Acessibilidade / Reportar erro

As ocupações de terra em Córdoba: formas de crescimento e variáveis territoriais relacionadas

Resumo

Os nomes são modificados e o próprio termo “informalidade urbana” está em disputa; porém, essas formas de acesso ao habitat são reproduzidas em inúmeras cidades, em resposta a uma demanda habitacional não atendida pelo mercado imobiliário ou pelo Estado. Assim, assumem lógicas e processos específicos em cada território. No caso da cidade de Córdoba, as ocupações de terras têm sido observadas nos últimos anos como uma forma particularmente recorrente de ocupação informal. O objetivo deste trabalho é analisar os processos de produção e transformação das ocupações de terra como formas de habitat informal, no nível espacial e urbano. Metodologicamente, utiliza-se a análise espacial das transformações do ambiente construído de “Las Tomas” e sua relação com outros dados espaciais e sociodemográficos, com base na análise de imagens de satélite e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Os resultados alcançados evidenciam processos coletivos com uma dinâmica acelerada de transformação espacial, em grande medida relacionada com as características do contexto urbano em que se inserem e que são específicas desta forma de construção territorial. Da mesma forma, considera-se que estes resultados contribuem para o conhecimento das lógicas informais, o qual colabora para a geração de políticas públicas adequadas.

Palavras-chave:
Ocupação de terra; Políticas de habitação; Variáveis ​​territoriais; Sistemas de Informação Geográfica

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br