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(Atualizado: 31/01/2022)

Informações básicas

 

Informações básicas

 

A Cogitare Enfermagem é uma publicação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, e teve sua primeira edição publicada em 1996. Disponível desde 2015 somente na versão eletrônica, com circulação em bases, diretórios e portais nacionais e internacionais.

Destina-se a publicação artigos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência/caso e comunicação livre, da área da saúde, em especial a Enfermagem.

É uma revista que adota o sistema de fluxo contínuo (rolling press). O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas externos designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Publica integralmente os artigos na versão português e inglês, e a partir de 2022 publicará os artigos também na versão espanhol.
A Revista Cogitare Enfermagem proporciona acesso público a todo seu conteúdo, exceto onde está identificado, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

O título abreviado do seu título é Cogit. Enferm., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/revistacogitareenfermagem

 

 

Fontes de indexação

 
  • Base de Dados Nacionais da Enfermagem - BDENF 
  • Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature - CINAHL 
  • Index de Enfermería em Español, Fundación Index - CUIDEN 
  • Diretório de Revistas de Acesso Aberto - DOAJ 
  • Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - DIADORIM
  • DIMENSIONS
  • GOOGLE SCHOLAR
  • Índice Latinoamericano de publicações científicas seriadas - LATINDEX 
  • Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS 
  • Base de Dados Bibliográfica en Ciências Y Tecnología - PERIÓDICA 
  • REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • SciELO Brasil
  • SCOPUS 
  • Portal de Revistas de Enfermagem – REVENF
  • Portal de Periódicos da CAPES
  • Biblioteca Virtual de Saúde de Enfermagem - BVSE
 

 

Indicadores Bibliométricos

 

Qualis Capes: B1 (2021)
Citation Cuiden: 1,129 (2019) 
SCOPUS SJR: 0.15 (2020)
Google h5: 23 (2021)

 

 

Propriedade intelectual

 

Copyright e direitos de publicação

A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Cogitare Enfermagem apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.

A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.

Licença

Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:

  • Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
  • Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
 

 

Corpo Editorial

 

Editor [ou Editores]

   

 

Conselho diretor

 

 

 

 

Editores associados

   

 

Conselho editorial

   

Produção editorial

 
  • Revisão e diagramação
    Marianna Leichsenring Sella, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR, Brasil
  • Secretaria e financeiro
    Liciane Sallun, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR, Brasil.
  • Gerencia editorial e indexação
    Dione Mari Caetano, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR, Brasil
  • Normalização.
    Vilma Machado, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, PR, Brasil
 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A missão da Cogitare é publicar e divulgar o conhecimento produzido nas áreas da saúde e de enfermagem com excelência e respeito aos princípios éticos.

Para publicação na Cogitare serão considerados: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas.

É uma revista que adota o sistema de fluxo contínuo (rolling press). O processo de avaliação adotado é o de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas externos designados segundo o tema e o enfoque do artigo

Os manuscritos submetidos à Cogitare deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR.

A Cogitare segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE.

Destacamos que apoiamos a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas, Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), assim como a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12/12/12, e demais legislações de pesquisa realizada no Brasil.

Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos da OMS, validados pelos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE.

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, assim como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Revista e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

Ciência aberta

A Ciência Aberta é um termo “guarda-chuva”, que engloba diferentes significados, tipos de práticas e iniciativas, e envolve distintas perspectivas, pressupostos e implicações. Estão incluídas desde a disponibilização gratuita dos resultados da pesquisa, acesso aberto, até a valorização e a participação direta de não cientistas e não especialistas no fazer ciência, tais como “leigos” e “amadores” (ciência cidadã) (Albalgi, Clinio e Raychtock, 2014).

Seguindo o escopo proposto por Albalgi, Clinio e Raychtock, 2014, e alinhado com o movimento de Ciência aberta que está acontecendo no mundo, a Revista Cogitare Enfermagem disponibiliza a seus leitores, autores e colaboradores, as políticas relacionadas a este movimento.

