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(Atualizado: 28/03/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior foi criada em 1996 por um grupo de pesquisadores, liderados pelos professores José Dias Sobrinho e Dilvo Ristoff, como reação às mudanças em relação ao Programa de Avaliação Institucional (PAIUB), propostas pelo Ministério da Educação à época, com o surgimento do Exame Nacional de Cursos (Provão). Reunidos em Recife, em abril de 1996, este grupo propôs o surgimento de uma revista que retomasse o protagonismo de uma avaliação institucional, não somente centrada no desempenho dos estudantes. Apenas quatro meses depois era publicado, em julho de 1996, o primeiro volume da Revista Avaliação da Educação Superior, tendo o Prof. Dr. José Dias Sobrinho como editor chefe e o Prof. Dr. Dilvo Ristoff como editor adjunto. A revista iniciava com periodicidade quadrimestral para manter o debate sobre a avaliação institucional do ensino superior em pauta. Além de contar com instituições parceiras tais como a Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) e UNICAMP, em 2006, firmou cooperação com a Universidade de Sorocaba (Uniso), passou a ter publicações nos formatos impresso e eletrônico e foi admitida na coleção SciELO.

A partir de 2017 a revista optou por publicação apenas no formato eletrônico, e a parceria com a RAIES foi finalizada.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior está classificada no Qualis-Capes no estrato A1 na área de Educação desde 2010, quando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a classificar os periódicos nacionais.

A partir de 2023, a revista passa a adotar a publicação em fluxo contínuo, o que possibilita mais agilidade na publicação.

Missão
Contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre educação superior, em especial sobre avaliação institucional da educação superior, e temas relacionados com as tendências e as políticas da educação superior e ciência e tecnologia.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, visando aprimorar a forma como a pesquisa é conduzida, comunicada e avaliada dentro do contexto acadêmico. Definimos Ciência Aberta como uma abordagem inovadora na realização e disseminação de pesquisas, que destaca a importância da transparência e da disponibilidade dos elementos fundamentais que suportam os estudos publicados, tais como dados e metodologias.

Nossa adesão às práticas de Ciência Aberta, envolve mudanças significativas no processo editorial, no momento, visando agilizar a publicação de pesquisas, desde 2023 optamos pelo método de publicação contínua. Essa iniciativa facilita a disseminação da informação e contribui para uma comunicação científica mais eficaz e integrada ao fluxo global de informação.

As diretrizes para a submissão de manuscritos à nossa revista refletem esses compromissos. Solicitamos que todos os manuscritos submetidos sejam inéditos, em meios impressos e eletrônicos, incluam referências claras e acessíveis aos dados, métodos e códigos utilizados, garantindo a possibilidade de replicação e validação dos resultados.

Ao submeter seu manuscrito à Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Essas medidas são tomadas para assegurar que nossa revista acompanhe e promova as práticas de comunicação científica, e também contribua de maneira significativa para a evolução da pesquisa em educação superior.

 

 

Ética na Publicação

 

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior mantém um firme compromisso com a ética na publicação científica. Ao submeter trabalhos à nossa revista, os autores devem assegurar e declarar explicitamente que todas as diretrizes éticas pertinentes foram rigorosamente seguidas durante a realização de suas pesquisas. Isto inclui, respeitar a integridade científica, informar adequadamente sobre as fontes de financiamento, como agências de pesquisa, e garantir que os estudos envolvendo seres humanos ou animais tenham sido previamente aprovados por comitês de ética institucionais.

A responsabilidade pela observância das boas práticas de ética na pesquisa é exclusivamente do autor. É indispensável que todas as contribuições submetidas demonstrem clareza, honestidade e transparência, refletindo os mais altos padrões de integridade científica.

Nossa política editorial é fundamentada nos seguintes princípios e diretrizes:

Códigos de Ética da SciELO: Seguimos o "Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica", que estabelece padrões de ética e integridade para a publicação acadêmica.

