Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 20/02/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

O periódico BrJP foi fundado em 1999 com o título inicial Revista Dor. O BrJP é o periódico científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) - capítulo brasileiro da International Association for the Study of Pain (IASP) -  com o objetivo precípuo de ser um órgão para a divulgação de artigos originais, revisão e relatos de casos que versem sobre o estudo da dor aguda ou crônica em seres humanos e em animais, de autores nacionais e estrangeiros, sócios ou não da SBED. Tem como missão divulgar avanços científicos na área do tratamento e estudo da dor. Por seu formato de publicação bilíngue (inglês e português), em 2018, optou-se por alterar o nome do periódico para BrJP.

 

 

Acesso Aberto

 

A BrJP é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição.

Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Os usuários devem citar a fonte da informação com a referência da publicação na BrJP.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Este periódico segue o modelo Open Science Green

Os autores devem preencher e submeter junto ao manuscrito o formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta. Neste formulário os autores são solicitados a informar: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. 

Link para o formulário de conformidade com a Ciência Aberta

 

 

Ética na Publicação

 

O periódico BrJP adota os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics COPE. 

As alegações de má conduta antes e após a publicação são direcionadas ao periódico e ao editor-chefe e podem gerar: remoção do autor, pedido de retratação por má conduta ética, entre outros.

Os autores são obrigados a mencionar a contribuição de cada um na página de título baseada na declaração de autoria conforme a Contributor Roles Taxonomy (CRediT).    

Reclamações e recursos devem ser enviados para o periódico, editor-chefe, conselho editorial ou à SBED, sociedade científica responsável pela publicação do BrJP. 

Conflitos de interesses de cada um dos autores, editores e revisores/pareceristas deve estar obrigatoriamente apresentado no artigo. A ausência da indicação pode envolver recursos e necessidade de retratação por parte dos envolvidos. 

Dados e reprodutibilidade: o BrJP encoraja o uso de diretrizes de relato e registro de ensaios clínicos e outros e publicação e disponibilidade de dados brutos da pesquisa publicada no periódico.

Estudos clínicos com humanos e com animais devem ter aprovação de um comitê de ética reconhecido. Sugere-se a Plataforma Brasil do Conselho Nacional de Saúde

O BrJP não aceita plágio ou similares. Considera a publicação duplicada ou fragmentada da mesma pesquisa uma infração ética e é cuidadoso no uso de mecanismos para encontrar semelhanças de texto e detectar plágio. Para verificar a originalidade, antes de seguir para avaliação dos pares o artigo será verificado pelo serviço de detecção de originalidade pelo software iThenticate. Embora os editores façam todos os esforços para garantir a validade dos manuscritos publicados, a responsabilidade final recai sobre os autores, não sobre o BrJP, seus editores ou revisores, exigindo retratação dos autores e podendo o artigo ser retirado do BrJP em caso de confirmação posterior de plágio ou má conduta.

Discussões e correções pós-publicação são permitidas por meio de cartas ao editor, permitindo debate, correção, revisão e retratação de artigos após a publicação.

 

 

Foco e Escopo

 

O objetivo principal do periódico BrJP é a publicação de resultados de pesquisas originais sobre o tratamento da dor e sobre a compreensão da dor aguda, dor crônica, educação em dor, bioética, dor em seres humanos e dor em animais. Com ênfase multidisciplinar, o BrJP publica resultados de pesquisas de diversas áreas da saúde e áreas correlatas ao estudo e tratamento da dor. 

Áreas de interesse: Dor aguda, Dor crônica, Educação em dor, Tratamento da dor, Bioética, Medicina, dor em seres humanos, dor em animais.

O BrJP adota a licença Creative Commons CC BY:  "Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.” (Fonte: CC/Brasil).

Não há cobrança aos autores para submissão nem para processamento dos artigos (APC).

A partir de janeiro de 2024 a BrJP passará a publicar sob a modalidade de publicação contínua.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

BASE DE DADOS

DIRETÓRIOS / PORTAIS

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Brazilian Journal of Pain 
  • Título abreviado: BrJP
  • Publicação de: Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
  • Periodicidade 2023: Trimestral
  • Periodicidade 2024: Anual
  • Modalidade de publicação 2024: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1999
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

O periódico BrJP aceita a submissão de preprints. Um preprint é definido como um manuscrito completo e finalizado para submissão a um periódico que é depositado em servidor de preprint confiável, antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

Um servidor de preprint confiável precisa ter sua política de moderação transparente, oferecer DOI aos preprints submetidos, permitir alterações na versão do preprint, comentários e avaliação da comunidade com endosso de pesquisadores e interoperabilidade com outros serviços e plataformas. Serão aceitas somente submissões de trabalhos previamente depositados em plataformas públicas de servidores que atendam essas características de confiabilidade e transparência.

