Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 26/04/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

Brazilian Political Science Review (BPSR) foi lançada em 2007, com a missão de difundir trabalhos científicos de alta qualidade sobre temas da ciência política e das relações internacionais, contribuindo assim para o intercâmbio de ideias na comunidade internacional de ciência política e para a internacionalização do conhecimento científico produzido no Brasil.

Publicada pela Associação Brasileira de Ciência Política, a BPSR e acolhe a diversidade de temas, problemas e abordagens teóricas e metodológicas presentes nas diferentes subáreas da ciência política e das relações internacionais. Assim, seu escopo editorial, simultaneamente disciplinar e amplo, abrange toda a gama de pesquisas: teóricas e/ou empíricas; transnacionais, internacionais ou sobre um determinado país; quantitativas e/ou qualitativas.

Única revista científica nacional no campo da ciência política publicada totalmente no idioma inglês, a BPSR aceita trabalhos elaborados por autores estrangeiros e brasileiros.

A revista publica artigos originais, notas de pesquisa em andamento, ensaios de revisão bibliográfica e resenhas de livros publicados por editoras internacionais que incluem o Brasil no elenco de países pesquisados. Cada contribuição é publicada em seção específica, indicativa do tipo de manuscrito. A revista não acolhe propostas de dossiês, entrevistas ou análises de conjuntura. Excepcionalmente, por motivos de interesse da revista, o corpo editorial pode decidir pela realização de chamadas para dossiês ou pela solicitação de entrevistas, para publicação na seção BPSR Fórum.

Todos os manuscritos submetidos à BPSR devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados para avaliação de outras publicações. Consideram-se inéditos trabalhos não publicados total ou parcialmente em periódicos, livros e sites. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos, em perfis pessoais de plataformas acadêmicas, em versões preliminares, como working papers, ou em plataformas de preprints. Uma vez iniciado o processo de avaliação do manuscrito, o texto original e suas versões revisadas não podem ser publicados de nenhuma maneira até a divulgação pela revista. Durante o processo de avaliação, a originalidade do trabalho e de suas revisões é verificada com o uso de softwares de detecção de plágio.

Todos os manuscritos são submetidos a um processo duplo-cego de revisão por pares, com exceção das resenhas, que são avaliadas pelo corpo de editores da publicação. Por opção livre de revisoras e revisores, os pareceres podem ser nominalmente creditados. A BPSR está comprometida com práticas éticas e de transparência. Assim, as decisões editoriais enviadas a autoras e autores também são compartilhadas com as revisoras e revisores dos artigos.

A BPSR adota um intervalo de dois anos para a publicação de trabalhos de um mesmo autor, dentro da mesma categoria de documento. Essa restrição não se aplica às resenhas, nem aos artigos publicados na seção BPSR Fórum. A revista também não aceita a submissão simultânea de mais do que um trabalho do mesmo autor, para uma mesma categoria de documento.

A revista cobra uma taxa de processamento editorial (article processing charge - APC) dos autores com trabalhos aprovados, destinada exclusivamente ao pagamento dos serviços de tradução e/ou revisão do idioma inglês. Estes serviços são realizados por profissionais escolhidos e contratados pela BPSR. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de manuscrito. Membros da Associação Brasileira de Ciência Política, pesquisadores recém-doutorados e pesquisadores de regiões específicas do Brasil têm direito a um desconto. Mais detalhes nas Instruções aos autores. A publicação emite um comprovante de pagamento da taxa para os autores.

De publicação contínua, a BPSR organiza a divulgação dos artigos entre os três números que compõem um volume.

O título abreviado do periódico é Braz. Political Sci. Rev., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

ÉTICA EM PUBLICAÇÃO

A BPSR está fortemente comprometida com práticas editoriais éticas e busca sempre garantir os mais altos padrões de boas práticas editoriais no encaminhamento dos trabalhos recebidos, desde sua submissão, passando pela etapa de avaliação, até a publicação (ver Política de Compartilhamento de Dados e Velocidade de Publicação).