Um dos pilares da Ciência aberta, no processo de editoração cientifica, é a transparência no processo de avaliação dos manuscritos. Este processo vai desde a abertura dos pareceres entre editores, autores e pareceristas, até a publicação destes pareceres. Para esta etapa, a Revista Cogitare Enfermagem, a partir de 2020, informará para os autores e disponibilizará aos leitores no manuscrito, de forma gradativa, o Editor Associado responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito.

Quanto à abertura dos pareceres, bem como a identificação dos pareceristas aos autores, a Revista Cogitare Enfermagem está se organizando para que, a partir de 2022, 50% destes pareceres sejam abertos aos autores. Para 2023, 100% estarão abertos. Isto acontecerá de forma gradativa devido à necessidade de comunicação e aceite dos pareceristas, que atualmente estão cadastrados em nossa Revista no formato peer review e não open peer review.

Os outros dois tópicos que estão vinculados ao alinhamento com a Ciência Aberta são: disponibilização pelos autores do conteúdo da pesquisa em repositórios, e o aceite de artigos publicados em repositórios “preprint”. Esclarecemos que revista Cogitare Enfermagem irá aceitar manuscritos provenientes de repositórios de preprint para o processo de avaliação pelos pares. Quanto a questão da disponibilização dos dados da pesquisa em repositórios, a Revista Cogitare Enfermagem está trabalhando para que a partir de 2022, aconteça a implantação de forma gradativa das políticas de aceite.

Referencias:

ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p. 434-450, nov. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593/3072. Acesso em 05 dez. 2019.
 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Categorias de artigo

1. Editorial – Limite máximo de 600 palavras (excluindo títulos e referências)

Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração.

2. Artigos originais – Limite máximo 4.500 palavras (introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Estudo relativo à pesquisa científica original, inédita e concluída. Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método: método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados: deverá ser apresentado com sequência lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; Discussão: deverá seguir a sequência lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras.

3. Revisão – Limite máximo de 4.500 palavras (introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do checklist e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

4. Comunicação livre – Limite máximo de 2.000 palavras (introdução, desenvolvimento, resultados e discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

5. Relato de experiência/caso – Limite máximo de 2.000 palavras (introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão, tabelas, quadros, gráficos).

Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.

Formatação geral do documento

FORMATO: “.doc”;
FOLHA: Tamanho A4;
MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;
FONTE: Times New Roman; fonte 12 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.
ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o artigo foi redigido ou em transliteração de depoimentos.
NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †, ‡, §, ††, ‡‡, §§, †††, etc.
ESPAÇAMENTO: Duplo no decorrer do artigo, inclusive no resumo.
Simples para título, descritores, citação direta com mais de três linhas, em transliteração de depoimento e referências bibliográficas.

Modelo para download: Template do Artigo

Estrutura do artigo

  • Título (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Resumo (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Descritores (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Considerações finais/conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências
  • Anexos

Formatação da estrutura do artigo

O artigo não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.

As palavras “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do artigo devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.

Título

Deve aparecer no mesmo idioma do artigo;

Tem limite de 16 palavras;

CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.

Resumo

Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.

Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido.

Não poderão conter abreviaturas, nem siglas.

Descritores

Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;

Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;

Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;

Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;

Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → https://decs.bvs.br; Lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.

Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.

Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:

DESCRITORES: Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.

Introdução

Deve conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.

Método

Deve conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.

Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do artigo, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.

Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.

Resultados

Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.

Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.
Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.

Discussão

Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.

Conclusões ou considerações finais

Destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras;
Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.

Agradecimentos

Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuíram para a realização do estudo.

Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.

Agradecimentos, apoio financeiro ou técnico, declaração de conflito de interesse financeiro e/ou de afiliações:

É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada. Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, solicitamos a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa em todos os artigos submetidos. A partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.

Referências

As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver.

Limite máximo de 30 referências;

Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;
Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação;

Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica;

Anexos

Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.

Orientações para ilustrações

Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).

São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos.

Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.

Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.

A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.

  • O cabeçalho e as fontes (quando houver) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas; 
  • Deve ser inserida o mais próximo possível do texto;

Tabelas 

Forma não discursiva de apresentar as informações, das quais o dado numérico se destaca como informação principal. Tem por finalidade a apresentação de informações tratadas estaticamente, sistematizando dados de modo a facilitar a leitura e interpretação das informações.

