • Douglas Carvalho
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A revista Filosofia Unisinos é uma publicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com periodicidade de três fascículos por ano de forma continuada, e tem como objetivo principal publicar artigos originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Qualis/Capes A2.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não esteja sendo avaliado para publicação em outra revista. O periódico também publica reedições de trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que haja autorização expressa do editor da publicação original.

Missão

Publicar pesquisas originais que possam auxiliar na qualificação do debate filosófico nacional e internacional.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Forma e preparação de menuscritos

 

A revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy está permanentemente aberta a submissões. O periódico não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não esteja sendo avaliado para publicação em outra revista. Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Serão aceitos artigos e resenhas críticas. O periódico também publica reedições de trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que haja autorização expressa do editor da publicação original.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, em formatos Word ou RTF, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo, garantindo o critério de sigilo da revista.

Importante

  • A Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
  • Autores de artigos publicados pela Filosofia Unisinos - Unisinos Journal of Philosophy mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado

Diretrizes gerais para submissão

  • Extensão: Submissões para as seções ‘Artigos’ e ‘Resenhas’ deverão conter, no máximo, 8.000 palavras, incluindo as referências. O espaçamento deve ser 1,5.
  • O título (em português e em Inglês) devem conter no máximo 240 caracteres incluindo espaços.

Diretrizes para submissão de uma proposta de Dossiê

Cada proposta deve conter as seguintes informações:

  1. Título do dossiê;
  2. Curriculum vitae do editor;
  3. Meta e relevância da pesquisa atual para o dossiê proposto;
  4. Data de conclusão;
  5. Nome e afiliação dos participantes.

A fim de avaliar o mérito de cada proposta, o Conselho Editorial pede que as recomendações a seguir sejam observadas:

  • Mínimo de três e máximo de cinco artigos, além de um texto de apresentação;
  • Artigos escritos preferencialmente em inglês;
  • A presença de autores de diferentes nacionalidades é recomendada.

Envie sua proposta de dossiê para periodicos@unisinos.br

Formato para submissão

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

  • Título do texto: Título em português e em Inglês. Os títulos (em português e em inglês) devem conter, no máximo, 240 caracteres com espaço;
  • Resumos: em português e em inglês, contendo, no máximo, 200 palavras e acompanhado de, pelo menos, três palavras-chave.
  • Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5.
  • Imagens: se o artigo contiver imagens fotográficas e/ou desenhos gráficos, esses deverão ser encaminhados em formato original (.jpeg, .png, .tiff. .xls, .xlsx) e em arquivos separados (não inseridos no interior do próprio texto). Figuras e imagens (.jpeg, .png, .tiff) devem ter resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, deverá ser indicado através da inserção das legendas (em português e também em Inglês), o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas e/ou quadros.
  • Citações: as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:
  1. Um autor: (Leipnitz, 1987);
  2. Dois autores: (Turner e Verhoogen, 1960);
  3. Três ou mais autores: (Amaral et al., 1966);
  4. Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (Amaral, 2008a) (Amaral, 2008b).
  • Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem
  • Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in.

Apresentação das citações

(a) Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

(b) Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé

  • As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessárias. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.
  • Resenhas não devem conter notas de rodapé.

Referências

As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples, como nos modelos abaixo, seguindo o APA Style.

Artigos em periódico:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódicovolume (número/fascículo): pág inicial-pág final.

Ex.: MALDONADO, C.E. 2001. Ideas para uma fundamentación filosófica de la sociedad civil. Filosofia Unisinos2(3):75-106.

Artigos relativos a eventos:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais...Cidade, Sigla. volume: pág inicial-pág final.

Ex.: BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador, SBG. 2:452-464.

Artigos em coletânea:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In :Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.

Ex.: GRANDO, A. 2003. Os reality shows. In: V. HOEWELL (org.), Coletânea GT Produção de sentido nas mídias. Pernambuco, UNICAD, p. 75-81.

Livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

Ex.: TURNER, F.J.; WERHOOGEN, J. 1960. Igneous and Metamorphic Petrology. 2ª ed., New York, Mc Graw-Hill, 694 p.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed.), Título do livro. Cidade, Editora, pág inicial-pág final.

Ex.: GADAMER, H.G. 1991. Problemas de la razón práctica. In: H.G. GADAMER (ed.), Verdad y metodo II. Salamanca, Sígueme, p. 293-308.

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas p.

Ex.: TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o Manejo Integrado da Exploração de Areia no Município Costeiro de Rio Grande – RS. Um Enfoque Sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 158 p.

Citações de Sites e textos eletrônicos:

  • Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

* Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

  • Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

FONTE/SITE. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Ex.: GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

* No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

  • Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Ex.: MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

* No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

  • Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Título do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Ex.: CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

* No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

Informação sobre Registro de Contribuição

Os autores devem informar no final dos artigos sobre o registro da contribuição, com utilização de dois critérios mínimos de autoria: a. Participar ativamente da discussão dos resultados; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy acima explicitadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Envio de manuscritos

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF. 
  • A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem: Título do texto, Resumo, Palavras-chave, Texto completo, Imagens, Citações, Referências.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. 
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 
  • As referências bibliográficas devem incluir apenas as obras citadas ao longo do texto e devem estar em ordem alfabética.
 