Toda e qualquer alegação de má conduta é endereçada ao editor-chefe, que a encaminha para as considerações e avaliação do Comitê de Ética da BPSR. Denúncias de más condutas, sem se limitar a esses itens, podem incluir questões relacionadas à autoria; más práticas de pareceristas, da equipe editorial e da secretaria editorial da BPSR; conflitos de interesse; dados e replicabilidade (ver Política de Compartilhamento de Dados); monitoramento de práticas éticas em pesquisa envolvendo seres humanos; plágio e republicação. Também podem incluir outros temas relacionados ao processo editorial.

Comitê de Ética da BPSR é formado pelo presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), pelos diretores das áreas de Publicações e de Projetos da ABCP e pelo editor-chefe da BPSR.  Casos alegados de má conduta serão avaliados à luz dos documentos orientadores de boas práticas editoriais adotados pela BPSR (ver Documentos Orientadores).

Todos os autores do manuscrito devem ser declarados no momento da submissão, assim como informações detalhadas para contato. A contribuição específica de cada autor deve ser informada. Manuscritos com autores omitidos, definidos por cálculos estratégicos sobre os efeitos do prestígio na possibilidade da aprovação do trabalho, ou incorporados por motivos honoríficos ou de autoridades (“ghost”, “guest” ou “gift writers”) serão excluídos do processo editorial.

Qualquer queixa sobre má conduta por parte dos pareceristas, da equipe editorial ou da secretaria editorial da BPSR é encaminhada ao editor-chefe, que a submete às considerações e à avaliação do Comitê de Ética da BPSR.

Durante todo o processo editorial, pareceristas e autores devem informar apoios financeiros recebidos e todo e qualquer possível conflito de interesse derivado deles (ver Financiamento). Além disso, recomenda-se aos editores associados e ao editor-chefe que se abstenham de participar de qualquer processo de submissão de manuscrito que possa implicar conflitos de interesses.

A BPSR adota os padrões e procedimentos para o monitoramento de práticas éticas em pesquisa envolvendo seres humanos estabelecidos pelo grupo de trabalho das Ciências Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e as regras específicas dos diferentes campos do conhecimento e instituições de pesquisa definidas pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). Toda investigação que não faça uso de dados existentes e envolva a participação direta de populações, grupos populacionais ou indivíduos deve ser realizada com o consentimento explícito dos envolvidos, com a assinatura do “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” (TCLE).

Documentos Orientadores

A BPSR recomenda a todos os envolvidos no processo editorial – autores, pareceristas, editores associados, editor-chefe e fornecedores externos – a consultarem, sempre que necessário, os documentos que orientam as boas práticas editoriais da publicação, principalmente sobre questões relacionadas à autoria e referências; responsabilidade dos autores; conflitos de interesse; anonimato e processo de avaliação; e pesquisas envolvendo seres humanos.

A BPSR adota as  "Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica”, do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também as “Diretrizes para a Comunicação dos Resultados da Pesquisa e Autoria”, estabelecidas no Código de Boas Práticas Científicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os documentos estão disponíveis em:
https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/diretrizes e
http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf

A BPSR adota ainda a política nacional com diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos (ver monitoramento de práticas éticas em pesquisa) e adota também os “Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas”, do Comitê de Ética em Publicações(COPE). Os documentos estão disponíveis em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html e
http://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv2_0.pdf

Para as melhores práticas relacionadas a aspectos específicos do processo editorial, a BPSR adota o “Relatório Técnico de Promoção da Integridade na Publicação de Revistas Científicas”, do Conselho de Editores Científicos, disponível em:
https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics

Arquivamento

Todo o material publicado pela BPSR conta com sistema de cópia e armazenamento oferecido pela SciELO, que garante o acesso permanente a todo o conteúdo da publicação, a qualquer momento, hoje ou no futuro, mesmo no caso eventual de a revista deixar de ser publicada.

POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS

A BPSR tem uma política de compartilhamento de dados e disponibiliza bases de dados e metadados em sua página eletrônica (brazilianpoliticalsciencereview.org) e também no repositório Harvard Dataverse. Os autores de trabalhos aceitos para publicação devem disponibilizar o conjunto de arquivos de dados para replicação.

