Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 18/04/2022)

Sobre a revista

 

Informações básicas

 

 

Brazilian Journalism Research (BJR) é um periódico científico quadrimestral publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A SBPJor tem como propósito estimular a articulação de uma rede de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas nesta área específica.

A BJR recebe submissões de artigos científicos, em fluxo contínuo, em inglês, português, espanhol e francês. As edições são publicadas em inglês, e podem ser publicadas versões de consulta dos artigos em português, espanhol e/ou francês. A revista também produz edições especiais que têm chamadas específicas.

Cobertura temática. Comunicação; Jornalismo e Editoração
Periodicidade. Quadrimestral
País de publicação. Brasil

Missão

A Brazilian Journalism Research (BJR) tem como missão constituir-se como um periódico acadêmico de excelência para os pesquisadores em Jornalismo, a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em jornalismo, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores em jornalismo em nível nacional e internacional.

Histórico do periódico

Lançada em 2005, a Brazilian Journalism Research (BJR) é a revista científica editada pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), com periodicidade bi-anual e de livre acesso na Internet.

A BJR sempre teve uma preocupação com a internacionalização da pesquisa brasileira. Ainda nos primeiros números, o periódico já era editado em inglês. Somente a partir do volume 2.2008 que a BJR passou a ser bilíngue, sendo publicada simultaneamente em inglês e português.

A partir de 2008, a BJR passou a circular exclusivamente pela internet. Neste mesmo ano, a revista iniciou um processo de indexação em bases de dados. Atualmente, a revista está indexada em 25 bases e repositórios, tanto multidisciplinares como exclusivos para periódicos de Ciências Sociais.

A partir de 2013, a BJR começa a publicar textos em espanhol, que vão dividir espaço com a edição em português do periódico. Nesse ano, os resumos em espanhol também se tornam obrigatórios para todos os artigos publicados no periódico. Outra novidade foi a inclusão da BJR na lista de periódicos recomendados pela Agence d'évaluation de la recherche et de l'enseignement supérieur (AERES) na França, no domínio de Ciências da Informação e da Comunicação.

O ano de 2014 marca o décimo aniversário da revista. Para promover ainda mais a sua internacionalização, a BJR passa a trabalhar em fluxo contínuo. Outra mudança é a ampliação de seu corpo de colaboradores/as. Além dos inúmeros/as pareceristas, revisores/as, tradutores/as, a BJR se abre para pesquisadores/as de renome na área que tenham interesse em propor Dossiês sobre temáticas específicas, assumindo a tarefa de incentivar a publicação de artigos inéditos de autores/as do Brasil e exterior.

A partir de 2017, a BJR tornou-se quadrimestral, passando a publicar três edições por ano (abril, agosto e dezembro). Nesse ano, ela também adotou a APA como norma de citações, alinhando-se aos padrões de outros periódicos de referência internacional.

Em 2018, a BJR foi aceita para indexação nas bases Scopus, Emerging Sources Citation Index (Clarivate Analytics), Social Science Database (ProQuest) e REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico).

A partir de 2019, a revista passou a fazer uma primeira avaliação pelo comitê editorial de todos os artigos submetidos (desk review). Também passou a investir em iniciativas de ciência aberta, como a abertura dos pareceres dos artigos aceitos pelo periódico e a publicação em um repositório aberto dos dados utilizados na pesquisa.

Além disso, desde 2020, a revista passou a aceitar a submissão de preprints. Por fim, em 2021, a BJR foi aceita para integrar a base de dados SciELO Brasil.

...

O título abreviado do periódico é Braz. journal. res., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

 

Bases de dados

Academic Journals Database
Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE
Directory of Open Access Journals - DOAJ
Ebsco Communication Source (Core Collection)
Emerging Sources Citation Index (Web of Science)
European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS)
Google Acadêmico
ICI Journals Master List database (Index Copernicus International)
REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Scopus
Social Science Database (ProQuest)
Sumários.Org

Bases preprint

Emerging Research Information - EmeRI
SciELO Preprints

Catálogos

Latindex
Periódicos Capes

Diretórios

Diadorim
EZB (Elektronische Zeitschriftenbibliothek)
JournalTOCs
LatinREV
LivRE
Oasisbr
Reviscom
ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources
Sudoc
WordCat

 

 

Propriedade intelectual

 

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob licença CC-BY 4.0 Internacional.