Committee on Publication Ethics (COPE): Adotamos os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas”, recomendados pelo COPE, como parte integral de nossas práticas editoriais.

Directory of Open Access Journals (DOAJ): Alinhamos nossas políticas às diretrizes estabelecidas pelo DOAJ, promovendo a transparência e a ética em publicações de acesso aberto.

Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA): Nossas práticas editoriais refletem os princípios defendidos pela OASPA, garantindo uma comunicação científica aberta e ética.

Para pesquisas realizadas em ambientes virtuais, referenciamos as diretrizes fornecidas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Incentivamos pesquisadores de fora do Brasil a consultar documentos éticos equivalentes em seus respectivos países ou a entrarem em contato com a revista para orientações adicionais.

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior se dedica a assegurar que todas as publicações sigam os mais altos padrões éticos, contribuindo para a integridade e o respeito dentro da comunidade acadêmica. Aos autores solicitamos engajamento promovendo uma pesquisa responsável e uma prática editorial que respeite os direitos humanos, a integridade da pesquisa e os valores éticos fundamentais.

 

 

Foco e Escopo

 

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superioré uma publicação científica da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e da Universidade de Sorocaba - Uniso.  Praticante do acesso aberto, com foco na divulgação de estudos e pesquisas da área de Educação Superior, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre Educação Superior, em especial sobre avaliação institucional da educação superior, e temas relacionados com tendências e políticas da ciência e tecnologia. Tem como política catalisar e difundir as pesquisas acadêmicas produzidas por pesquisadores(as) de universidades e instituições de nível superior do Brasil e do exterior, que contribuam para o desenvolvimento de teorias e práticas de avaliação institucional e debates gerais sobre educação superior.

A partir de 2023, conforme política de internacionalização, a revista adotou o idioma bilíngue (português e inglês ou português e espanhol) nas suas publicações (artigos; entrevistas e resenhas).

 

 

Preservação Digital

 

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 

  • Título do periódico:Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
  • Título abreviado: Aval. (Campinas, Sorocaba, online)
  • Publicação de: Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

Política Editorial

 

Preprints

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior estabelece que:

Qualquer texto que tenha sido publicado anteriormente, seja integralmente ou em partes, seja em anais de eventos, jornais, livros ou websites, será considerado como uma publicação antecipada e, por este motivo, não é inédito. A revista aceita apenas textos inéditos.

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior aceita submissão de artigos que tenham sido depositados antecipadamente em repositórios como SciELO Preprints, SocArXic e Zenodo. Na submissão de artigo publicado em um desses repositórios, a informação sobre Preprint deve ser indicada no Formulário de conformidade com a Ciência Aberta e enviado na ocasião da submissão.

Processo de avaliação por pares

Os artigos enviados, que estão de acordo com as normas editoriais da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, passam por pré-avaliação dos editores, que verificam a adequação das contribuições ao escopo temático da revista. Uma vez aprovados na pré-avaliação, as contribuições são encaminhadas aos avaliadores.

Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc. Na emissão do parecer, eles levam em consideração a qualidade do tratamento do tema, a clareza da redação e a concordância com as normas editoriais da revista. Os avaliadores podem recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. No caso de pareceres divergentes, o artigo necessariamente será enviado a um terceiro parecerista.

Todo o processo de envio e de avalição de textos é realizado por meio do Open Journal System (OJS), que oculta os nomes de avaliadores e de autores dos manuscritos contribuições, a fim de preservar a avaliação duplo cega. Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado.

Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado aos editores-chefes o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres via formulário específico da revista, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser:

a) Aceitar
b) Solicitar correções obrigatórias
c) Rejeitar

No caso de solicitação de correções obrigatórias, os autores possuem o prazo de 15 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor, explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável pela condução da avaliação verifica as modificações solicitadas e delibera se o artigo será rejeitado ou aprovado. Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normatização, revisão e diagramação.

