Acessibilidade / Reportar erro

Uma Perspectiva Etnográfica e Humanística: O Tribunal de Direitos Humanos da Columbia Britância oferece uma esperança para os Povos Indígenas?

Resumo

Neste artigo pergunto se o Tribunal de Direitos Humanos da Colúmbia Britânca oferece uma esperança para os povos indígenas ou se é melhor compreendido como um cavalo de Tróia que absorve as energias de pessoas que experimentaram discriminação, e como instituições centradas no estado que são incapazes de engajar com os valores e as práticas indígenas. Os dados resultam de um estudo sobre todas as decisões proferidas pelo Tribunal de Direitos Humanos da Colúmbia Britânica para separar aquelas impetradas por ou contra povos indígenas, entrevistas com membros do tribunal e advogados de direitos humanos com experiência em tribunais, um estudo de um caso seminal, Radek, e estudos publicados sobre a consciência indígena e sua atitude em relação aos tribunais. Argumento que o processo do tribunal falha com os povos aborígenes por vários motivos e muito poucos casos resultam em decisões finais. Mas, significativamente, o tribunal permite casos transformacionais que mudam substancialmente as circunstâncias para os povos indígenas da província.

Palavras-chave:
indígena; lei; direitos humanos; etnografia

Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Caixa Postal 04491, 70904-970 Brasília - DF / Brasil, Tel./ Fax 55 61 3307-3754 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: vibrant.aba@gmail.com