Acessibilidade / Reportar erro

Antropologia em Hong Kong de acordo com o GSAP: Uma celebração de atuação pública

Resumo

Este artigo examina o que a Pesquisa Global de Práticas Antropológicas revela sobre a antropologia praticada em Hong Kong e observa que os dados estatísticos oferecidos pelos membros da Associação Antropológica de Hong Kong não refletem a antropologia profissional na cidade. Isso ocorre porque a Sociedade Antropológica de Hong Kong é uma associação não profissional dedicada a levar o conhecimento antropológico a um público maior, com uma diversidade surpreendente de membros de todas as esferas da vida. O artigo sugere que essa sociedade heterogênea, em seu repúdio implícito ao profissionalismo antropológico, pode oferecer uma modesta lição de como, mesmo em uma sociedade em que o número de antropólogos é muito pequeno para criar uma organização profissional viável, trazer a antropologia ao público pode no entanto, ser absolutamente alcançável.

Palavras-chave:
Pesquisa Global de Práticas Antropológicas; Sociedade Antropológica de Hong Kong; atuação pública; Hong Kong; profissionalismo antropológico.

Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Caixa Postal 04491, 70904-970 Brasília - DF / Brasil, Tel./ Fax 55 61 3307-3754 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: vibrant.aba@gmail.com