Resumo
O crescimento do número de Sistemas de Bicicletas Compartilhadas (SBCs) despertou interesse em seus arranjos institucionais, modelos comerciais e características operacionais. Quando comparado às experiências desenvolvidas na América do Norte, Europa e Ásia, o conhecimento sobre a implementação e operação de SBCs na América Latina ainda está limitado a estudos de casos específicos. Assim, este artigo visa fazer uma análise exploratória das características dos SBCs implementados nas cidades da América Latina. Para isso, foi aplicada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), utilizando dados dos sistemas em operação durante o mês de dezembro de 2019, disponíveis em uma plataforma online chamada LABIKS. A aplicação da ACM provou ser uma metodologia eficiente e objetiva para comparar as diversas experiências de implementação de SBCs na América Latina. Embora os países compartilhem vários desafios em comum, o contexto da região é muito diverso, o que justifica os diferentes modelos de gestão e operação encontrados nesta pesquisa. Além disso, os resultados mostram diferenças significativas na implementação e expansão entre os sistemas baseados e não baseados em estações fixas na América Latina, destacando desafios e possibilidades para promover este modo de transporte resiliente e sustentável.
Palavras-chave:
América Latina; Análise de Correspondência Múltipla; Bicicleta Compartilhada; Mobilidade Urbana; Planejamento de Transportes