Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Civitas: Revista de Ciências Sociais (Civitas) é um periódico quadrimestral que tem por missão publicar trabalhos acadêmicos originais relacionados às Ciências Sociais, notadamente Antropologia, Sociologia e Ciência Política, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

O título abreviado do periódico é Civitas, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Redalyc
  • Doaj
  • Latindex
  • Ebsco
  • Clase
  • Periódicos Capes
  • Red de bibliotecas virtuales Clacso
 

 

Propriedade intelectual

  Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde identificado diferentemente, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Internacional do tipo Atribuição (CC BY).  

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Pucrs
  • Capes
  • Cnpq
 

 


Corpo Editorial

 

Editores

 
  • André Ricardo Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7236-4917E-mail: andre.salata@pucrs.br.
  • Fernanda Bittencourt Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2357-8625E-mail: feribeiro@pucrs.br.
 

 

Editores associados

 
  • Maria Luísa Célia Escalona de Dios, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0574-5525E-mail: mldios@outlook.com.
  • Ana Carolina Homem de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Porto Alegre, RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6571-2699. E-mail: anahomemh.m@gmail.com.
 

 

Comissão editorial

 
  • Alejandro Frigerio, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Buenos Aires, Argentina
  • Ana Maria Kirschner, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ana Paula Mendes de Miranda, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Brasil
  • Celi R. J. Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Clarissa E. B. Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Elisa P. Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Gabriele Rosenthal, Universität Göttingen, Göttingen, Alemanha
  • Hans-Georg Flickinger, Universität Kassel, Kassel, Alemanha
  • Jochen Dreher, Universität Konstanz, Konstanz, Alemanha
  • José Luiz de Amorim Ratton, Universidade Federal de Pernambuco, PE, Recife, Brasil
  • Lelio Nicolás Guigou Mardero, Universidad de la República (UdeLaR), Montevideo, Uruguai
  • Marcia Ribeiro Dias, Unirio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Marek Hubrec, Academia de Ciências da República Checa, Praga, República Checa
  • Marie-France Garcia-Parpet, Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), Paris, França
  • Marta Zorzal Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Máximo Emiliano Sozzo, Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina
  • Ricardo Mariano, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Salvador Antonio Cardarello Iglesias, Universidad de la República (UdeLaR), Montevideo, Uruguai
  • Enzo Pace, Università degli studi di Padova, Padova, Itália
 

 

Produção editorial

 
  • Revisão
    Nome: Autores, editores e editores associados
  • Composição
    Nome: Supernova Editora
  • Arte Final
    Nome: Supernova Editora
  • Etc. Página eletrônica, registro de DOI
    Nome: Divisão de Periódicos da Edipucrs (Editora Universitária da Pucrs)
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Civitas aceita para publicação artigos inéditos em Ciências Sociais, notadamente Antropologia, Sociologia e Ciência Política, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área, e que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Também são aceitas resenhas de discussão de obras da área, quando relacionadas ao núcleo temático da respectiva edição.

Processo de Avaliação pelos Pares

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados. Constatada a admissibilidade da submissão, via de regra são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, externas ao Programa, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. Havendo divergências significativas entre as avaliações, outra pessoa especializada será consultada. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para as Ciências Sociais e a linha temática da revista. O sistema de revisão é duplo cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Autoria

Para os textos com mais de um autor, a Comissão Editorial de Civitas precisa ser informada sobre a contribuição específica de cada um, tanto na concepção do texto, na coleta e interpretação dos dados como na redação.

A Comissão Editorial entende que a condição de autor deve ser reservada unicamente a quem fez uma contribuição intelectual significativa para a pesquisa e a redação. Seguindo a prática usual da área, são aceitos pela revista como coautores aqueles que fizeram uma contribuição acadêmica substancial e direta em pelo menos dois dos seguintes componentes típicos de uma pesquisa científica:

  1. Concepção e desenho;
  2. Coleta e processamento dos dados;
  3. Análise e interpretação dos dados.

Além disso, considera-se imprescindível que cada coautor tenha participado direta e significativamente da redação de partes do texto.

Cada pessoa listada como autor deve, ademais, ter lido as sucessivas versões do texto e aprovar a versão final, porquanto é solidária ética e academicamente com a integralidade do seu conteúdo.

