Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 21/07/2022)

Sobre o Periódico

 

Informações básicas

 

DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - é uma publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação e Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ.

A publicação foi criada em julho de 2008 por iniciativa dos profs. Michel Misse e Alexandre Werneck, do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ. O periódico foi trimestral de 2008 até 2015. A partir de 2016 adotou-se a periodicidade quadrimestral, sendo publicados três números ao ano. N.1 (JAN/FEV/MAR/ABR); N.2 (MAI/JUN/JUL/AGO); N.3 (SET/OUT/NOV/DEZ). Além dos números regulares, Dilemas também publica, quando considera conveniente, edições especiais temáticas, numeradas separadamente, mas que respeitam os mesmos critérios das edições regulares.

DILEMAS publica em fluxo contínuo contribuições científicas originais e inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas e entrevistas da área de ciências sociais (prioritariamente sociologia e antropologia). Tem como missão promover o desenvolvimento científico e o debate de ideias nos temas da área de estudos dos conflitos e do controle social em ciências sociais, como: comportamentos desviantes, violências, crime, moralidade, conflitos envolvendo movimentos sociais e ação coletiva, conflitos urbanos, justiça criminal, segurança pública, instituições públicas e privadas de controle social. O público-alvo é constituído de leitores de nível universitário em geral, especialmente da área de ciências humanas e principalmente estudantes e especialistas nas áreas de criminologia, sociologias do crime, da violência, das instituições, de controle social; antropologias do direito, da violência e dos conflitos urbanos; e áreas afins.

O título abreviado do periódico é Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades – CLASE
  • Diretório de política editoriais das revistas científicas brasileiras – DIADORIM
  • Directory of Open Access Journals – DOAJ
  • EBSCO Publishing
  • Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
  • Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - LatinREV
  • Minerva
  • Portal de Periódicos Capes
  • ProQuest - Sociological Abstracts
  • Scopus - Elsevier
  • Sumário de Revistas Brasileiras – Sumários.org
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição 4.0 (CC-BY)

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana – NECVU/UFRJ
  • Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFRJ
 

 


Corpo Editorial

Editor

   

 

Editores Associados

   

 

Comissão Editorial

   

 

Conselho Científico

   

 

Produção Editorial

 

Secretaria

  • Heloisa Duarte

Assistente Editorial

  • Carolina Müller Sarcinelli Luz

Revisão

  • Ana Beatriz Duarte
  • Priscila Minussi

Diagramação e Pós-Revisão

  • Samantha Sales

Fotografia

  • David Maciel de Melo Neto

Projeto gráfico

  • Amanda Simões
 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social publica em fluxo contínuo contribuições científicas originais e inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas e entrevistas da área de Ciências Sociais (prioritariamente Sociologia e Antropologia). Tem como missão promover o desenvolvimento científico e o debate de ideias nos temas da área de estudos dos conflitos e do controle social em ciências sociais, como: comportamentos desviantes; violências; criminalidade; moralidade; movimentos sociais e ação coletiva; conflitos urbanos; justiça criminal; segurança pública; instituições públicas e privadas de controle social.

O público-alvo é constituído de leitores de nível universitário em geral, especialmente da área de ciências humanas e principalmente estudantes e especialistas nas áreas de criminologia, sociologias do crime, da violência, das instituições, de controle social; antropologias do direito, da violência e dos conflitos urbanos; e áreas afins.

DILEMAS publica artigos, resenhas, entrevistas, conferências, dossiês e números especiais. Os textos serão publicados em português, salvo no caso de artigos originais redigidos em espanhol, inglês ou francês, situação em que os textos serão publicados na língua original, com resumos nesta língua, além de em português e inglês. As colaborações devem ser trabalhos próprios a uma publicação acadêmica, de conteúdo não normativo, e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio. Artigos regulares, artigos de dossiês e de números especiais passarão por avaliação duplo-cego.

DILEMAS não cobra taxa para submissão e processamento dos artigos e demais textos (APCs - article processing charges).

 

 

Froma e preparação de manuscritos

 

Definições

Artigo: contribuição no formato de um texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original. Pode ser assinado por mais de um autor. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores de artigos a titulação de mestre.