 

 

Patrocinadores

 

 

A revista é editada pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo, que prioritariamente financia a sua publicação.

A BJR também recebe apoio eventual dos seguintes órgãos públicos de fomento do Brasil: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

 

Corpo Editorial

 

Editora

 

   

 

Comitê Editorial

 

   

 

Editores associados

 

   

 

Conselho Científico

 

   


Produção editorial
 

 

Secretário de Redação

  • Eder Luis Cordeiro de Santana

Designer Gráfico e Editoração

  • Daia Carpes
  • IR Publicações
 

 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

 

A BJR se dedica a publicação de trabalhos científicos de alta qualidade sobre Teoria, Pesquisa e Crítica, que tenham o Jornalismo como objeto de estudo a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

Público da revista

A Brazilian Journalism Research é dirigida principalmente a professores, pesquisadores e estudantes na área de Jornalismo, Comunicação e Ciências Sociais. A revista incentiva ainda a distribuição do seu conteúdo a profissionais do jornalismo e da comunicação.

Diretrizes para Autores

Artigos originais e inéditos. Os artigos submetidos à BJR devem ser originais e inéditos, e podem ser redigidos por doutores ou estudantes de doutorados, sobre Teoria do Jornalismo, Pesquisa em Jornalismo e Crítica do Jornalismo - priorizando resultados de pesquisa. Mestres e estudantes de graduação e mestrado podem submeter artigos em co-autoria com pesquisadores-doutores ou doutorandos.

Anais de eventos ou versões. Textos publicados anteriormente em anais e atas de eventos, em periódicos, livros ou repositórios, independentemente do idioma, serão automaticamente recusados durante a etapa inicial de avaliação.

Fluxo contínuo e dossiês. A BJR aceita textos em fluxo contínuo, preferencialmente aqueles que apresentem resultados de pesquisa. Além disso, a revista publica dossiês especiais sobre temas específicos em Jornalismo, com calendário de submissões detalhado por meio de uma Chamada para Publicação.

Tempo entre publicações. Autores que já publicaram na revista devem aguardar um interstício de 16 meses (quatro edições) antes de terem um novo artigo em autoria ou coautoria publicado.

Limite de submissões. Os editores recomendam que os autores submetam apenas um artigo para avaliação considerando o tempo entre publicações descrito acima.

Autoria intelectual própria. O trabalho submetido deve ser de autoria intelectual própria. O autor deve identificar corretamente os dados e referências utilizados e dar os créditos ao autor ou fonte de informação consultados. Deve também declarar que todo material incluído no seu trabalho está livre de direitos de autor e que possíveis litígios judiciais de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual são de sua responsabilidade, de forma que exonera a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a revista e seus editores de toda responsabilidade sobre os materiais apresentados.

Contribuição dos autores. Os textos com dois ou mais autores devem conter informações sobre as contribuições efetivas de cada pesquisador na construção do artigo. É obrigatório que os autores cumpram, no mínimo, duas funções fundamentais na elaboração do texto submetido à revista: a) participação ativa na discussão dos resultados; b) revisão e aprovação da versão final do trabalho. Além destes, recomenda-se que sejam listadas contribuições particulares no que concerne a concepção do trabalho, operacionalização teórica e metodológica e redação do texto.

Idiomas de submissão.  A BJR aceita submissões em português, espanhol, francês ou inglês. O autor que submeter um trabalho em português, espanhol ou francês se compromete a enviar uma versão traduzida para o inglês 15 (quinze) dias após a comunicação do aceite pela BJR.

Sistema OJS. A submissão de artigos e o acompanhamento do processo editorial devem ser realizados via Sistema OJS. Quando necessário, entre em contato com os editores pelo e-mail: bjreditor@gmail.com.