Todos aqueles designados como autores devem atender a todos os critérios para a autoria, e todos os que atendem aos critérios devem ser identificados como autores. Aqueles que contribuíram para o trabalho mas não cumprem os critérios de autoria podem ser citados nos agradecimentos.

Os autores precisam enviar um documento com os seguintes dados:

Declaração de coautoria (Preencher uma declaração para cada coautor):

Quando um texto submetido tiver mais de um autor, cada participante deve preencher uma declaração contendo:

  1. Identificação do texto: Título do texto; nome dos coautores;
  2. Identificação do coautor: Nome, nacionalidade, documento de identidade, endereço completo, vínculo institucional (nome, cidade, estado se houver e país da instituição), Orcid;
  3. Descrição da participação específica em:
    1. concepção e desenho da pesquisa;
    2. coleta e processamento dos dados;
    3. análise e interpretação dos dados;
    4. detalhamento de sua colaboração na elaboração do texto final;
  4. Declaração de que aprova a versão final e assume a corresponsabilidade ética e acadêmica pela integralidade do seu conteúdo.
  5. Local, data e assinatura

Revisores

No sistema de revisão por pares de Civitas, o manuscrito é enviado ao revisor sem a identificação do autor. No entanto, se o revisor reconhecer os autores ou a instituição, pode perceber um conflito de interesses. Para manter a imparcialidade do processo de revisão pelos pares, o revisor deve avaliar se o manuscrito pode ser julgado de forma imparcial. Se houver percepção de qualquer conflito de interesses, os editores devem ser imediatamente informados, para que possam designar outro revisor.

Editores

Os editores não devem ter qualquer conflito de interesses em relação a manuscritos e autores. A percepção de um conflito é tão importante quanto um conflito real.

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de Civitas ser um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).

Correção de erros e retratações

Após a publicação, os autores devem notificar os editores se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata, adendo ou aviso.

No caso de os editores serem informados de qualquer acusação de má conduta, eles tratarão as alegações adequadamente.

Civitas segue as diretrizes do Cope para retratar ou corrigir artigos. Os editores estão dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas quando necessário. Serão tomadas medidas pertinentes para identificar e prevenir a publicação de trabalhos com erros ou má conduta ética na pesquisa.

Sigilo

O manuscrito enviado para avaliação é um documento privilegiado e será protegido de qualquer forma de exploração. Componentes da equipe editorial e pareceristas são orientados a não citar um manuscrito antes que seja publicado e não distribuir ou usar as informações que ele contém para o avanço de sua própria pesquisa. Durante a revisão, o manuscrito não deve ser mostrado nem discutido com outros, e ninguém mais deve ser envolvido na revisão, exceto, em casos especiais, pessoas que podem fornecer algum parecer específico. Nesse caso, o revisor mantém a responsabilidade de garantir a confidencialidade. O revisor deve informar os editores sobre outros que tenham feito contribuições significativas para uma revisão.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Trabalhos são publicados em português, espanhol e inglês. Aceitam-se também textos em outros idiomas, que devem ser traduzidos ao português ou inglês. O tamanho máximo recomendado é de 40 mil caracteres, incluindo espaços. Artigos vêm acompanhados de título e um resumo de até 1.000 caracteres em português, espanhol e inglês, no qual são sintetizados os propósitos, métodos e conclusões do trabalho, e uma lista de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e com a primeira inicial em letra maiúscula.

Aceitos são textos com até três autores, com titulações semelhantes, e que satisfaçam a definição de co-autoria adotada (ver: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/about/editorialPolicies#custom-4).

Civitas aceita dois modos de submissão: para núcleos temáticos específicos, dentro de prazos previamente definidos, ou como texto avulso. Sobre os textos para núcleos temáticos é decidido em bloco, após o término do prazo de submissão, em comum acordo com os editores convidados; textos avulsos são avaliados em fluxo contínuo e a aprovação fica condicionada à perspectiva concreta de publicação.

Destaques no interior do texto, tais como ênfases do autor, palavras em idioma estrangeiro e títulos de textos, são em itálico. As notas, quando indispensáveis, são de rodapé, curtas e substantivas, numeradas sequencialmente e sem formatação específica.