Além de disponibilizar as bases de dados e metadados dos artigos aprovados em seu site e no Harvard Dataverse, uma parte importante da política de compartilhamento de dados da BPSR consiste na verificação exaustiva dos metadados e das bases, com o objetivo de garantir a transparência e a replicabilidade dos resultados apresentados nos artigos. Todos os procedimentos de replicação são checados. A revista avalia os dados e metadados e, quando se verifica inconsistências, a BPSR envia aos autores pareceres solicitando os devidos ajustes. As bases são disponibilizadas com acesso aberto no site da BPSR e no repositório Harvard Dataverse, apenas depois que forem avaliadas e replicadas.

Autores que submetem trabalhos empíricos devem fornecer, quando e se o artigo for aprovado: (i) o banco de dados utilizado na análise, (ii) o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e (iii) o script ou a descrição detalhada dos procedimentos de análise e os passos realizados para a elaboração de cada gráfico e/ou tabela.

O banco de dados deve estar em um formato de fácil acesso aos softwares estatísticos convencionais, como R, Stata, SPSS e Excel. O dicionário de códigos deve indicar o nome da variável, a sua descrição e a fonte dos dados. Quando for o caso, o código para replicação das análises deve ser extensamente comentado. Quando o artigo não utilizar um software estatístico que permita a criação de um código de replicação, o autor deve descrever os procedimentos, passo a passo, para que a replicação seja possível.

VELOCIDADE DE PUBLICAÇÃO

Ao mesmo tempo em que mantém altos padrões editoriais, a BPSR também está fortemente comprometida com a publicação rápida e segue uma política de publicação contínua. A equipe editorial trabalha para manter os prazos de publicação abaixo dos tetos definidos para as diferentes etapas de todo o processo editorial (ver quadros abaixo).

FLUXO DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Primeira versão

Segunda versão

Terceira versão

 

Avaliação Desk Review

Designação de editor associado

Designação de revisores ad hoc

Avaliação dupla cega por pares

Recomendação editorial

Decisão editorial

Revisão dos autores

Avaliação e designação de revisores ad hoc

Avaliação dupla cega por pares

Recomendação editorial

Decisão editorial

Revisão dos autores

Tempo máximo
(semanas)

1

1

2

12

1

1

12

1

12

1

1

...

Tempo máximo total
(semanas)

1

2

4

16

17

18

30

31

43

44

45

...

Responsável

Secretaria / Editor-Chefe

Editor-Chefe

Editor Associado

Revisores ad hoc

Editor Associado

Editor-Chefe

Autores

Editor Associado

Revisores ad hoc

Editor Associado

Editor-Chefe

...

Resultado / Status do manuscrito

Aceito: segue para editor associado
OU
Não aceito: devolvido ao autor

Segue para avaliação do editor associado designado

Segue para avaliação científica dupla cega por pares

Pareceres seguem para avaliação do Editor Associado

Pareceres e recomendação editorial seguem para  avaliação do Editor-Chefe

Aceito como está: segue para produção editorial (ver quadro)
OU
Revisão necessária: segue para os autores
OU
Não aceito:
arquiva-se

Submissão da versão revisada

Segue para nova rodada de avaliação científica dupla cega por pares

Pareceres seguem para avaliação do Editor Associado

Pareceres e recomendação editorial seguem para avaliação do Editor-Chefe

Aceito como está: segue para produção editorial (ver quadro)
OU
Revisão necessária: segue para os autores
OU
Não aceito:
arquiva-se

...

