Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 18/05/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Histórico do periódico

O lançamento de ARS foi precedido por um intenso processo de discussão e por atividades ligadas à organização de seu projeto, que se desenvolveram a partir de meados de 2002. A ideia foi motivada pela constatação, à época, da alarmante lacuna de revistas especializadas em artes e ciências humanas no país, capazes de estimular as discussões intelectuais em condições especialmente favoráveis porquanto isentas dos interesses de uma publicação comercial. A ARS surge da vontade de intervenção no debate acerca da arte contemporânea tendo em vista que as questões que envolvem uma escola de arte não devem permanecer restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Sendo assim, a revista pretende, desde suas primeiras edições, contribuir para formar uma cultura crítica no meio artístico do país, incentivando o trabalho de novas gerações de pesquisadores e preparando-as para a intervenção na vida pública.

O primeiro número da ARS foi trazido a público em março de 2003. Até 2015 foi editada semestralmente pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, com projeto gráfico do professor Mario Ramiro.

A partir de 2017, a revista passou a ser uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

A revista ARS é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo que reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Propõe um foco ampliado na abordagem conforme, ademais, as exigências da própria produção artística contemporânea. Com isso, objetiva contribuir no debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, valoriza a área teórica e a contribuição de disciplinas mais antigas, como a filosofia, a estética e a história da arte, ainda que frequentemente se trate de confrontar ou apontar os limites dessa tradição em face dos desafios da situação contemporânea. ARS tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Visuais colaborações de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, favoráveis à experimentação e à pesquisa teórica especializada.

ARS conta, atualmente, com versão eletrônica (ISSN 2178-0447) e versão impressa (ISSN 1678-5320).

Classificação Qualis/Capes para áera de Artes/Música: A1

 

 

Fontes de indexação

 

A revista é indexada em:

  • LatinIndex
  • DOAJ
  • Portal de Revistas da USP
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

Patrocínio da revista

Esta revista não cobra taxa de submissão e publicação.

Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

 

Agências de fomento

CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

 

 


Corpo Editorial

 

Editora-chefe

   

Editores

   

 

Comissão editorial

   

 

Produção editorial

 

Editora-assistente

Assistência Editorial

Projeto Gráfico

 

 

Identidade visual

 

Projeto gráfico original

  • Mário Ramiro - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes, São Paulo-SP, Brasil - ramiro@comum.com

Logotipo

  • Donato Ferrari - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes, São Paulo-SP, Brasil
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Em sua política editorial, a Ars prioriza a publicação de material original e inédito, de modo que 80% dos artigos e os ensaios visuais especialmente concebidos para a revista decorrem, necessariamente, de pesquisas acadêmicas e artísticas novas. Ao lado de textos inéditos, é parte de sua política editorial a republicação periódica de textos fundamentais de história, teoria e crítica de arte, lançados há muito, no intuito de recuperar fontes relevantes de pesquisa bibliográfica para o uso nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Como iniciativa acadêmica, nascida numa escola de artes, a revista abre-se à discussão do problema da formação, não apenas aquela dos estudantes que pretendem se tornar artistas, professores, educadores ou teóricos, mas também a formação de uma experiência de criação e reflexão, capaz de favorecer a constituição de pontos de vista emancipados no ambiente globalizado da cultura contemporânea.

A missão editorial da Ars consiste em 1) incentivar a produção artística e cultural brasileira em geral; 2) oferecer a artistas, professores de arte e pesquisadores atuantes no Brasil e no Exterior, em início de carreira ou com trajetórias profissionais já consolidadas, o fórum privilegiado de debate e intercâmbio de conhecimentos que a vida acadêmica pode propiciar; 3) constituir-se em uma instância de crítica e revigoramento recíprocos para o meio acadêmico e artístico e cultural, favorecendo uma presença propositiva da Universidade na sociedade brasileira; 4) buscar o nível da excelência acadêmica na pesquisa artística, cultural e científica; 5) incentivar o diálogo das artes visuais com outras áreas da produção cultural e científica e 6) formar um público leitor na área especializada da arte e da cultura, público ainda incipiente no ambiente brasileiro.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Artigos

  • Os artigos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional;
  • Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação cega por pares), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor;
  • Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores.