Ciência aberta

A revista aceita preprints. Se você tiver depositado este artigo em um servidor de preprints, por favor, informe o DOI no momento da submissão, na caixa “Comentários ao editor”.

Depósito de dados de pesquisa. A Brazilian Journalism Research encoraja os autores a compartilharem os dados de suas pesquisas. Os autores que desejarem participar desta iniciativa devem encaminhar, no momento da submissão, um arquivo suplementar em formato Word contendo os dados e uma autorização permitindo a disponibilização desses dados sob licença CC-BY 4.0 Internacional. Os dados serão formatados e incorporados ao acervo da BJR Open Data repository, hospedado na OSFHome.

Caso prefira, o/a autor/a também pode hospedar os dados em outro repositório e encaminhar aos editores os dados de acesso (URL ou DOI). Um link para acesso aos dados da pesquisa será incorporado ao artigo no momento da publicação.

Custos de publicação

A BJR não cobra taxa de submissão nem taxa de editoração de artigos aceitos para publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Direitos autorais e privacidade

Declaração de Direito Autoral. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

Permissões de direitos de autor. Os autores são responsáveis pela obtenção de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia publicadas anteriormente em outro local ou que tenham sido produzidas por outras pessoas que não o autor do artigo.

Política de Privacidade. Nomes e endereços eletrônicos informados à revista são utilizados exclusivamente para fins de divulgação científica. Esses dados não serão disponibilizados pela BJR para outras finalidades.  

 


Forma e preparação de manuscritos
 

 

Para submeter seu trabalho, o autor deve utilizar exclusivamente o sistema eletrônico da revista: http://bjr.sbpjor.org.br

Os artigos submetidos à BJR devem conter de 40 mil a 55 mil caracteres (incluídos neste cálculo os espaços, as referências bibliográficas e as notas). Os artigos devem estar formatados de acordo com template da revista.

Título e subtítulo. Em português, inglês e espanhol.

Resumo/Resumen/Abstract. Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de até 100 palavras em português, inglês e espanhol.

Palavras-chave/palavras-clave/Keywords. Entre três (3) e cinco (5) palavras-chave em português, inglês e espanhol.

Notas. Notas devem ser redigidas no final do texto, antes das referências bibliográficas;

Referências no texto. As referências e as notas devem ser citadas no texto com (Autor, data, p. número de página);

Elementos visuais. Tabelas, figuras, fotos e ilustrações devem ter uma boa qualidade e alta resolução, ser em preto e branco e numeradas sequencialmente por categoria e claramente identificadas (Exemplos: Figura 1, Figura 2; Tabela 1, Tabela 2 etc.);

Referências Bibliográficas. Uma seção de Referências Bibliográficas em ordem alfabética deve seguir o texto; use o estilo da APA e a 6a edição do manual da APA.

Identificação de autores. As informações de identificação dos autores devem ser inseridas apenas nos campos respectivos do sistema eletrônico quando da submissão dos textos e não devem ser incluídas no texto do artigo. No Sistema OJS, (s) autor(es) deve(m) fornecer um currículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional, cidade, estado, país, e-mail, identificador ORCID, e outros dados relevantes.

Template. O formato final do artigo deve seguir o template da BJR.

 


Envio de manuscritos
 

 

Para submeter seu trabalho, o autor deve utilizar exclusivamente o sistema eletrônico da revista: http://bjr.sbpjor.org.br

 


Política de avaliação de Manuscritos
 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Plágio. Todos os artigos submetidos passarão primeiro por uma verificação de plágio e autoplágio, e de adequação ao template da revista.

Desk Review. Em seguida, será realizada a avaliação de desk review pela equipe editorial, de acordo com os seguintes critérios: Amplitude internacional; Clareza metodológica; Originalidade; Qualidade e atualidade das referências; e Caráter da pesquisa descritiva ou analítica.

Blind Review. Os artigos que atenderem aos critérios de desk review serão encaminhados à avaliação cega pelos pares, na qual não há identificação tanto dos autores como dos avaliadores.