Preprint: manuscrito pronto para submissão a um periódico que é depositado em um servidor Web de acesso aberto, previamente ou em paralelo à submissão a um periódico, para avaliação com vistas à sua publicação formal como artigo revisado por pares. Estes servidores são identificados como servidores de preprints e devem cumprir com uma série de condições para serem reconhecidos como servidores confiáveis e, assim, autenticados por DILEMAS.

Entrevista: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas (pingue-pongue), com um personagem de interesse para a temática de DILEMAS. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor.

Resenha: contribuição no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. Deve ser assinada por apenas um autor. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores de resenhas a titulação de mestre.

Dossiês: DILEMAS publica, de forma eventual, dossiês temáticos, quer por iniciativa do(s) editor(es) - ocasião em que realiza chamadas públicas - quer por recebimento de propostas. Nesse caso, o recebimento é em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e a proposta de dossiê é avaliada pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial. Um dossiê é um conjunto de artigos (no máximo 05 artigos) sobre um mesmo tema apresentados juntos para avaliação e publicação na mesma edição. Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es), mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pel(os) edito(res) – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.

Números Especiais: DILEMAS publica, de forma eventual, números especiais temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito por iniciativa do(s) editor(es) quando considerarem conveniente - ocasião em que realiza chamadas públicas - quer por recebimento de propostas, pelo tipo de conteúdo associado a um evento ou outra situação não rotineira que interfira na agenda da publicação. O recebimento é em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e a proposta é avaliada pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial. Os números especiais da Dilemas resultam de propostas de dossiês sobre o mesmo tema que superem 05 artigos para serem publicados em uma mesma edição.

Uma vez aprovado o número especial proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es). Esse número especial contará ainda com a colaboração de um editor especial relacionado à temática e seus textos serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista - exceto em casos de autores convidados para artigos especiais. Estes serão avaliados conjuntamente pelo(s) editor(es), pela Comissão Editorial e pelo editor especial.

Padrões gerais:

As colaborações devem respeitar o limite de 2MB, formato .doc, .docx ou similar aberto, padronizadas conforme as normas ABNT NBR 6023/2018, e obedecer aos seguintes critérios formais:

Folha de rosto: todas as colaborações devem vir acompanhadas de uma folha de rosto, trazendo um resumo de 650 toques (contados os espaços), em português e em inglês (abstract), com título traduzido para o inglês; cinco palavras-chave (igualmente nas duas línguas); e um breve resumo do curriculum do autor, no formato:

NOME SOBRENOME DO AUTOR (e-mail) é [cargos, do mais importante para o mais secundário e com instituições por extenso (sigla entre parênteses, acompanhada da cidade, salvo quando ela estiver explícita no nome da mesma, e do país, mesmo sendo o Brasil)]. É [formação, do nível mais elevado ao mais baixo, incluindo graduação]. Orcid: [inserir endereço do Orcid].

Autoria e coautoria: as pessoas designadas como autores devem ter participado ativamente na elaboração do artigo, de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação de autor deve pressupor: a) concepção e delineamento ou ainda análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou sua revisão crítica; e c) revisão e aprovação final da versão a ser publicada. Em caso de submissões com múltipla autoria, as contribuições individuais de cada um dos autores devem ser expressamente indicadas no final do texto, apenas pelas iniciais, seguindo o seguinte exemplo:

GFM trabalhou na concepção e na redação final do artigo e CMG trabalhou na análise ou interpretação dos dados e na redação final do artigo. O limite de autores no início do artigo deve ser no máximo de oito; os demais autores serão incluídos no final do artigo.

DILEMAS recomenda o documento Taxonomia CRediT.

 

Citações: devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto. Se excederem esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10 (dez) pts., com recuo de 1 (um) cm à esquerda e entrelinha simples.

 

Imagens: devem figurar no corpo do artigo, mas devem ser igualmente enviadas em arquivos separados como documento suplementar, preferentemente no formato JPEG (com 300 dpi de resolução). Se forem usados gráficos e/ou tabelas, os mesmos, além de incorporar o corpo do artigo, devem vir acompanhados dos arquivos de imagem que a eles correspondam e, se possível, das planilhas que lhes deram origem.