 

FLUXO DA PRODUÇÃO EDITORIAL

 

Revisão/ tradução +
Teste de replicabilidade e avaliação de metadados

Aprovação dos autores

Padronização e normatização de referências +
Inclusão dos arquivos de dados no repositório Harvard Dataverse (HD)

Diagramação

Aprovação autores

Conversão XML +
Envio para SciELO +
Publicação dos arquivos de dados no repositório HD

Publicação Página BPSR

Publicação SciELO

Tempo máximo
(semanas)

3

1

3

1

1

2

1

1

Tempo máximo total
(semanas)

3

4

7

8

9

11

12

13

 

Fontes de indexação

 
  • Diadorim
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • International Political Science Abstracts (IPSA)
  • Oasis
  • Open Academic Journals Index (OAJI)
  • ProQuest      
  • SciELO Social Sciences
  • Sistema de Información Científica Redalyc (Redalyc)
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)
  • Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
 

 

Propriedade Intelectual

 

A BPSR adota a licença Creative Commons -"Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)". Esta licença permite copiar e redistribuir o material publicado, em qualquer meio ou formato, para qualquer propósito, inclusive comercial, desde que reconhecida a autoria e a fonte original (BPSR). Mais informações sobre a licença podem ser encontradas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam com a política editorial adotada pela BPSR e em ceder os direitos autorais para a Associação Brasileira de Ciência Política.

 

 

Patrocinadores

 

ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política

 

 


Corpo editorial

 

Editores

 
  • Adrian Gurza Lavalle (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil) ORCID: 0000-0002-8998-9833
 

 

Editores Associados

 
  • Alvaro de Vita (Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil) ORCID: 0000-0002-4363-0358
  • Carlos Milani (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil) ORCID: 0000-0001-8204-6827
  • Mahrukh Doctor (University of Hull, Hull HU6 7RX, Reino Unido) ORCID: 0000-0001-8221-2522
  • Pedro Floriano Ribeiro (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil) ORCID: 0000-0001-8669-5795
  • Sandra Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil) ORCID: 0000-0002-7703-6488
 

 

Editor de dados

 
  • Maurício Izumi (Centro de Política e Economia do Setor Público - FGV, São Paulo, SP, Brasil) ORCID: 0000-0002-4339-0032
 

 

Comissão editorial

 
  • Adam Przeworski (New York University – NYU, New York, NY, Estados Unidos) ORCID: 0000-0002-1721-1627
  • Gisela Zaremberg (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Ciudad de Mexico, Mexico) ORCID: 0000-0003-3062-1628
  • Fernando Limongi (University of São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil) ORCID: 0000-0003-3692-8882
  • Maria Rita Loureiro (Getúlio Vargas Foundation – FGV, São Paulo, SP, Brasil) ORCID: 0000-0003-3129-4956
 

 

Editor Assistente

 
  • Débora Martins
 

 

