Acessibilidade / Reportar erro

Reciclagem de Resíduos Sólidos nos Paises Baixos: etnografia da economia circular

Resumo

O presente artigo se dedica à análise da reciclagem de resíduos sólidos como um processo dinâmico integrado na economia circular. Exploramos tanto estudos clássicos quanto pesquisas recentes que enfocam as contradições do mundo industrial moderno em relação ao esgotamento de práticas de consumo prejudiciais ao meio ambiente. Apresentamos os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada na Holanda, concentrando-nos em um estudo de caso em Zaandam, conduzido em 2019, e em uma investigação junto a empresas de reciclagem, realizada em 2021.

Em nossa abordagem etnográfica com as empresas, inicialmente investigamos questões relacionadas à lógica de negócios dessas indústrias, a origem de seus materiais e o destino de seus produtos. Além disso, examinamos o processo de reciclagem adotado pelos residentes dos Países Baixos e suas percepções em relação às políticas de reciclagem em vigor.

Palavras-chave:
economia circular; reciclagem; etnografia; lixo; Holanda

Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Caixa Postal 04491, 70904-970 Brasília - DF / Brasil, Tel./ Fax 55 61 3307-3754 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: vibrant.aba@gmail.com