  • Abertas nas laterais, não se utiliza de linhas para fechar;
  • Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;
  • Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;

Toda tabela deve ter título, escrito na parte superior (topo), constituído da palavra Tabela, seguido do número em algarismo arábico que a identifica.

Após o título da tabela, incluir nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem o uso do ponto final, conforme exemplo abaixo.

Exemplo:

Os títulos das colunas devem ser curtos: quando abreviados devem constar por extenso na legenda.

 

Quadros

Quadros se compõem de informações qualitativas e textuais e devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem. Diferente das tabelas, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais com as extremidades fechadas.

Todo quadro deve ter um título, escrito na parte superior, constituído da palavra Quadro, seguido do número em algarismo arábico que o identifica.

Após o título do quadro, incluir nome da cidade, estado, país e ano, conforme exemplo abaixo.

Exemplo:

Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)

Devem ser apresentadas no texto, o mais próximo possível da indicação.

O título da figura deve ser colocado imediatamente abaixo desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem ponto final.

Exemplo:

As figuras devem ser anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação, preferencialmente, no formato JPEG, GIF, TIFF ou PNG, com resolução mínima de 300 dpi.

Serão aceitos gráficos e diagramas coloridos; não serão aceitas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).

 

Orientações para citações e depoimentos

Citação indireta ou paráfrase

Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, entre parênteses, e antes do sinal gráfico. 

Exemplo:
O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes(1).

Citação sequencial/intercalada

Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.

Exemplo:
(8-10)  – a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.

Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.

Exemplo:
(8,10)  – a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.

Citação direta com até três linhas

Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

Exemplo:
(8:13) – a informação se refere à referência 8, página 13.

Citação direta com mais de três linhas

Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Times New Roman 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.

O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.

Exemplo:
(8:345-6)    o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.

Depoimento

A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Times New Roman 12, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.

Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.

A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.

Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2).

Taxas
Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a Cogitare enfermagem cobrará:

  • Taxa de Avaliação;
  • Taxa de Publicação;

Taxa de Avaliação no valor de R$100,00 deverá ser paga após a aprovação do artigo na Primeira Etapa

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua aprovação na Primeira Etapa e solicitando o pagamento da Taxa de Avaliação. O boleto para pagamento deverá ser gerado no endereço que será encaminhado no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado em “Documentos suplementares” dentro do sistema da Cogitare Enfermagem.

*Após aprovação do artigo na Primeira etapa o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa de avaliação, o artigo seguirá para a Segunda Etapa da avaliação.

Taxa de Publicação será de R$ 600,50 cujo pagamento será solicitado somente se o artigo for “Aceito” para publicação ao final da Terceira Etapa de avaliação. 

A Cogitare Enfermagem encaminhará ao autor correspondente a versão final do artigo para aprovação e o boleto da Taxa de Publicação. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

As solicitações de correções, após a publicação eletrônica do artigo, deverão ser encaminhadas no prazo de 15 dias da publicação.
 

 

Envio de manuscritos

 

1. O artigo deve ser submetido no OJS – Open Journal Systems no site http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, uma única vez.

2. O autor correspondente deverá obrigatoriamente realizar o seu cadastro no sistema da revista e informar o endereço ORCID nos METADADOS.

3. Os demais autores deverão ser informados ao sistema da Cogitare Enfermagem no momento da submissão, e deverão informar o endereço ORCID nos METADADOS. Autores que não estiverem incluídos nos METADADOS no momento da submissão e que não informar o ORCID não poderão serão incluídos na publicação do artigo.

4. Os artigos são publicados na íntegra em português, inglês, e a partir de 2022 em espanhol. Os artigos poderão ser redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol. Após aprovação do artigo para publicação será solicitado aos autores:

  • para artigos submetidos no idioma português: tradução na íntegra do texto para o idioma inglês e espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma inglês: tradução na íntegra do texto para o idioma português e/ou espanhol;
  • para artigos submetidos no idioma espanhol: tradução na íntegra do texto para o idioma inglês e português.
Traduções e revisão ortográfica: será solicitado aos autores que providenciem as devidas traduções e revisão ortográfica. A Cogitare Enfermagem fornecerá uma lista de tradutores e revisores credenciados, os autores ficarão responsáveis por realizar as cotações, pagamentos e envio das versões traduzidas e revisadas para a Cogitare Enfermagem.
 