Conselho Editorial

 
  • Alcides da Costa Vaz, (Unb, Brazil)
  • Andrew Hurrell, ( Oxford University, United Kingdom)
  • Argelina Cheibub Figueiredo, (IESP/UERJ, CEBRAP, Brazil)
  • Carlos Acuña, (Universidad de San Andrés, Argentina)
  • Candido Mendes, (UCAM, Brazil)
  • Carlos Huneeus, (Universidad de Chile, Chile)
  • Celi Pinto
  • Cícero Araújo, (USP, Brazil)
  • Constanza Moreira, (Universidad de la República, Uruguay)
  • Dal Choong Kim, (Yonsei University, Korea)
  • David Altman, (Universidad Católica de Chile, Chile)
  • Dirk Berg-Schlosser, (Institut für Politikwissenschaft, Germany)
  • Eduardo Viola, (UnB, Brazil)
  • Fabio Wanderley Reis, (UFMG, Brazil)
  • Gisele Cittadino, (PUC-Rio, Brazil)
  • Glaucio Soares, (IESP/UERJ, Brazil)
  • José Antônio Borges Cheibub, (University of Illinois, USA)
  • Jose Maria Maravall, (Instituto Juan March, Spain)
  • Laurence Whitehead, ( Oxford University, United Kingdom)
  • Lourdes Sola, (USP, Brazil)
  • Marcelo Cavarozzi, (Universidad Nacional de San Martín, Argentina)
  • Marcelo Jasmin, (IESP/UERJ, Brazil)
  • Margareth Keck, (Johns Hopkins University, USA)
  • Maria Hermínia Tavares de Almeida, (USP, Brazil)
  • Maria Regina Soares de Lima, (IESP/UERJ, Brazil)
  • Max Kaase, (International University Bremen, Germany)
  • Maria Victoria Murillo, (Columbia University, USA)
  • Manuel Villaverde Cabral, (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Monica Hirst, (Fundação Centro de Estudos Brazileiros - Funceb, Argentina)
  • Nizar Messari, (PUC-Rio, Brazil)
  • Octávio Amorim Neto, (FGV-Rio, Brazil)
  • Patrick Dunleavy, (London School of Economics and Political Science, United Kingdom)
  • Philippe Schmitter, (European University Institute, Italy)
  • Pierre Rosanvallon, (École de Hautes Études en Sciences Sociales, France)
  • Renato Boschi, (IESP/UERJ, Brazil)
  • Rolando Franco, (Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales - FLACSO, Chile)
  • R.B.J. Walker, (Victoria University, Canada, and Universiy of Keele, United Kindom)
  • Scott Mainwaring, (Notre Dame University, USA)
  • Sonia Draibe, (UNICAMP, Brazil)
  • Sonia Camargo, (PUC-Rio, Brazil)
  • Stefano Bartolini, (European University Institute, Italy)
  • Tullo Vigevani, (UNESP, Brazil)
  • Wanderley Guilherme dos Santos, (Leex/UCAM, Brazil)
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A BPSR publica artigos originais, ensaios de revisão bibliográfica, resenhas de livros publicados por editoras internacionais que incluem o Brasil no elenco de países pesquisados e notas de pesquisa em andamento – manuscritos que examinam sintética e preliminarmente achados empíricos ou avanços de desenvolvimento teórico e conceitual e sinalizam de maneira exploratória suas implicações para o estado da arte nas áreas relevantes, tanto em relação ao conhecimento empírico e/ ou quanto a problemas teóricos. 

Cada contribuição é publicada em seção específica, indicativa do tipo de manuscrito. A revista não acolhe propostas de dossiês, entrevistas ou análises de conjuntura. Excepcionalmente, por motivos de interesse da revista, o corpo editorial pode decidir pela realização de chamadas para dossiês ou pela solicitação de entrevistas, para publicação na seção na seção BPSR Forum.

Todos os manuscritos submetidos à BPSR devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados para avaliação de outras publicações. Consideram-se inéditos trabalhos não publicados total ou parcialmente em periódicos, livros e sites. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos, em perfis pessoais de plataformas acadêmicas, em versões preliminares, como working papers, ou em plataformas de preprints. Uma vez iniciado o processo de avaliação do manuscrito, o texto original e suas versões revisadas não podem ser publicados de nenhuma maneira até a divulgação pela revista. Durante o processo de avaliação, a originalidade do trabalho e de suas revisões é verificada com o uso de softwares de detecção de plágio.

Todos os manuscritos são submetidos a um processo duplo-cego de revisão por pares, com exceção das resenhas, que são avaliadas pelo corpo de editores da publicação. Por opção livre das revisoras e revisores, os pareceres podem ser nominalmente creditados.  

Em sintonia com as tendências da editoração científica no mundo, a BPSR checa e replica os resultados dos artigos antes da publicação e faz a curadoria dos dados, disponibilizando as bases e metadados na página do periódico e no Harvard Dataverse.

Todos os documentos publicados pela BPSR contam com backup garantido pela base de dados SciELO. O acesso permanente ao conteúdo da revista, atual ou futuro, também é garantido pelo SciELO, mesmo na eventualidade de o periódico deixar de ser publicado.

A BPSR adota um intervalo de dois anos para a publicação de trabalhos de um mesmo autor, dentro da mesma categoria de documento. Essa restrição não se aplica às resenhas, nem aos artigos publicados na seção BPSR Fórum. A revista também não aceita a submissão simultânea de mais do que um trabalho do mesmo autor, para uma mesma categoria de documento.