A forma padrão de avaliação adotada pela Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superioré a duplo-cega, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta, que são formas de avaliação por pares que a revista oferece como opção para os autores e avaliadores:

1ª) Avaliação por pares duplo-cega: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.

2ª) Avaliação por pares simples-cega: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.

3ª) Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

Os autores receberão os pareceres detalhados para garantir transparência e oportunidade de melhoria. Em média, o período entre submissão e comunicação da decisão editorial é de um a oito meses, com a publicação ocorrendo entre seis a dez meses após a submissão inicial.

Divulgamos os nomes dos editores de seção e de layout responsáveis por cada artigo, reforçando nosso compromisso com a clareza e a integridade no processo de publicação acadêmica.

Dados abertos

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, comprometida com os princípios da Ciência Aberta, solicita aos autores que compartilhem os dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados, resultantes das pesquisas subjacentes aos textos dos artigos publicados pelos periódicos. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

Os artigos têm acesso livre, são acessíveis a pesquisadores, estudantes e ao público em geral, com o objetivo de ampliar o alcance e o impacto da pesquisa. Seguimos o código de boas práticas para editores, garantindo um processo editorial ético e transparente. A revista incentiva o uso estratégico de redes sociais para divulgação dos manuscritos publicados, visando atingir uma ampla audiência e fomentar discussões acadêmicas produtivas. Incentivamos os autores a detalhar a contribuição de cada um nos manuscritos de autoria múltipla, promovendo a clareza e a justiça na atribuição de créditos.

A revista apoia o compartilhamento de dados de pesquisa, scripts de análise, instrumentos e materiais suplementares através de repositórios online abertos. Os autores podem utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar na Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa repositórios relevantes e certificados, essas práticas facilitam a reprodução e a verificação dos resultados da pesquisa, estimula novas descobertas e inovações. Quando for o caso, os autores devem indicar e referenciar no manuscrito a disponibilidade e a localização desses recursos, assim como os resultados obtidos. Ainda, se for o caso, o repositório em que se encontram os dados e informações, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção sobre a metodologia aplicada, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.

A contribuição dos editores de seção e layout são devidamente creditadas no artigo publicado. Em reconhecimento e agradecimento, os avaliadores têm a opção de registrar e validar suas atividades de revisão no Reviewer Credits, promovendo a transparência e reconhecimento de seu importante trabalho.

Cobrança de Taxas

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior não realiza cobrança de taxa de submissão, Article Processing Charge (APC) ou publicação.

A sustentabilidade financeira da revista é garantida pelo apoio institucional, assegurando a cobertura de despesas essenciais como a utilização de ferramentas de verificação de originalidade e serviços de marcação XML, fundamentais para a manutenção de nossos padrões de qualidade e integridade acadêmica.

A revista ressalta que a responsabilidade financeira referente à revisão gramatical e à tradução dos artigos para o idioma inglês e/ou espanhol é exclusivamente dos autores.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

A revista está comprometida com a manutenção da integridade acadêmica e com a qualidade da literatura científica, e segue as orientações abaixo:

Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica.
Guia para o registro, e marcação e publicação de Errata
Guia para o registro, marcação e publicação de retratação

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior informa que utiliza ferramentas de detecção de plágio e autoplágio. Contudo, caso haja falha no processo de detecção de má conduta, e o artigo já tenha sido publicado, o autor e seus co-autores tornam-se passíveis de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos.

Política sobre Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo no Formulário de Conflito de Interesses que deve ser preenchido, assinado por todos os participantes do manuscrito e anexado à plataforma de submissão.

Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Para garantir a originalidade do manuscrito submetido a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, utilizamos a ferramenta CopySpider na análise de plágio.

Nos casos em que se caracterizam o plágio ou autoplágio acima dos limites permitidos, o manuscrito é devolvido ao autor para correção.