 

Referências bibliográficas: é desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos nossos autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos. No texto, as referências devem ser apresentadas sempre entre parênteses, no formato: (AUTOR, ano, p. número da página), como exemplo: (WEBER, 2004, p. 117). Se as páginas citadas formarem uma sequência, usa-se "pp.", seguido de página inicial-página final, conforme o exemplo: (BECKER, 2008, pp. 256-258). Na listagem de referências, elas devem contar os nomes completos dos autores (p.ex.: WEBER, Max) e devem seguir os seguintes padrões:

 

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO.
Ex.: CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. Direito legal e insulto moral: Dilemas da cidadania no Brasil, Quebec e EUA. Rio de Janeiro: Relume- Dumará/Núcleo de Antropologia Política, 2002.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. "Título do capítulo: Subtítulo". In: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (orgs). Título do livro em negrito: Subtítulo. Cidade: Editora, ANO, pp. página inicial-página final.
Ex.: APPADURAI, Arjun. "The Cultural Biography of Things: Commoditization as Process". In: The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1986, pp. 64-91.

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. "Título do artigo: Subtítulo". Título do periódico em negrito, vol. N, n. N, pp. página inicial-página final, ANO.
Ex.: MISSE, Michel. "Violência e teoria social". Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc., Rio de Janeiro, vol. 9, n. 1, pp. 45-63, 2016.

Dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação em negrito: Subtítulo. Dissertação (Mestrado em X) – Universidade, Cidade, ANO.
Ex.: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Mercados metropolitanos de trabalho manual e marginalidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1971.

Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: Subtítulo. Tese (Doutorado em X) – Universidade, Cidade, ANO.
Ex.: TEIXEIRA, Cesar Pinheiro. A teia do bandido: Um estudo sociológico sobre bandidos, policiais, evangélicos e agentes sociais. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Artigos ou matérias em jornais e revistas:

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Cidade, ano. N, n. N, dia mês ano, Seção, pp. página inicial-página final.
Ex.: OTTA, Lu Aiko. "Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos". O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

Artigos ou matérias em jornais e revistas em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. "Título da matéria". Título do jornal ou da revista em negrito, Seção, dia mês ano. Disponível em: endereço. Acesso: dia mês. ano.
Ex.: EXTRA. "Isso não é normal". Extra, Guerra do Rio, 16 ago. 2017. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-policia/guerra-do-rio/isso-nao-normal-21711104.html. Acesso: 06 mai. 2019.


Padrões específicos:

Artigos: de 6.000 a 12.000 palavras (já incluindo referências bibliográficas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts. e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a duas por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. Para submissões à seção Artigos. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores a titulação de mestre.

Resenhas: de 2.000 a 4.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. A abertura do texto deve trazer a referência bibliográfica referente à obra resenhada. A contribuição deve ser no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. A partir de 10 de agosto de 2020 Dilemas passa a aceitar para avaliação resenhas assinadas por apenas um autor e exige a titulação de mestre.

Entrevistas: até 8.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato "pingue-pongue" (perguntas e respostas) e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.

Dúvidas, sugestões, comentários e casos omissos devem ser enviados para:  coordenacao.dilemas@gmail.com

 

 

Envio de manuscritos

 

Os manuscritos deverão ser enviados através de nosso site: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/. Em caso de dúvidas, nosso e-mail é coordenacao.dilemas@gmail.com

 

 

Política de avaliação de Manuscritos

 

Todas as submissões serão inicialmente avaliadas pela Comissão Editorial para decidir sua pertinência quanto a linha editorial da DILEMAS. Uma vez aceitas, serão submetidas a avaliadores independentes, preservadas as identidades tanto de autores quanto de responsáveis por pareceres. Cada artigo será sempre submetido a pelo menos duas avaliações. Em caso de controvérsia o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador. Persistindo a controvérsia o artigo será avaliado pela Comissão Editorial podendo ser decidido pelo editor. Todos os autores receberão cópias dos pareceres de seus artigos, com os comentários dos pareceristas e, eventualmente, da Comissão Editorial e/ou dos editores da DILEMAS. A publicação é dependente da aprovação pelos avaliadores. O tempo estimado para os processos de avaliação e publicação é, em média, de 6 (seis) meses a um ano.

