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Representando rotas e centralidades: preparando e investigando Road Centre Lines para Análise Angular de Segmentos em duas cidades brasileiras

Resumo

Modelos axiais e de Road Centre Lines (RCL) são representações de redes de ruas usadas como base para estudos da sintaxe espacial de Análise Angular de Segmentos (ASA) sobre centralidades em cidades. Apesar do RCL ser amplamente adotado para ASA, passos para tratar RCL parecem incompletos. Por outro lado, no Brasil muitos estudos mantêm modelos axiais para ASA, apesar das limitações de padronização e atualização. Entendendo a importância dos modelos pois afetam resultados, e para avançar confiantemente em estudos, esse artigo compara modelos axiais e diferentes modos de Open Street Map RCL para ASA em duas cidades de médio-a-grande porte do nordeste Brasileiro (João Pessoa e Natal). Centralidades de proximidade e de intermediação (i.e., integração e escolha) são estudadas para a cidade e centros antigos, e inter-relações entre centralidades para diferentes escalas. Apesar dos modelos funcionarem diferente, capturam centralidades e dinâmicas da cidade, apontando para vazios urbanos naturais em ambas cidades acentuando hierarquias de movimento. Entendendo limitações nas propostas de simplificação de RCL até agora, um procedimento adicional é apresentado que produziu bons resultados em termos de capturar rotas e realçar centralidades na cidade, ao passo que permite modelos mais padronizados e facilmente atualizados, especialmente relevante para cidades Brasileiras em rápida transformação.

Palavras-chave:
Centralidades; Análise Angular de Segmentos; Sintaxe Espacial; Modelos OSM RCL; Modelos axiais

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