 

Política de avaliação de manuscritos

 

Os artigos submetidos à Cogitare passam por um processo de análise, em três etapas distintas.
Depois de submetido no OJS – Open Journal Systems –  http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, é atribuído um número de submissão que será a identificação do artigo no sistema.

Na primeira etapa o artigo é recepcionado e avaliado pela Editora Chefe onde serão observados os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta ele poderá ser recusado ou encaminhado ao Editor de seção, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa  o Editor de seção encaminha o artigo ao revisor técnico que realiza a análise do artigo, segundo as normas (preparo do artigo documentação suplementar), e o submete ao software anti-plágio ©CopySpider. Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação das normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o artigo adequado às normas, encaminha-se para dois consultores ad hoc para a análise do texto juntamente com o instrumento próprio de avaliação. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 120 dias).

O Editor de seção gerencia todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente. Durante todo o processo de avaliação (peer review) omite-se a identificação dos consultores e dos autores.

Após a análise dos pareceristas e da versão final, o artigo poderá ser Recusado ou Aceito, de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Durante o processo de análise e antes do envio do artigo para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o artigo, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Artigos com temas emergentes poderão ter seu processo de avaliação acelerados pelo Editor chefe da Revista e Conselho de Editoração.

Cabe ao Conselho de Editoração a composição dos volumes para a publicação.
 

 

Declaração de Ética

 

Os autores também deverão explicitar nos artigos, resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolveu seres humanos, se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Para os artigos originais decorrentes de pesquisa realizada no Brasil, indicar o respeito à Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12/12/12.

Nos artigos resultantes de pesquisa que envolva seres humanos, os autores deverão informar no texto que o projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e especificar o número da aprovação pelo Comitê, além de enviar cópia (como documentos suplementares).

 

 

Conflito de interesses

 

Os autores são responsáveis por reconhecer e informar ao conselho editorial, no Documento de submissão, sobre a existência de conflito de interesse, especificando a sua natureza. O conflito de interesse pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores.

 

 

Registros de ensaios clínicos

 

Quanto aos critérios e registro dos ensaios clínicos, a revista Cogitare Enfermagem segue os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde -OMSInternational Committee of Medical Journal Editors - ICMJE e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME. Todos deverão ter a apresentação do número do registro de aprovação de ensaios clínicos, em uma das seguintes instituições: Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos -ReBEC; ClinicalTrials.govInternational Standard Randomised Controlled Trial Number - ISRCTN; e WHO International Clinical Trials Registry Platform -ICTRP.

 

 

Plágio e má conduta editorial

 

“A violação dos direitos autorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Além das penalidades citadas e da desmoralização acadêmica, o plagiário estará sujeito a sanções cíveis, como retratação pública e indenização pecuniária por dano moral e/ou patrimonial, e a sanções administrativas, que podem chegar à reprovação/ desligamento da instituição, no caso de estudantes, e demissão, no caso de professores/ pesquisadores”(1).

As políticas de plágio adotadas pela Revista Cogitare Enfermagem estão embasadas no esclarecimento e definição sobre a propriedade intelectual, visando a estimular a publicação com qualidade e a coibir a prática do plágio. Estas irão impactar diretamente nos manuscritos submetidos para avaliação.

Quando a Cogitare recebe o manuscrito submetido pelo autor, ele será analisado por um software anti-plágio. Após análise e detecção de plágio de até 10%, apontado pelo software, a equipe da Cogitare irá solicitar ao autor que o reescreva e cite a fonte original. Caso o plágio seja extenso a partir de 20% a mais do mínimo estipulado, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Acreditamos que esta prática, apesar de punitiva, também se torna educativa e auxiliará na confecção de novos manuscritos.

