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Indutores de consumo de modais de deslocamento vinculadas ao ride-hailing no Brasil

Resumo

O estudo se propôs a levantar os indutores de consumo relacionados ao deslocamento sob demanda no Brasil e contou com 3425 entrevistas cujos dados submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória através do software IBM SPSS Statistics. Para se ter robustez nos resultados aferidos, desenhou-se através da revisão do estado da arte e do delineamento dos pontos de incidência da oferta as variáveis de análise atinentes a realidade do país. Emergiu da pesquisa o apontamento de seis variáveis subjacentes ao processo de tomada de decisão de consumo pautadas no aspecto tecnológico da oferta e marcadas pelo senso utilitarista de uso. Como implicações teórico-práticas, os resultados corroboram com pesquisas internacionais ligando o consumo ao aspecto de interesse pessoal em detrimento do bem comum e das preocupações socioambientais apontados pelos primeiros estudos relacionados a temática. Indica-se, desse modo, avanços no campo do conhecimento ao evidenciar-se os impactos da conveniência, tecnologia e individualismo no consumo. O estudo é inovador, pois traça - através da análise confirmatória - os indicativos de direcionamento de consumo, indicando tendências a serem observadas por gestores públicos e organizações privadas, contrapondo-se aos estudos da mesma temática cuja base de observação restringe-se a uma localidade ou mesmo região.

Palavras-chave:
Economia Compartilhada; Empresas de redes de transporte; Motivadores de uso

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