Recomenda-se as plataformas públicas Preprints, SciELO Preprints e EmeRI para discussão aberta antes da aprovação e publicação no periódico.

No caso de aceitação e publicação do artigo no BrJP, é de responsabilidade dos autores atualizar o registro no servidor preprint, informando a referência completa da publicação na revista.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Pré-Análise: todos os manuscritos submetidos ao BrJP serão encaminhados ao Editor-Chefe. Este será responsável pela apreciação e verificação da adequação do potencial da publicação ao escopo da revista. Os manuscritos que atendam ao conjunto dos requisitos metodológicos, éticos e termo de originalidade serão submetidos à análise por software de plágio, pelo serviço de detecção de originalidade pelo software iThenticate. Os manuscritos que não atenderem a esses critérios serão rejeitados e devolvidos aos autores nesta fase. Os manuscritos considerados apropriados pelo editor seguem para a avaliação técnica.

Avaliação técnica: nesta etapa verifica-se o cumprimento das normas de publicação e documentação exigidas na submissão de manuscritos pelo BrJP. Em caso de desacordo com as instruções, o manuscrito será devolvido aos autores para as adequações. Somente após conformidade com a documentação exigida o manuscrito será atribuído pelo Editor chefe a um Editor Associado da área temática principal do manuscrito. A partir desta fase, o Editor Associado assume com o Editor Responsável pela tramitação e avaliação do manuscrito, e seu nome será identificado no processo.

Avaliação de relevância e contribuição com o Escopo do BrJP: realizada pelo  Editor Responsável. Nesta fase o artigo pode ser devolvido aos autores por não atender aos critérios de relevância e contribuição, ou ser encaminhado para os pareceristas.

Análise de mérito e conteúdo: após avaliação do manuscrito pelo Editor Responsável, o artigo segue para avaliação quanto ao mérito e método científico por no mínimo dois avaliadores/revisores ad hoc de unidades distintas à de origem do trabalho. Por meio de parecer redigido em formu-lário próprio de avaliação, os avaliadores poderão recomendar quatro opções: “aceito”, “aceito com pequenas correções”, “reconsiderar após ex-tensa revisão” ou “recusa do manuscrito". O Editor-Chefe também fará uma análise de mérito e conteúdo. Nesta fase, Editor Responsável e Editor Chefe oferecem aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente com abertura ou não das identidades.

Decisão final: Caberá ao Editor-Chefe decidir sobre a aceitação do manuscrito. Sempre que necessário será solicitada uma revisão do artigo original, e o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para adequação. Uma versão revisada com as alterações efetuadas deverá ser submetida pelos autores e esta será reavaliada pelo Editor-Chefe, Editores Associados e revisores conforme a necessidade. Quando aprovado, o nome do Editor associado responsável pelo processo de tramitação do manuscrito será publicado no artigo com seu ORCID, sob a nomenclatura de “Editor responsável”.

Após aprovação: Os manuscritos aprovados quanto ao mérito científico para publicação no BrJP serão encaminhados para a tradução inglês ou português. Após a tradução os artigos no formato bilíngue, seguem para o diagramador e serão encaminhados em formato PDF aos autores para aprovação final antes da publicação. Os autores terão um prazo de 48 horas para enviar a correção das pequenas modificações, correções de ortografia e verificação das ilustrações. Cabe destacar que quaisquer modificações extensas implicarão a reapreciação pelos revisores e causará atraso na publicação do trabalho. Todos os artigos terão um registro DOI.

Sugestão: O BrJP incentiva a opção de publicar os pareceres de aprovação de artigos com ou sem a identificação dos pareceristas. Os pareceres constituem um novo tipo de literatura na metodologia SciELO e recebem tratamento similar aos artigos de pesquisa, de acordo com o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta preenchido pelos autores ao submeter o manuscrito.

 

 

Dados abertos

 

Como uma boa prática, seguindo a Ciência Aberta para garantir segurança e transparência, o BrJP incentiva o “compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos”.

Os dados de pesquisa do manuscrito aprovado para publicação na BrJP podem ser armazenados no repositório Scielo Data / BrJP 

O manuscrito deve informar em legenda descritiva para cada material suplementar publicado e na diagramação final do artigo haverá o link para o repositório de dados.

Recomenda-se o armazenamento de dados observados, coletados, gerados para validar os resultados da pesquisa original, sejam dados brutos, processados, áudio, vídeo, código, software, algoritmos, protocolos e métodos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Não há cobrança aos autores para submissão nem para processamento dos artigos (APC).