Caso o plágio seja detectado no processo peer-review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, as medidas mencionadas acima, também serão aplicadas. Quando o plágio for detectado após a publicação do artigo, a Cogitare irá notificar e publicar a infração cometida por nota do Editor publicada na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.

Referências

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva [Internet]. Plágio acadêmico: conhecer para combater [acesso em 12 dez 2017]. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/plagio_academico.pdf

Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .

É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
  2. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
  3. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
  4. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
 

 

Preparando a documentação suplementar necessária

 

Como parte do processo de submissão, além do artigo, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada:

  1. Página de identificação (para todas as categorias de artigo).
  2. Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (para artigos originais).
  3. Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo).
  4. Formulário de conformidade com a ciência aberta. (para todas as categorias de artigo).

Lembrando que a não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do artigo, acarretará na não avaliação do mesmo.

1. Página de identificação

Título (fonte 12)

Deve ser conciso e refletir a ideia principal do artigo, com no máximo 16 palavras e excluindo a localização geográfica da pesquisa.

CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, CENTRALIZADO

IMPORTANTE: Em caso de o artigo ter origem em tese, dissertação, monografia ou trabalho de conclusão de Curso, deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé.

Autoria (fonte 10) / Limitado a (7) sete autores;

Nomes completos, apresentados imediatamente abaixo do título, alinhados à direita, separados por vírgula, numerados com algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos.

Espaçamento simples entre as linhas.

As informações dos autores (Nome da instituição, cidade, estado e país, contribuição do estudo por autor)*, deverão ser apresentadas imediatamente abaixo dos nomes, justificado, com fonte 10 e espaçamento entre as linhas em 1,15.

*Estas informações são obrigatórias para que o artigo possa ser avaliado.

Contribuição do estudo por autor: conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html, os autores e colaboradores deverão registrar o tipo de sua contribuição na produção do artigo.

São considerados 4 critérios mínimos de autoria:

a. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
b. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
c. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
d. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

Todos aqueles designados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria.

Além de ser responsável pelas partes do estudo que realizou, o autor deve ser capaz de identificar quais colaboradores são responsáveis ​​por outras partes específicas do estudo. Além disso, os autores devem confiar na integridade das contribuições de seus colaboradores.

São considerados critérios de colaboração:

a. Obtenção de financiamento;
b. Supervisão geral de um grupo de pesquisa ou apoio administrativo geral;
c. Assistência na redação, edição técnica, edição de linguagem e revisão;
d. Outros (especificar).

Categoria do Artigo (fonte 12)

O autor deverá indicar a qual categoria o artigo se encaixa:  Artigo original, Revisão, Relato de experiência/caso ou Comunicação livre.

Autor Correspondente (fonte 10)

Autor correspondente é aquele para o qual a Cogitare Enfermagem encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise do artigo. É responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do artigo e aceite formal da versão final do artigo para publicação.

Informar nome, instituição vinculada, endereço (rua, nº, CEP, cidade, estado, país), telefone e e-mail.

O nome do autor correspondente constará como tal por ocasião da publicação do artigo. É sua responsabilidade comunicar à Cogitare Enfermagem qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do artigo.

 Modelo para download: Página de identificação

2. Cópia do parecer do comitê de ética em pesquisa

 Para artigo de pesquisa que envolva seres humanos, os autores devem enviar uma cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do protocolo, emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do artigo. A cópia deve ser anexada como documento suplementar.

A cópia deve ser anexada na íntegra, contendo o parecer de “Aprovado”.

3. Documento de submissão

Este documento inclui a declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de participação no artigo e de conflito de interesses.

Deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como documento suplementar.

Modelo para download: Documento de submissão

4. Formulário de conformidade com a ciência aberta

 O autor correspondente deverá informar sobre o alimento da pesquisa e conformidade do artigo com as práticas da ciência aberta.

Deve ser preenchido o “formulário de conformidade ciência aberta” e anexado como documento suplementar.

Modelo do formulário para download: Formulário de conformidade ciência aberta
 

 

Check list de submissão

 

Prezado(a) autor(a), este checklist foi criado para ajudá-lo a verificar os principais itens normativos para a submissão de seu artigo em nossa revista

 
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