 

Política de avaliação de Manuscritos

 

Processo de Avaliação por Pares – Duplo-Cego

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo revisão por pares duplo-cegofeita por, pelo menos, dois pareceristas. Visando maior transparência ao processo de avaliação, divulgamos os nomes dos pareceristas a final da publicação dos três fascículos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários.

Adotamos a avaliação por pares duplo-cego. Ressaltando que divulgamos a relação dos pareceristas ao final dos três fascículos. Estamos amadurecendo a ideia da avaliação por pares aberta e adoção de Preprints, seguindo o alinhamento com a Ciência Aberta.

 

 

Declaração de Ética

 

Pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem vir acompanhada de cópia de aprovação do comitê de ética.

A seguir relacionamos as principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referências de princípios e boas práticas sobre ética obervados pela Revista Filosofia Unisinos:

  1. “Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications” recommended by the Committee on Publication Ethics (COPE): www.publicationethics.org
  2. CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications [COUNCIL OF SCIENCE EDITORS]: https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf
  3. INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (ICMJE). Recommendations for the conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals: http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf.
  4. Equator Network: www.equator-network.org
  5. THE OFFICE OF RESEARCH INTEGRITY. Definition of research misconduct: https://ori.hhs.gov/definition-misconduct.
  6. Hong Kong Principles for assessing researchers - MOHER, D. et al. The Hong Kong Principles for assessing researchers: Fostering research integrity. Plos Biology., [s. l.], v. 18, n. 7, p. e3000737, July 16, 2020.
  7. DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco: https://sfdora.org/read/.
  8. FAPESP. Code of good scientific practice: https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf]
  9. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes]
  10. SciELO. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published by SciELO journals: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_en.pdf
  11. Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf;
  12. Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx
 

 

Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho.

Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Os autores devem informar no final dos artigos sobre o registro da contribuição, com utilização de dois critérios mínimos de autoria: a. Participar ativamente da discussão dos resultados; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

 

 

Plágio e Má conduta Editorial

 

Princípios éticos e boas práticas

Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editor, pareceristas e a Editoria de Periódicos Científicos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

Deveres do Editor:

  • Decisão de publicação: o editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial, pelo Comitê Científico e pela Editoria de Periódicos Científicos. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio. Para tomada de decisões o editor pode consultar o Comitê Científico, o Conselho Editorial e a Editoria de Periódicos.
  • Transparência e respeito: o editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.
  • Confidencialidade: o editor e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e os conselheiros editoriais.
  • Divulgação e conflitos de interesse: O editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.
  • Envolvimento e cooperação em investigações: o editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos Pareceristas:

  • Contribuição para as decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações com o autor também pode auxiliar o mesmo na melhora do artigo.
  • Pontualidade: qualquer avaliador de artigo que não se sinta qualificado para analisar o artigo ou sabe que a sua imediata leitura será impossível deve notificar imediatamente o editor.
  • Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
  • Padrões de objetividade: os pareceres devem ser conduzidos de forma objetiva. Os pareceristas devem expressar seus pontos de vista de maneira clara e apoiados em argumentos.
  • Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores. O parecerista deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.
  • Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres dos Autores:

  • Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
  • Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras são inteiramente originais e se eles utilizam o trabalho e/ou textos dos outros que isso seja devidamente citado. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
  • Publicação múltipla, redundante e simultânea: um autor não deve publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico. Enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
  • Sobre as fontes: o trabalho de outros autores deve sempre ser reconhecido. Os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em particular, como em uma conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.
  • Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal também deve certificar-se que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.
  • Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.

Deveres da Editoria de Periódicos Científicos

Estamos empenhados em garantir que publicidade, reimpressão ou qualquer outra fonte de receita comercial não tenha qualquer impacto ou influência sobre as decisões editoriais.

Nossos artigos são avaliados por pares para garantir a qualidade da publicação científica. Este periódico utiliza o CrossCheck (software antiplágio da CrossRef).

* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.

 

 

Preparando o manuscrito Política de avaliação de Manuscritos

 

Processo de Avaliação por Pares – Duplo-Cego

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo revisão por pares duplo-cegofeita por, pelo menos, dois pareceristas. Visando maior transparência ao processo de avaliação, divulgamos os nomes dos pareceristas a final da publicação dos três fascículos.

  • A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
  • Recomendação dos pareceristas;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);
  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
    • Aceitar;
    • Correções obrigatórias;
    • Submeter novamente para avaliação;
    • Enviar para outra revista;
    • Rejeitar
    • Ver comentários.

Adotamos a avaliação por pares duplo-cego. Ressaltando que divulgamos a relação dos pareceristas ao final dos três fascículos. Estamos amadurecendo a ideia da avaliação por pares aberta e adoção de Preprints, seguindo o alinhamento com a Ciência Aberta.

 

 

Check list de Submissão

 
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF. 
  • A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem: Título do texto, Resumo, Palavras-chave, Texto completo, Citações, Referências.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. 
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. 
  • As referências bibliográficas devem incluir apenas as obras citadas ao longo do texto e devem estar em ordem alfabética.
 
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - Rio Grande do Sul / Brasil , cep: 93022-750 , +55 (51) 3591-1122 - São Leopoldo - RS - Brazil
E-mail: deniscs@unisinos.br