A sustentabilidade financeira é de responsabilidade da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor e de seus parceiros/patrocinadores por contratos anuais ou bi-anuais.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

O BrJP adota os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). Questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e retratadas pelo Corpo editorial do BrJP e pela diretoria da Sociedade Brasileira para o Estudo da dor.

Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de Boas Práticas proposto pela SciELO.

O Registro e Publicação de Errata seguirá as recomendações propostas pela SciELO.

O Registro e publicação de Retratação será conforme proposto pela SciELO.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Os autores, revisores e editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar uma declaração de interesse sumária no arquivo da página de título. Se não há interesse em declarar, então, deve-se mencionar: "Declarações de interesse: nenhuma". Esta declaração será publicada, em última instância, se o artigo for aceito.

Os revisores e editores envolvidos no processo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.

Todos os autores, os revisores e os editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorária, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos.

Quando editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

O BrJP utiliza o software de verificação de similaridade iThenticate da plataforma CrossRef.

Os manuscritos são analisados para verificação de similaridade antes de enviados aos avaliadores. Quando extensas modificações forem realizadas no processo de avaliação do manuscrito, editores e revisores podem sugerir nova verificação, desta forma o artigo passará por nova verificação de similaridade.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial do BrJP, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o BrJP observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Quando o artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos,  com animais ou com dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pelo BrJP mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação sob a Licença CC BY 4.0, que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos com o reconhecimento da autoria.

Concede-se o direito aos autores para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado no BrJP, como publicar em repositório institucional, com o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial neste periódico.

Leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, buscar ou linear o texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia aos autores ou editores.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • O BrJP se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de normativa ortográfica, com vistas de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém o estilo dos autores. Os arquivos originais serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados no BrJP, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou replicação sujeita a indicação de primeira publicação na revista BrJP, por meio da Licença CC BY 4.0.
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

O BrJP adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, preservando a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. É permitido que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

  • Autores de artigos publicados pelo BrJP mantém os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
  • O BrJP encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação é fomentada e tem sua sustentabilidade financeira pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).

 

 


Corpo Editorial

 

Editor-Chefe

   

 

Editor de dados

   

 

Editores associados

   

 

Editores Associados Internacionais

   

 

Equipe Técnica

 
  • Evanilde Bronholi de Andrade, Coordenação Editorial, brjp-contato@dor.org.br
  • Pedro Salazar, Tradutor Inglês e Português
  • Marcelo Sassine, Composição
  • Anete Salviano, Editora de Arte
 

 


Instruções para os autores

 

Tipos de documentos aceitos

 

O periódico BrJP publica artigos originais, artigos de revisão sistemática e meta-análise, cartas ao editor, relato de casos, masterclasses e breves comunicações sobre temas relacionados a distintas áreas da dor.

O BrJP aceita artigos com até 4000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas; incluindo as informações em apêndices) e até seis tabelas/figuras.

As publicações de Breves comunicações consistem em comunicação curta (até seis por ano) em formato semelhante ao dos artigos originais, contendo 1200 palavras e até duas figuras, uma tabela e dez referências.

As publicações do tipo Masterclass são artigos que apresentam o estado da arte de qualquer tema que seja importante para o campo da dor e oferece informações científicas que facilitam a aplicação de quaisquer conteúdos para a prática clínica. Todos os artigos do tipo masterclass serão convidados/ou sob consulta prévia do Editor-chefe e corpo editorial. Os autores devem ser reconhecidos especialistas em um campo específico de dor.

As publicações do tipo Carta ao editor apontam questões importantes em relação a um artigo publicado recentemente no BrJP, fomentam a discussão após a publicação. Se aceita, a carta é enviada aos autores do artigo que tiverem a oportunidade de responder. A contagem de palavras deve ser em torno de 500‐750.

Encoraja-se a submissão de artigos de Preprints, desde que disponíveis em plataformas de sistema aberto, confiável e que permita discussão aberta antes da publicação/aceite (ver secção Preprints na politica editorial)

 

 

Contribuição dos Autores

 

Os autores são obrigados a mencionar a contribuição de cada um na página de título baseada na declaração de autoria conforme a Contributor Roles Taxonomy (CRediT). As principais atividades correspondem à Conceituação, Metodologia; Software; Validação; Análise formal; Investigação; Recursos; Análise de Dados; Redação - Rascunho Original; Redação - Revisão & Edição; Visualização; Supervisão; Administração de projetos; Aquisição de financiamento.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Para facilitar e agilizar a submissão e avaliação do seu manuscrito na plataforma do BrJP, siga atentamente estas recomendações. Caso haja pendências técnicas, seu artigo retornará para ajustes antes de poder seguir para análise de mérito.