Gráficos, figuras e tabelas são enviados em formato .png ou .jpeg em arquivo à parte, com identificação de programa e versão; eles não ultrapassam as dimensões da página da revista (16,5 x 11,5 cm). A numeração sequencial e o título, bem como a fonte dos dados, vêm inseridos no texto como lugares-tenentes.

Referências  

As notas de referências são inseridas no texto, seguindo o seguinte padrão: (Autor ano, xx) ou (Autor1 ano, xx; Autor2 ano, xx). Havendo mais de uma obra do mesmo autor num ano, este vem acompanhado de uma letra sequencial do alfabeto. Exemplo: (Autor 1998a; 1998b).

A lista de referências é apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética e sem numeração, segundo o estilo Chicago autor-data, 17ª edição. Exemplos:

a) livro: Sobrenome, Nome. Ano. Título em itálico. Edição. Local de publicação: Editora.

Ex.: Fernandes, Florestan. 1987. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de uma interpretação sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara.

b) capítulo: Sobrenome, Nome. Ano. Título do capítulo. In Título do livro em itálico, organizado por Nome Sobrenome, xx-yy. Edição. Local de publicação: Editora.

Ex.: McCarthy, Thomas. 1992. Practical discourse: on the relation of morality to politics. In Habermas and the public sphere, editado por Craig Calhoun, 51-72. Cambridge: The Mit Press.

c) artigo em periódico: Sobrenome, Nome. Ano. Título do artigo. Título do periódico em itálico, ano-ou-volume (n. número-ou-fascículo): xx-yy.

Ex.: Benhabib, Seyla. 2012. O declínio da soberania ou a emergência de normas cosmopolitanas? Repensando a cidadania em tempos voláteis. Civitas, 12 (1): 20-46.

d) Dissertação ou tese: Sobrenome, Nome. Título da dissertação ou tese. Tese/Diss., Universidade, ano. URL.

Ex.: Souza, Luiz Gustavo da Cunha. Reconhecimento, redistribuição e as limitações da teoria crítica contemporânea. Tese, Universidade de Campinas, 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280479.

e) publicações eletrônicas de cunho acadêmico: seguem o padrão acima segundo o seu tipo, acrescido do DOI ou URL.

Ex.: Hrubec, Marek. 2019. Social and environmental conflicts or sustainable development? Positive alarmism. Civitas, 19 (2): 281-295. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2019.2.33782.

f) blogues e similares: Sobrenome, Nome. Ano da postagem. Título da postagem. Nome do blogue (blog), Título da página se houver. Data da postagem. URL.

Ex.: Candido, Antonio. 2019. O significado de Raízes do Brasil. Café com Sociologia. 3 jan. 2019. https://cafecomsociologia.com/o-significado-de-raizes-do-brasil-por/.

g) jornais e revistas: Sobrenome, Nome. Ano. Título do artigo. Título do jornal ou revista, data da publicação, páginas ou seção. URL se estiver online.

Ex.: Saldaña, Paulo. 2019. Apenas 0,8% dos brasileiros de 25 a 64 anos concluíram curso de mestrado. Folha de S. Paulo, 10 set. 2019, Educação. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/acesso-a-mestrado-no-brasil-e-16-vezes-menor-do-que-em-paises-ricos.shtml.

Toda a literatura deve ser submetida à verificação da existência de DOI em http://www.crossref.org/SimpleTextQuery

 

 

Envio de manuscritos

 

Os trabalhos são enviados anonimizados, em texto corrido e sem o uso de recursos sofisticados de formatação através da página da revista (http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas). Para envio e acompanhamento é necessário cadastrar-se na área de acesso, fornecer as informações relativas a sua formação acadêmica, organização e área em que atua, endereço postal completo.
Havendo mais de um autor, é indispensável apensar uma declaração especificando a contribuição individualizada de cada participante (ver modelo de documento acima). Não são cobradas taxas para avaliação e/ou publicação. Cada autor deve incluir no cadastro sua Orcid-ID (ver: https://orcid.org/).

 

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Cep: 90619-900, Tel: +55 51 3320 3681 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: civitas@pucrs.br