Caso seja identificado plágio após a publicação, o Comitê Editorial faz uma análise sobre o fato, e se confirmada a má conduta, o artigo será imediatamente retirado e medidas apropriadas serão aplicadas aos autores.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior segue estritas normas de ética editorial. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Os autores devem assegurar a originalidade dos trabalhos e que estes não estão sob consideração em outro periódico. Todos os estudos envolvendo seres humanos devem incluir a aprovação ética correspondente. Nosso compromisso é manter a integridade e a transparência acadêmica em todas as publicações.

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa Direitos Autorais Referente a política relacionada a questão dos direitos autorais, a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior segue as recomendações dos Critérios SciELO, item 5.2.10.1.2. Direitos do autor – copyright.

Os autores das publicações realizadas pela Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do Site:

À Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior reserva-se o direito de realizar alterações normativas, ortográficas e gramaticais nos originais para manter o padrão da língua, respeitando o estilo dos autores.

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença CC-BY.

Os originais submetidos não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do Autor:

Os autores são inteiramente responsáveis pelas opiniões expressas em seus artigos.

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 


Corpo Editorial

 

Editores-Chefe

 

 

 

Editor(es) Associados

 

 

 

Conselho editorial nacional

 

 

 

Conselho editorial internacional

 

 

 

Equipe Técnica

 

  • Silmara Pereira da Silva Martins, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil. E-mail: silmara.silva@uniso.br
 

 

Produção Editorial

 

  • Silmara Pereira da Silva Martins, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil. E-mail: silmara.silva@uniso.br
  • Vilma Franzoni, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil. E-mail: vilma.franzoni@uniso.br
 

 


Instruções aos autores

 

 

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior opera exclusivamente pelo sistema on-line de submissão, utilizando o Open Journal System – OJS, como suporte de gerenciamento do processo editorial, desde a submissão, avaliação, até a publicação do artigo. A revista não aceita texto encaminhado fora do sistema.

Autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de doutor. Em caso de coautoria, obrigatoriamente um autor deverá estar na condição de doutor, sendo os demais doutorando, mestres e/ou mestrando.

Cada autor poderá ter apenas um artigo em tramitação por vez e a publicação de textos escritos pelo mesmo autor respeitará o intervalo de vinte quatro meses entre as mesmas.

O texto aprovado para publicação, deve passar por revisão e correção gramatical e ser traduzido para uma língua estrangeira (inglês ou espanhol, ou português em caso de artigo internacional).  No texto em português, deve constar os créditos do responsável pela revisão gramatical e no texto traduzido os créditos do responsável pela tradução (nome e e-mail).

Para atender as solicitações de revisão e correção gramatical e tradução, será acrescido prazo, acordado entre as partes, para entrega final dos arquivos.

IMPORTANTE: Os autores se responsabilizam pelos custos com a revisão gramatical e tradução do texto.

Os textos devem obrigatoriamente atender as orientações propostas pela Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, e estar de acordo com o escopo da mesma.

Tipos de documentos aceitos

A revista aceita submissões de autores do Brasil e do exterior e encontra-se hoje organizada em quatro (4) seções:

Artigo Original

Contribuições substantivas sobre questões relevantes para a temática central da revista, que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica, ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área de interesse. Os artigos submetidos para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo admitida submissão simultânea em outros periódicos.

Editorial

Seção destinada à publicação texto elaborado pelos editores da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior.

Entrevista

Entrevista inédita, com pesquisador(a) da área da Educação Superior, que apresente contribuição relevante para o campo educacional. Estudantes de pós-graduação podem submeter originais para esta seção.

Resenha

Manuscrito que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área da educação superior, de livros que tenham sido publicados recentemente, até 24 meses (últimos 2 anos). Estudantes de pós-graduação podem submeter originais para esta seção.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior aceita submissão de artigos, entrevistas e resenhas em português, espanhol e inglês, que serão publicados em sua língua original.

Contribuição dos Autores

A Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior solicita a descrição das contribuições de cada autor, devem apontar a participação no final do artigo, informando sua contribuição para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados.