Instruções para preparação de artigos

Os artigos devem ser submetidos em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1.5. As páginas devem ser tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição.

1. Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras;

2. No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares;

3. Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas no campo "autoria/metadados" do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;

4. Os artigos devem ser acompanhados de:

a) título com a respectiva versão em inglês;

b) um resumo, com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 120 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;

c) um conjunto de palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords);

5. Todas as referências bibliográficas devem ser indicadas em nota de rodapé. Referências adicionais e imprescindíveis, que porventura não tenham sido citadas ao longo do texto, devem ser incluídas ao final do arquivo sob a chancela "Bibliografia complementar".

6. As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente;

7. As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes;

8. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 2 cm. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses;

9. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;

10. No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições, devem vir entre aspas;

11. As citações bibliográficas, nas notas de rodapé e na bibliografia complementar, devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023.

 

Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

 

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ___.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano, p. 0-0.

 

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.

 

Teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. V. Tese/ Dissertação (Doutorado/ Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, p. 0-0.

 

Documentos obtidos em meios eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: <http://www - URL completo do documento>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

 

Filmes:

Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção, País de produção.

- Detalhamento sobre a formatação de imagens

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

6. Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);

7. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como "documento suplementar" na plataforma OJS.

Quaisquer dúvidas, escreva para: ars@usp.br

 

Ensaios Visuais:

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista Ars. Devem compreender 8 imagens, preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

 

Escritos de Artistas:

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords.

 

Resenhas:

As resenhas devem abordar publicações nacionais e estrangeiras lançadas nos últimos 24 meses. Devem ter até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract, palavras-chave/keywords e a versão do título em inglês.

 

Entrevistas:

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/,title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

 

Traduções:

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

 

Processo de Avaliação pelos Pares:

A ARS adota a avaliação cega por pares em sistema de pareceria ad hoc com colaboração de professores-pesquisadores conceituados de universidades brasileiras e estrangeiras, o que garante, ao um só tempo, rigor e transparência nos critérios de avaliação.

Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc, que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor.

Periodicidade

Publicação quadrimestral (a partir de 2017).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de promoção da ética na publicação acadêmica

A Revista ARS adota as diretrizes do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações - COPE), do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, do SciELO, como referência para a implementação de boas práticas científicas em todas as etapas de trabalho, desde a submissão de textos até sua publicação.

Os Editores da ARS estão comprometidos em identificar e impedir a publicação de artigos em que sejam verificáveis a ocorrência de má conduta de pesquisa ou violações éticas, especialmente os casos de plágio, manipulação de citações, falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, veiculação de opiniões discriminatórias, entre outros.

Casos dessa natureza que chegarem ao conhecimento dos Editores serão analisados individualmente. Quando tais práticas de má-conduta forem identificadas em artigos já publicados pela ARS, e quando houver provas concretas de sua ocorrência, a Revista se encarregará de disponibilizar em seu site uma nota de retratação, comunicando claramente os motivos que a justificam.

 

 


Submissões

 

 

As submissões devem ser realizadas exclusivamente através do sistema OJS, no seguinte endereço eletrônico: http://www.revistas.usp.br/ars

A utilização do Open Journal Systems tem por objetivo facilitar a inscrição e tornar mais transparente todo o processo de avaliação e publicação.

Observação: no momento de inscrição no sistema certifique-se de que o seu papel no mesmo seja de "autor" (e não apenas "leitor") para que a opção de submissão seja habilitada.

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ARS (São Paulo)?

ACESSO

Não tem login/senha?

ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original e inédita, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.

2. Só serão avaliadas as contribuições que estejam em concordância com o perfil e formato definidos pela linha editorial da revista ARS.

3. O conteúdo das submissões é de responsabilidade exclusiva dos autores. 
É responsabilidade exclusiva dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais.

4. Os artigos submetidos com múltipla autoria são avaliados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi aprovada por todos os co-autores.

5. Todas as modalidades de contribuição (artigos, entrevistas, traduções, resenhas, escritos de artista e ensaios visuais) devem observar estritamente as normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens").

6. Todos os textos são submetidos a revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável.

7. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

8. Serão considerados artigos submetidos apenas os que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas.

 

Declaração de Direito Autoral

É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.

Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.

Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br