Cada artigo é revisado por pelo menos dois avaliadores externos, escolhidos com base na temática dos artigos, dos referenciais teóricos e metodológicos adotados e, em alguns casos, na zona geográfica da pesquisa. Avaliadores que possuam algum tipo de conflito de interesses – por exemplo, que tenham conhecimento da pesquisa ou que sejam da mesma instituição do autor – não serão selecionados.

Preprint Review. A BJR também poderá optar por depositar algumas submissões no repositório de preprins EmeRI, como uma alternativa para acelerar o processo de avaliação. Em consonância com as práticas da Ciência Aberta adotadas pela revista, a autoria do artigo será revelada. Por outro lado, essa prática não tira o ineditismo do artigo.  Mais informações sobre os preprints aqui.

Processo de edição. No caso dos artigos aceitos, a equipe editorial da BJR pode proceder alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical, realizadas por revisores especializados – após consulta aos autores.

Os textos não aceitos para publicação na revista BJR, arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos. Acesse aqui um resumo do Processo Editorial e dos Prazos de avaliação e publicação dos artigos submetidos à BJR.

Pareceres abertos. A BJR se resguarda ao direito de publicação integral ou parcial de pareceres emitidos para artigos aceitos para publicação – desde que devidamente autorizados pelos/as pareceristas. Esta prática segue a política de Ciência Aberta adotada pela BJR.

 


Declaração de Ética
 

 

A BJR adota uma política de promoção da integridade na pesquisa, seguindo as diretrizes do Guia  de  boas práticas para  o  fortalecimento  da ética  na  publicação  científica SciELO. Além disso, encorajamos os autores a consultarem as normas do Committee on Publication Ethics (COPE) e o Código de Conduta e de Boas Práticas de Pesquisa da BJR.

Como descrito no artigo 24 de seu Regulamento:

“Artigo 24 - A BJR se compromete desenvolver práticas que garantam a idoneidade e a qualidade dos artigos publicados pela revista
I – O Código de Conduta e de Boas Práticas de Pesquisa adotadas pela revista estão disponíveis no site;
II – A BJR incentiva seus colaboradores – equipe editorial e pareceristas – a comentar sobre a originalidade de artigos e a estarem alerta para publicação redundante e/ou plágio.”

Desta forma, apresentamos as principais diretrizes que orientam as boas práticas dos autores, pareceristas e editores da revista.

Deveres dos Autores

Originalidade. Os autores se comprometem a oferecer um trabalho original. Qualquer citação deve ter a referência conforme as Diretrizes para os autores. O plágio ou autoplágio configura crime (Lei 9.610/98).

A BJR adotará uma política de detecção de plágio. Em casos em que um plágio é detectado, a revista se reserva ao direito de publicar uma errata e/ou remover o artigo do jornal e/ou banir o autor da publicação.

Publicação múltipla. Os autores não devem enviar o mesmo texto para mais de uma revista ao mesmo tempo.

Autoria e colaboração.A autoria do trabalho se restringe àqueles que deram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa e/ou do artigo submetido devem ser listadas como colaboradores, em nota de rodapé.

A definição do primeiro autor, dos demais autores do texto e os demais créditos concedidos devem estar baseados no mérito científico e na contribuição dada ao artigo, independente do status ou titulação dos/as autores – incluindo casos de trabalhos coassinados com orientadores de teses ou dissertações. 

Todos os autores e coautores devem estar cientes e em concordância com a submissão do trabalho.

Contribuição dos autores. Textos com dois ou mais autores devem conter informações sobre as contribuições efetivas de cada pesquisador na construção do artigo. É recomendado que os autores cumpram, no mínimo, duas funções fundamentais na elaboração do texto submetido à revista: a) participação ativa na discussão dos resultados; b) revisão e aprovação da versão final do trabalho. Além destes, recomenda-se que sejam listadas contribuições particulares no que concerne a concepção do trabalho, operacionalização teórica e metodológica e redação do texto.