  • Página de título
    • Título
    • Título abreviado
    • Nome completo dos autores, suas afiliações (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail) e ORCID
    • Autor correspondente com detalhes de contato: nome do autor e endereço de e-mail
    • Descritores: entre três e cinco descritores cadastrados nos bancos de DeCS ou MeSH
    • Destaques (3 a 5 pontos principais sobre o artigo)
    • Declaração de conflito de interesse
    • Informar sobre financiamento dos artigos
    • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional
    • Registro de DOI e plataforma de submissão no caso de Preprint
    • Contagem de palavras

 

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

- Manuscrito cego (nenhum detalhe dos autores): principal parte do artigo (incluindo referências, figuras, tabelas e quaisquer reconhecimentos) não deve incluir nenhuma informação de identificação, como nomes de autores ou afiliações.

- Título

- Título abreviado

- Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis, estruturados em: JUSTIFICATIVA E OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS, CONCLUSÃO)

- Palavras-chave em português. As palavras-chave devem ser entre três e cinco descritores cadastrados nos bancos de DeCS ou MeSH

- Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versão no idioma inglês, quando o idioma do texto é diferente do inglês.

- Introdução: Descrever de forma breve e fundamentada o escopo e o conhecimento prévio baseado em evidência (estado da arte) para o delineamento da pesquisa, tendo como base referências bibliográficas relacionadas ao tema, preferencialmente as mais recentes conforme possível. Destacar a lacuna de conhecimento ou o problema em questão deve ser apresentado. Apresentar o objetivo da pesquisa de forma clara e a relevância do assunto estudado.

- Métodos: Informações específicas sobre "Tipos de Artigo”, uma vez que cada tipo de manuscrito requer itens distintos. O tamanho da amostra deve ser apresentado com todos os detalhes em todos os manuscritos que são ensaios clínicos. Valor de p e intervalo de confiança também serão necessários. Reforçar as diretrizes propostas para cada tipo de artigo. Conforme descrito abaixo, cada “tipo de artigo” segue uma diretriz para apresentação do texto. Quando aplicável, o checklist deve ser incluído como arquivo suplementar a submissão do manuscrito:

  • Ensaios clínicos controlados randomizamos (CONSORT ou TIDieR):
    • Os ensaios clínicos devem fornecer registro do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) ClinicalTrials.gov ou anzctr.org.au
    • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: CONSORT ou TIDieR.
    • O título deve considerar informações contidas na estratégia PICOT (P: população; I: intervenção: C: comparação; O: resultado; T: tempo).
  • Estudos observacionais transversais ou longitudinais, estudos de coorte ou caso-controle:
    • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: STROBE.
  • Estudos qualitativos:
    • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: COREQ.
  • Revisões sistemáticas:
    • Aquelas que incluam meta-análise terão prioridade sobre outras revisões sistemáticas.
      • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: PRISMA.
  • Estudos sobre tradução e adaptação transcultural de questionários ou ferramentas de avaliação:
    • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: COSMIN
  • Estudos metodológicos: 
    • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: GRRAS.
  • Protocolos de ensaios clínicos:
    • O BrJP incentiva a publicação de protocolos de ensaios clínicos novos relacionados à dor, protocolos de julgamento que são substancialmente financiados, com aprovação ética, registro prospectivo, com grande tamanho de amostra e de elevada qualidade metodológica. 
      • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto SPIRIT.
  • Estudos pré-clínicos com animais:
    • Experimentos com animais devem estar de acordo com a Lei Arouca (Lei federal 11.794) e os autores devem claramente indicar no manuscrito que tal instrumento foi seguido. 
      • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: ARRIVE.
  • Estudos diagnósticos/prognósticos: 
    • Estudos relacionados aos efeitos biológicos e/ou mecanismos de ação de intervenções farmacológicas e não farmacológicas à dor. 
      • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: STARD.
  • Relatos de casos:
    • Um único caso ou uma série de casos relacionados a dor aguda ou crônica podem ser apresentados aqui. Recomenda-se consultar o corpo editorial antes de submeter um relato de caso enviando um e-mail para brjp-contato@dor.org.br. Apenas casos muito interessantes serão considerados para publicação. Esse tipo de publicação requer aprovação no Comitê de Ética institucional e consentimento informado assinado pelos participantes(s), máximo das palavras é 1800. Deve conter: introdução, informações do paciente, achados clínicos, linha do tempo, avaliação diagnóstica, intervenção terapêutica, acompanhamento e desfechos, perspectiva do paciente, discussão, reconhecimentos e referências. 
      • O BrJP incentiva que os autores submetam como documento suplementar o checklist das recomendações de estruturação do texto: CARE.
  • Resultados: Devem ser descritos de forma objetiva, elucidados por figuras e tabelas quando necessário. Incluir análises realizadas e seus resultados.
  • Discussão: Nesta seção, os autores devem discutir seus resultados e três fases diferentes para cada conjunto de achados devem ser consideradas: interpretação dos resultados, uso de publicação anterior para confirmar ou refutar achados e considerações dos autores a cada tópico discutido. Informações anteriores devem ser devidamente citadas. A discussão pode ser dividida opcionalmente em subcapítulos. Limitações do estudo, implicações clínicas (sempre quando adequadas), informações sobre a importância/relevância e perspectivas para pesquisas futuras são requeridos de forma obrigatória.
  • Conclusão: Conclusões devem ser concisas e diretamente responder aos objetivos do estudo. Nenhum comentário extra é necessário.
  • Agradecimentos: Os agradecimentos devem ser apresentados em uma seção separada no final do artigo antes das referências, não se incluem, portanto, na página do título, como uma nota de rodapé. Liste aqui os indivíduos que prestaram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda linguística, assistência de escrita ou leitura de prova do artigo, etc.).
 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar as fontes de financiamento. Caso o manuscrito esteja vinculado a um projeto que recebeu financiamento, informe o número do projeto e agência de fomento que apoiou este trabalho.

Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou tipo de subsídios e prêmios. Quando o financiamento é de uma bolsa de bloco ou outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, apresentar o nome do instituto ou organização que forneceu o financiamento.

Se nenhum financiamento foi fornecido para a pesquisa, por favor, inclua a seguinte frase: “Esta pesquisa não recebeu nenhuma subvenção específica de agências de fomento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos.”.

 

 

Ativos Digitais

 

O BrJP considera ativos digitais: Tabelas, quadros, figuras, ilustrações, mapas, diagramas e demais ativos digitais.

- Forma de envio: todos os ativos digitais devem ser enviados em arquivo separado do texto.

- Formato editável: Os ativos digitais serão publicados em duas versões: português e inglês. Por este motivo, os textos sobre estes ativos devem ser editáveis. Não inclua ativos digitais que não possam ser editáveis.

- Resolução: imagens, ilustrações, mapas e demais arquivos gráficos devem ser apresentados com resolução mínima de 300 dpi reais (não interpolados). Imagens e fotos: provenientes de comerás digitais devem ter no mínimo 3MegaPixels de resolução óptica sem compressão.

O BrJP aceita até 6 ativos digitais por artigo original.

- Numeração: todas as imagens devem ser numeradas e estar acompanhadas de legenda e indicação de fonte. Cada nomenclatura segue uma numeração progressiva única, por exemplo: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2, Quadro 1, …

 

 

Citações e Referências

 

Referências devem seguir estilo Vancouver (http://www.icmje.org).

Exemplos de citação:

Livro:
Posso IP, Grossmann E, Fonseca PRB; Perissinotti DMN, Oliveira Junior JO, Sou-za JB, Serrando SC, Vall J, organizators. Tratado de Dor. São Paulo: Atheneu, 2017. v. 1.

Capítulo de Livro:
Kraychete DC, Reis PS, Almeida BO. Taxonomia da Dor Neuropática. In: Palla-dini MC, organizator. Tratado de dor neuropática São Paulo: Atheneu; 2021. p. 3-10.

Artigo de periódico:
Cohen SP, Vase L, Hooten WM. Chronic pain: an update on burden, best practices, and new advances. Lancet. 2021;397(10289):2082-97. 

 

 

Documentos Suplementares

 

Documentos obrigatórios para todas as submissões, como:
Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta
- Termo de originalidade
- Declaração de conflito de interesse

Documentos obrigatórios aos estudos clínicos:
- Termo de aprovação do comitê de ética 
- Registro do ensaio clínico prospectivo

 

 

Informações Adicionais

 

Para submeter seu manuscrito ao periódico BrJP, acesse o site GNPapers/brjp.

 

 

Contato

 

BrJP - Brazilian Journal of Pain

SBED - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 / Conjunto 02
São Paulo – SP – CEP 04014-012 – Brasil
Telefones: +55 11 5904-2881
Whatsapp: +55 11 97572-1403
brjp-contato@dor.org.br

 
Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br