A revista sugere utilizar a estrutura de taxonomia do CREDiT https://casrai.org/credit/

Vale ressaltar que é de responsabilidade do autor da submissão identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo.

Preparação do Manuscrito

Ao submeter o manuscrito, o autor responsável pela submissão deverá informar, obrigatoriamente, nos campos designados no sistema de submissão de artigos os seguintes dados de todos os autores: Nome completo, Orcid, afiliação institucional, e-mail, mini curriculum  informando a titulação. Submissões com dados incompletos serão recusados de imediato.

Formato de Envio dos Artigos

O arquivo deve obrigatoriamente ser submetido no template da revista, seguindo as orientações do mesmo e atender às exigências estipuladas em diretrizes para autores, estar de acordo com o escopo da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior e seguir as orientações abaixo.  

Título em português; inglês e espanhol.

Português: na parte superior da página, apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, em negrito, fonte Segoe UI, tamanho 12.

Os títulos em inglês e espanhol antecedem os resumos da língua, centralizado, sem negrito, fonte Segoe UI, tamanho 10.

Resumo em português; inglês e espanhol.

Resumo deve ser claro, facilmente legível, de 100 a 250 palavras.

Palavras-chave em português; inglês e espanhol.

até 3, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo; apresentadas em letras minúsculas; com exceção dos Nomes Próprios; Nomes Científicos; Siglas; separadas entre si por ponto e vírgula; finalizadas por ponto final.

Os metadados, compreendendo o título, resumo e palavras-chaves devem ter obrigatoriamente versões nos idiomas português, inglês e espanhol.

NÃO IDENTIFICAR AUTORIA NO ARTIGO - Preencher corretamente as informações de autoria no sistema. Inserir, Nome Completo; E-mail; País; URL do Lattes; URL do Orcid; Instituição e Resumo da biografia, com indicação de titulação, cidade e Estado.

No momento da submissão do artigo, todos os autores devem estar inseridos no sistema, no campo destinado à autoria. Submissões com dados incompletos serão recusados de imediato.

Ativos Digitais

Tabelas, quadros, figuras, ilustrações, mapas, diagramas e demais ativos digitais presente no documento, devem vir inseridos no corpo do texto, apresentados de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizada. Deverão estar identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem. Conferir exemplos no Template da revista.

Citações e Referências

CITAÇÕES: transcrição textual de parte da obra do autor consultado, devem seguir as normas da ABNT NBR 10520 atualizada.

As citações diretas de até três linhas devem ser inseridas no texto padronizada, usar aspas duplas, sem itálico; aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de outra citação. Optar por um dos exemplos e padronizar no texto todo:

Citação direta

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

ou

Segundo o autor, “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa” (Barros, 1991, p. 62).

Citação indireta

Segundo Lima (1990), a função pode dar a ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa.

ou

A função pode ser da ideia de algo relacionado a atividade ou tarefa (Lima, 1990).

Diferentes títulos, do mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Silva, 2015a), (Silva, 2015b). No caso de ter duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser deste modo: (Dias Sobrinho, 2009, 2015).

Citação com mais de 4 linhas: tem recuo de 4cm, fonte tamanho 10, justificada, espaçamento antes 12cm, depois 18cm; espaçamento entre linhas simples. Exemplos:

Segundo o autor:

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea (Barros, 1991, p. 22).
Segundo Barros (1991, p. 22):

Poder-se ia afirmar que dependendo dos recursos disponíveis pelo grupo para o atendimento das necessidades expressas e/ou sentidas, em maior ou menor grau em relação às estimulações do meio ambiente onde se insere a família, desenvolve-se mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social interna ou então se institui uma racionalização espontânea.

Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes na lista de referências. As citações devem ser feitas na língua do artigo. No caso de livros em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar na referência (tradução nossa).