Financiamento. Se houver financiamento, todas as fontes devem ser devidamente citadas na submissão.

Pedidos de revisão. Os autores têm direito de pedir revisão caso considerem o parecer inadequado. Os pedidos de revisão devem ser encaminhados ao editor, por meio de uma carta em que sejam elencadas as razões para a revisão no parecer. Pedidos de revisão serão avaliados pela direção da revista após consulta pelo editor encarregado pela submissão.

Deveres dos Pareceristas

Função. Os pareceristas são responsáveis por avaliar se o artigo deve ser aceito ou não para publicação na revista. Os pareceristas devem analisar: originalidade, adequação ao escopo da revista e/ou ao dossiê temático, metodologia, rigor científico, atualidade e pertinência do referencial teórico adotado.

Confidencialidade. A avaliação deve ser cega. Os pareceristas devem tratar os documentos como confidenciais. Os pareceristas não devem mostrar ou discutir com outros, nem divulgar nada antes da publicação do artigo.

Qualificação. Os pareceristas que não se sentirem qualificados para analisar o artigo devem responder ao editor assim que tiverem acesso ao e-mail de solicitação.

Pontualidade. Os pareceristas devem cumprir o prazo indicado ao aceitar a avaliação e informar sua disponibilidade pelo sistema da revista. Se os pareceristas não puderem cumprir o prazo, por algum imprevisto, devem informar tão logo ao editor para que seja designado outro parecerista.

Retorno ao autor. Os pareceristas não enviam retorno direto ao autor. Quem o faz é o editor encarregado pela submissão com base nos pareceres emitidos.

Plágio. Os pareceristas devem colaborar na identificação de autoplágio e plágio.

Submissão de artigo. Os pareceristas podem submeter artigo à revista como qualquer outro autor, seguindo as mesmas regras e normas. Os editores, contudo, devem evitar solicitar pareceres a pesquisadores com submissões em processo de avaliação pela BJR.

Deveres dos Editores

Publicação. Os editores são responsáveis por assegurar a integridade do processo de avaliação. Os editores devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio.

Confidencialidade. Os editores e demais membros da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas.

Publicação. Os editores devem informar ao autor a edição em que o artigo deve ser publicado.

Conflitos de interesse. Os editores devem recusar assumir responsabilidade por manuscritos com os quais tenham conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações. Os editores devem tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 


Conflito de Interesses
 

 

Os autores devem informar, no artigo, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Qualquer envolvimento comercial ou financeiro que possa representar algum tipo de conflito de interesse deve ser informado ao editor responsável, em uma carta, no momento da submissão. Conflitos de interesse podem ocorrer entre autores, revisores e editores.

No caso dos artigos redigidos com base em pesquisas envolvendo seres humanos é de responsabilidade dos autores adotarem os procedimentos éticos da área, incluindo a submissão aos Comitês de Ética na Pesquisa de suas instituições ou países, quando for o caso.

A BJR adota o Guia  de  boas práticas para  o  fortalecimento  da ética  na  publicação  científica SciELO. Além disso, encorajamos os autores a consultarem Código de Conduta e de Boas Práticas de Pesquisa da revista e as normas do Committee on Publication Ethics (COPE).

 


Plágio e Má conduta Editorial
 

 

A BJR adota o Guia  de  boas práticas para  o  fortalecimento  da ética  na  publicação  científica SciELO. Além disso, encorajamos os autores a consultarem Código de Conduta e de Boas Práticas de Pesquisa da revista e as normas do Committee on Publication Ethics (COPE).

 


Check list de Submissão
 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Se estiver submetendo um preprint, o identificador DOI do manuscrito será informado na submissão em Comentários ao Editor.
  • Estou ciente que a BJR adota práticas de Ciência AbertaAutorizo os editores, quando considerarem necessário, a depositarem a versão preprint do manuscrito no repositório EmeRI e a publicarem os pareceres do meu artigo após sua publicação.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • DOIs e URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece às Normas de Submissão e está no template da revista; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

 

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com