A revista cobra uma taxa de processamento editorial (article processing charge - APC) dos autores com trabalhos aprovados, destinada exclusivamente ao pagamento dos serviços de tradução e/ou revisão do idioma inglês. APC não é cobrada no caso de resenhas de livros ou de artigos publicados na seção BPSR Fórum. Estes serviços são realizados por profissionais escolhidos e contratados pela BPSR. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de manuscrito. Membros da Associação Brasileira de Ciência Política, pesquisadores recém-doutorados e pesquisadores de regiões específicas do Brasil têm direito a um desconto (veja a tabela abaixo). Os autores são responsáveis pela apresentação de documentos que comprovem seu direito aos descontos. A BPSR fornecerá todos os documentos necessários aos autores para solicitar recursos de suas instituições (universidades, centros de pesquisa, programas de pós-graduação etc.) ou de agências de fomento. A BPSR pode emitir recibos de pagamento da APC a pedido dos autores.
 

 

Valores da taxa de tramitação (APC)

 

Tipo de manuscrito

Perfil do autor

Artigos originais (9.000 palavras)

Ensaios de revisão de literatura (6.000 palavras)

Relatórios de pesquisa em andamento (2.500 palavras)

 

Sócio ABCP

Não sócio

Sócio ABCP

Não sócio

Sócio ABCP

Não sócio

Aluno de pós-graduação e ex-aluno de pós-graduação com dissertação/ tese defendida no período de um ano antes da data de submissão do manuscrito

R$ 270,00

R$ 675,00

R$ 180,00

R$ 450,00

R$ 75,00

R$ 190,00

Pesquisador oriundo de instituições de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção de Brasília)

R$ 810,00

R$ 1.350,00

R$ 540,00

R$ 900,00

R$ 225,00

R$ 375,00

Demais pesquisadores

R$ 1.350,00

R$ 2.700,00

R$ 900,00

R$ 1.800,00

R$ 375,00

R$ 750,00

Atualizada em março de 2022

Ao submeterem manuscritos para a BPSR, os autores concordam com a política editorial da publicação, incluindo: os requisitos para originalidade dos manuscritos submetidos; a não submissão simultânea, nem a publicação de novo artigo dentro de um período de dois anos; a cessão dos direitos autorais do trabalho para a Associação Brasileira de Ciência Política; o compromisso de enviar os arquivos de dados para publicação no site da revista e no repositório Harvard Dataverse e de realizar as modificações eventualmente solicitadas; e o pagamento da taxa de processamento editorial, caso o trabalho seja aprovado.

Edição de dados

Autores que submeterem trabalhos empíricos devem fornecer, quando e se o manuscrito for aprovado, o banco de dados utilizado na análise, o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e o código para replicação ou a série de passos da análise. 

O banco de dados deve estar em um formato de fácil acesso aos softwares estatísticos convencionais, como R, Stata, SPSS e Excel.

O dicionário de códigos deve indicar o nome da variável, a sua descrição e a fonte dos dados.

Quando for o caso, o código para replicação das análises deve ser extensamente comentado.

Quando o artigo não utilizar um software estatístico que permita a criação de um código de replicação, o autor deve descrever os procedimentos, passo a passo, para que a replicação seja possível.

Os autores podem disponibilizar materiais suplementares para o banco de dados. A tradução ou a revisão de idioma destes documentos gerará uma taxa adicional de processamento editorial (APC).

Idioma

Autores não lusófonos devem submeter trabalhos em inglês. Os autores lusófonos podem enviar textos em português ou inglês.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Documentos para submissão

A folha de rosto, o texto do trabalho, as tabelas, os gráficos e as figuras devem ser submetidos em diferentes arquivos, nomeados de acordo com seu conteúdo.  Na plataforma de submissão, é possível inserir cada documento em sua categoria.

Observações:

  1. A folha de rosto identifica os autores e deve informar: nome, afiliação, registro no ORCID, cidade, estado, país. O documento também deve trazer um minicurrículo dos autores com a formação acadêmica e eventuais vínculos empregatícios.
  2. O resumo pode ter até 250 palavras e tem um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão.
  3. A publicação aceita até cinco descritores (palavras-chave) que contam com um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão.
  4. O texto do trabalho NÃO deve apresentar nenhuma identificação dos autores.