Referências: lista única para apresentar os documentos citados ao longo do trabalho, em ordem alfabética. Apresentar conforme as normas da ABNT NBR 6023 atualizada. Utilizar fonte Segoe UI, espaço simples, corpo 12, alinhadas à esquerda, espaçamento antes/depois 12pt.

ATENÇÃO PARA AS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS:

Listar apenas autores citados no artigo.

Uso de itálico para as expressões: e-book; online; In (indica parte da obra); et al. (para indicação de mais de 4 autores [opcional]).

Indicar endereço eletrônico de publicações online (periódicos; artigos de periódicos, e-books, eventos, etc.), com data de acesso. Esta data não deve ultrapassar a data de submissão do artigo.

Exemplos:

Livro

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

Quatro ou mais autores: Indicar apenas o primeiro autor, e acrescentar a expressão et al. (no decorrer do texto padronizar o uso da expressão et al.).
BROWN, S. et al. Administração da produção e operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Autoria desconhecida: obra sem indicação de autoria, a entrada é feita pelo próprio título destacado por letras maiúsculas na primeira palavra.

BRITISH pharmacopoeia 2010. London: The Stationery Office, 2010. v. 1.
DICIONÁRIO de especialidades farmacêuticas: DEF 2010/11. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2010.

Capítulo de livro

MORAES, A. A. de A. Histórias de leitura em narrativas de professoras. In: SILVA, L. L. M. (org.). Entre leitores: alunos, professores. Campinas: Komedi, 2001. p. 165-235.

UNESCO. Repensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento 2018; relatório global da Convenção de 2005. Brasília: UNESCO, 2018. E-book. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000266025. Acesso em: 01 fev. 2024.

Dissertação ou Tese

STRIEDER, C. C. Educação beneditina e escolar: o lugar do passado no presente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://uniso.br/mestrado-doutorado/educacao/teses/2022/cristiane-correa.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Artigo em publicação periódica (para artigos online é fundamental acrescentar o local de publicação após o nome da revista, seguido de volume, número, página, mês e ano e endereço eletrônico do site)

CARVALHO, R. R. da S.; OLIVEIRA, J. F. de. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 227-247, jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/rxNDLXGXR8H53YDzgrwZvGk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 fev. 2024.

Publicação em Anais de eventos científicos

LOPES, L. J.; ROCHA, M. de P. P.; BERGAMASCHI, C. de C. Prescrição inapropriada para pacientes psiquiátricos em um hospital público. In: MOSTRA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS, 2., 2016, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Uniso, 2016. p. 155–160. Tema: Inovação e transversalidade. Disponível em: https://uniso.br/assets/docs/publicacoes/publicacoes-eventos/anais-da-maac/edicoes/anais-maac-II.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Eventos

ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 6 – NORTE, 1., 2018. Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: UFPA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao Ensino de Biologia? Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

Matérias em jornais e revistas

RODRIGUES, A. Pelos lados e para o alto, SP cresce 60% em área construída em 25 anos. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.025, 3 set. 2019. Disponível em:

ttps://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/pelos-lados-e-para-o-alto-sp-cresce-60-em-area-construida-em-25-anos.shtml. Acesso em: 01 fev. 2024.

Documentos Suplementares

No momento da submissão do manuscrito, enviar obrigatoriamente os seguintes documentos suplementares (preenchidos; formato PDF):

Formulário de conformidade com a Ciência Aberta 
Declaração de Conflito de Interesse 

 Termo de aprovação do comitê de ética, quando se fizer necessário.

Declaração de Financiamento

Em caso de apoio financeiro, inserir declaração no final do artigo. Informar o nome da agência financiadora por extenso, seguida do número do subsídio e/ou contrato, juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”.

Agradecimentos

Se necessário, incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificativa de inclusão como autores.

Contato

Universidade de Sorocaba (UNISO)
Rodovia Raposo Tavares KM 92,5 – CEP: 18023-000
Sorocaba – SP - Brasil.
Telefone: (15) 2101 7018
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br

 

 

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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