DILEMAconsidera como inéditos e aceita submissões de manuscritos publicados em anais de eventos científicos ou em plataformas de preprints (pré impressos) indicados por DILEMAS. Nesses casos, não é preciso deixar o texto anônimo. Os artigos publicados por DILEMAS que continuarem acessíveis em servidores preprint devem indicar o link da versão publicada em DILEMAS. Em todos esses casos, de avaliação de preprints, estes precisam indicar sua localização (link, DOI, etc.) e serão submetidos a pareceristas que terão conhecimento da identidade de seu autor/autores. DILEMAS aceitará preprints de servidores autenticados por DILEMAS. O servidor atualmente autenticado porDILEMASé a coleção Scielo Preprints, operada pela plataforma Open Preprint System (OPS): https://pkp.sfu.ca/ops/

DILEMAS abraça o programa internacional de Ciência Aberta e vem introduzindo mudanças em suas normas editoriais para aperfeiçoá-las nessa direção. Assim, artigos aprovados e baseados em pesquisas com dados quantitativos e qualitativos que possam ser disponibilizados ao público devem ser acompanhados de seus respectivos bancos de dados consolidados ou informar o link de acesso público ao referido arquivo nos bancos onde estão depositados. Todos os microdados referentes a pessoas e identidades humanas devem ser completamente anonimizados, visando proteger a confidencialidade das informações. No caso de bancos de base estatística é preciso que sejam enviados a DILEMAS os dicionários de códigos (scripts, algoritmos, etc.), se houver, com descrição detalhada das variáveis presentes e o arquivo de códigos utilizados para replicação completa de gráficos, tabelas e análises. Caso o banco tenha sido agregado ou transformado, as etapas para tal processamento devem também ser explicitadas a partir do banco original. Os bancos de dados e os códigos devem ser fornecidos em formato que possibilite o acesso e replicação em pelo menos uma das principais ferramentas estatísticas, como R, Python, SPSS, Stata e Excel. O código para a replicação deve ser extensivamente comentado, de maneira clara e objetiva. Os bancos e códigos serão disponibilizados na página da revista no seu portal em www.necvu.ifcs.ufrj.

Embora DILEMAS não adote ainda avaliação por pares aberta, em atenção à necessidade de imparcialidade nesse processo, adota-se a abertura gradual de alguns dados, como a informação do editor de seção responsável, cujo nome será publicado em cada artigo.

 

 

Declaração de Ética

 

A Comissão Editorial de DILEMAS examinará cada proposta de artigo visando prevenir e evitar ofensas ao código de ética científica e às boas práticas editoriais científicas adotadas pela revista. Se for o caso, exigirá, de autores, revisores e editores a documentação adequada e os esclarecimentos que considerar necessários, sob pena de não aceitação da contribuição proposta.

DILEMAS segue o código de ética aceito e praticado pela comunidade científica brasileira, estabelecido em vários documentos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelas Comissões de Ética da UFRJ. Não serão aceitos para publicação e são passíveis de contencioso jurídico, caso se comprove má-fé e uso indevido de direitos autorais alheios, a existência de plágio em propostas de autores ou conflito de interesses entre avaliadores e autores. A aceitação de cada proposta e de cada avaliação submetida está condicionada a essas exigências, cujos principais critérios são tratados nos itens seguintes.

 

 

Conflito de Interesses

 

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores têm interesses que, aparentemente ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos manuscritos. Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa.

Visando manter a imparcialidade do processo editorial, os autores devem comunicar à secretaria de DILEMAS caso exista alguma relação entre os mesmos e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse. Devem ainda informar toda forma de apoio financeiro ou conexões de outras naturezas que possam ter influenciado o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito aqui apresentado.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial problema ético, especialmente quanto a conflitos de interesses, devem contatar a secretaria de DILEMAS para esclarecimentos. Não o fazendo, assumem integral responsabilidade por possível contencioso jurídico, caso se verifique.