Extensão dos trabalhos

Artigos originais: até 9 mil palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.

Ensaios de revisão bibliográfica: até 6 mil palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.

Notas de pesquisa em andamento: até 2.500 palavras incluindo as referências, tabelas e gráficos.

Resenhas de livros: até 1.900 palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.

Formatação

O texto do trabalho deve ser elaborado usando um processador de texto, de preferência o Word (Microsoft).

Eventuais notas explicativas devem ser inseridas no fim de cada página e devem ser numeradas sequencialmente. Esse é um recurso para ser usado o mínimo possível.

As tabelas devem ser submetidas preferencialmente em formato Excel (Microsoft). Cada tabela deve apresentar um título descritivo do seu conteúdo, que deve ser informado acima da tabela. A tabela também deve obrigatoriamente informar a fonte dos dados, que deve vir após a tabela. Eventuais notas explicativas devem vir fora da tabela. As tabelas não devem conter palavras em negrito ou em itálico.

Os gráficos devem ser submetidos preferencialmente em formato Excel (Microsoft), ou então, devem estar formatados de acordo com o padrão editorial da BPSR, com fonte Cambria, tamanho 11. Cada gráfico deve apresentar um título descritivo do seu conteúdo, que deve ser informado acima do gráfico. A fonte dos dados e eventuais notas explicativas devem vir abaixo do gráfico. Internamente, os gráficos não devem conter palavras em negrito ou em itálico.

Não há um formato definido para figuras e ilustrações. Título, legendas, fonte dos dados e eventuais notas explicativas devem vir fora da figura e não devem estar em negrito ou em itálico. De preferência, o conteúdo escrito interno das figuras e ilustrações devem estar na fonte Cambria 11.

Referências

No corpo do texto, referências a tabelas, gráficos e figuras devem respeitar a notação científica internacional: (FIGUEIREDO, 9999); or (FIGUEIREDO, 999:99).

Uma lista de referência deve ser incluída no final do manuscrito, iniciando em uma página separada, sem numeração e em ordem alfabética. A relação deve incluir todos os autores referidos no texto, tabelas, gráficos ou figuras, seguindo os critérios:

  • Books:  FIGUEIREDO, Marcus (sem ponto)(9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno. 999 pp. (número de páginas da obra, com o ponto da abreviação de páginas e o ponto do final da frase.
  • Edited book: FIGUEIREDO, Marcus (Ed sem ponto) (9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno. 999 pp.
  • Book sections (chapters): SILVA, Arnaldo (9999), Looking for stars. In: The life in Saturn. Edited by FIGUEIREDO, Marcus. Rio de Janeiro: Editora Saturno. pp. 123-133 (número de páginas do capítulo).
  • Articles: FIGUEIREDO, Marcus (9999), A vida em Saturno. Brazilian Politic Science Review. Vol. 01, Nº 01, pp. 123-124.
  • Electronic sources: FIGUEIREDO, Marcus (9999), A vida em Saturno. Available at <electronic address>. Accessed on (data de acesso) March, 08, 2019.
  • Citação de jornal: SOBRENOME, nome do autor da matéria. Título do artigo. Título do Jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inicial e final.
  • Entrevista: SOBRENOME, Nome do entrevistado. Título da entrevista. Nome do entrevistador. Data (dia, mês e ano), local. Nº de páginas ou tempo de duração.
  • Paper em evento científico: SOBRENOME, Nome do autor (9999), Título do trabalho. Paper presented at Nome do evento
 

 

Submissão

 

As submissões podem ser feitas clicando em “Article Submission” ou diretamente por este link: https://mc04.manuscriptcentral.com/bpsr-scielo.

Em caso de dúvidas, por favor, entrar em contato pelo e-mail: bpsrabcp@gmail.com

 

 


Associação Brasileira de Ciência Política Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 2047, CEP 05508-900, Tel.: (55 11) 3091-3754 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bpsr@brazilianpoliticalsciencareview.org