 

 

Plágio e Má conduta Editorial

 

Para verificação de similaridade de conteúdo, DILEMAS utiliza o software CopySpyder. Seguirão para o processo de avaliação os artigos que atinjam até 3% de margem de coincidência. Casos de plágio não serão aceitos. Textos copiados serão identificados e o trabalho será devolvido aos autores com os problemas identificados, para que se manifeste. Contamos ainda com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação duplamente cega, notifiquem à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, DILEMAS se orienta pelo Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do SciELO (versão setembro 2018): https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf.

 

 

Preparando o manuscrito Política de avaliação de Manuscritos

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento excluíram do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Nos casos de manuscritos publicados em servidores de preprints o nome do(s) autor/autores não precisa ser anonimizado.

 

 

Check list de Submissão

 

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor", exceto casos de preprints como discriminados abaixo.

2. Os textos foram enviados em formato digital, preferencialmente em MS-Word (ou em outros processadores de texto consagrados, como WordPerfect).

3. URLs para as referências foram informadas quando possível. É desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos nossos autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos.

4. Artigos: de 6.000 a 12.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a duas por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. Para submissões à seção Artigos. A partir de 10 de agosto de 2020 DILEMAS passa a exigir de todos os autores a titulação de mestre.
Resenhas: de 2.000 a 4.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. A abertura do texto deve trazer a referência bibliográfica referente à obra resenhada. A contribuição deve ser no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) publicada nos últimos dois (2) anos na área temática concernente à revista. A partir de 10 de agosto de 2020 Dilemas passa a aceitar para avaliação resenhas assinadas por apenas um autor e exige a titulação de mestre.
Entrevistas: até 8.000 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato "pingue-pongue" (perguntas e respostas) e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.

5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

7. Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica; estes são de total responsabilidade de seus autores. Os editores se reservam o direito de fazer alterações exclusivamente de forma nos artigos, a fim de garantir a correção gramatical, a clareza e a conformidade com os padrões da publicação, respeitado o conteúdo do texto.

8. Os artigos devem conter título, resumo e palavras-chave no idioma português e inglês. No caso, de artigos originais redigidos em espanhol, inglês ou francês estes serão publicados na língua original, com resumos nesta língua, além de em português e inglês.

9. Por exigência da Capes, todos/as os/as autores/as devem, obrigatoriamente, informar seu ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) no ato de submissão. Por isso, solicitamos a todos/as que ainda não realizaram seu cadastro nessa plataforma, que o façam o mais breve possível e incluam o número (ID) e URL (link) em seu cadastro no portal do periódico. Link para fazer o registro no ORCID: https://orcid.org/
É fundamental que, após realizar sua inscrição no ORCID, você acesse seu cadastro no portal da DILEMAS com seus dados de login e senha e insira as informações nos campos específicos.
Neste link (https://www.contentmind.com.br/orcid/) você encontra um tutorial e um vídeo com orientações sobre como fazer seu registro no ORCID, caso tenha dúvidas.

10. Em caso de submissão com múltipla autoria, as contribuições individuais de cada um dos autores devem ser expressamente indicadas no final do texto, apenas pelas iniciais, seguindo o seguinte exemplo: GFM trabalhou na concepção e na redação final do artigo e CMG trabalhou na análise ou interpretação dos dados e na redação final do artigo. DILEMAS recomenda o documento Taxonomia CRediT.

11. Todos os manuscritos submetidos a DILEMAS deverão ser acompanhados do Formulário de Conformidade da Ciência Aberta devidamente preenchidos. O formulário pode ser baixado no portal de DILEMAS. Submissões em preprint ou que utilizaram bancos de dados devem seguir as regras previstas na Política de Avaliação de Manuscritos.

 
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, 1, Sala 109, Cep: 20051-070, Rio de Janeiro - RJ / Brasil , (+55) (21) 3559.1926 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: coordenacao.dilemas@gmail.com