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Turismo: Visão e Ação, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2023
  • Assimetrias nos Drivers da Coopetição Turística em Centros de Artesanato Artigo

    Miki, Adriana Fumi Chim; Monticelli, Jefferson Marlon; Costa, Rui Augusto da

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar as assimetrias nas variáveis indutoras da coopetição em arranjos produtivos e comerciais de artesanato e definir as prioridades do gestor para melhorar a performance da rede de coopetição. O artigo demonstra o uso de matrizes de decisão para a pesquisa e gestão em turismo. Utiliza-se um conjunto de metodologias que pode ser replicada em outros contextos. É uma pesquisa quantitativa que utiliza a matriz Importance-Performance Analysis, Análise de Contraste Penalidade-Recompensa, Análise de Assimetria de Impactos. Os resultados indicaram que as variáveis de perfil dos participantes têm maior importância para formação de redes horizontais de coopetição do que as variáveis de contexto. Para ativar a vontade de coopetição nos participantes de aglomerados produtivos, os elementos relacionados à gestão do arranjo produtivo são neutros, os relacionados a capacidades individuais dos participantes da rede são atrativos e os relacionados aos produtos ofertados são obrigatórios ou unidimensionais. Os índices de penalidade são superiores aos de recompensa na maioria dos elementos, portanto, alterações nas variáveis impactam muito na desmotivação dos integrantes, enquanto motivá-los em direção à coopetição exigirá mais esforço do gestor. Este estudo contribuiu com uma lista de variáveis para impulsionar a coopetição, assim como os elementos que devem receber prioridade de gestores de aglomerados produtivos locais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tiene duplo objetivo. En primer lugar, identifica las asimetrías en las variables que inducen la coopetición en los clústeres productivos y comerciales de artesanía. La investigación generó implicaciones teóricas para el paradigma de la coopetición turística e implicaciones prácticas para la gestión de redes turísticas. Además, el estudio demuestra el uso de matrices de decisión para la investigación y gestión en turismo. Utiliza un conjunto de metodologías que pueden ser replicadas en otros contextos. Es una investigación cuantitativa basada en el Análisis de Importancia-Desempeño, el Análisis de Contraste de Penalización-Recompensa y el Análisis de Asimetría de Impacto. Los resultados indicaron que las variables de perfil de los participantes son más importantes para formar redes de coopetición horizontal que las variables de contexto. Para activar el deseo de coopetición en el participante de los clústeres, los elementos relacionados con la gestión del arreglo productivo son neutrales. En cambio, los aspectos relacionados con las capacidades individuales de los participantes de la red son atractivos, y los relacionados con los productos ofrecidos son obligatorios o unidimensionales. Los índices de penalización son más altos que los índices de recompensa en la mayoría de los elementos. Por lo tanto, los cambios en las variables impactan significativamente en la desmotivación de los miembros, mientras que motivarlos hacia la coopetición requerirá un mayor esfuerzo por parte del gestor. Este estudio aportó un listado de variables para impulsar la coopetición, así como los elementos que deben recibir prioridad por parte de los gestores de los clústeres productivos locales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aimed to identify the asymmetries in the variables inducing coopetition in productive and commercial handicrafts arrangements and, to define the manager's priorities to improve the performance of the coopetition network. The article demonstrates the use of decision matrices for tourism research and management. It uses a set of methodologies that can be replicated in other contexts. It is a quantitative research using Importance-Performance Analysis matrix, Penalty-Recompensation Contrast Analysis, Impact Asymmetry Analysis. The results indicated that participants' profile variables have greater importance for horizontal coopetition network formation than context variables. To activate the willingness to coopetition in the participants of productive clusters, the elements related to management of the productive arrangement are neutral, those related to individual capabilities of the network participants are attractive, and those related to the products offered are mandatory or one-dimensional. The penalty indexes are higher than the reward indexes in most of the elements, therefore, changes in the variables impact a lot on the demotivation of the members, while motivating them towards coopetition will require more effort from the manager. This study contributed a list of variables to boost coopetition, as well as the elements that should receive priority from managers of local productive clusters.
  • Sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance): estudo das operações turísticas de uma Pousada na Serra Gaúcha Artigo

    Mecca, Marlei Salete; Oliveira, Franco Marcelo; Witt, Andréia Carla Velho; Velho, Fabio Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar, à luz da teoria e da norma ABNT PR 2030, de que forma a sustentabilidade e o ESG (Environmental, Social and Governance) estão presentes, em uma pousada da serra gaúcha, que tem como demanda preponderante turistas da terceira idade. Para tal, foi realizada pesquisa descritiva com estudo de caso e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com a gestora da pousada em estudo. Como achados da pesquisa, identificou-se que a pousada busca constantemente o acolhimento aos hóspedes e a interação com a sociedade na qual está inserida e que contempla (de forma parcial) o tripé da sustentabilidade e o ESG, conforme descrito na ABNT PR 2030 (2022). Algumas iniciativas que se alinham ao tripé da sustentabilidade e ao ESG são o cuidado com a origem de insumos, captação e reutilização da água (de forma parcial), interação econômica com o comércio local e regional, economia circular, benefícios aos colaboradores, resgate e preservação da cultura, dentre outros. Existem critérios de ESG que a pousada aponta sua preocupação em buscar contemplar. Tal compreensão foi possível em virtude do detalhamento dos dados coletados, desde a preparação das suas instalações até o acolhimento aos hospedes, com atenção aos da terceira idade que representam 70% da ocupação durante a semana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo presentar, a la luz de la teoría y la norma ABNT PR 2030, cómo la sostenibilidad y ESG están presentes en una casa de huéspedes en la Serra Gaúcha cuya principal demanda son los turistas de la tercera edad. Para ello, se realizó una investigación descriptiva con estudio de caso y un enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con el gerente de la posada en estudio. Como hallazgos de la investigación, se identificó que la posada busca constantemente recibir huéspedes e interactuar con la sociedad en la que actúa y que contempla (parcialmente) el trípode de sustentabilidad que los ESG describen en ABNT PR 2030 (2022). Algunas iniciativas que se alinean con el trípode de la sostenibilidad y los ESG son el cuidado con el origen de los insumos, la captación y reutilización del agua (parcialmente), la interacción económica con el comercio local y regional, la economía circular, los beneficios para los empleados, el rescate y la preservación de la cultura, entre otros. Hay criterios ESG que la posada señala su preocupación por buscar contemplar. Tal comprensión fue posible a través del detalle de los datos recolectados, desde la preparación de sus instalaciones hasta la recepción de huéspedes, con atención a los ancianos que representan el 70% de la ocupación durante la semana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aimed to present, in the light of the theory and the ABNT PR 2030 standard, how sustainability and ESG (Environmental, Social and Governance) are present in a Lodge in the Serra Gaúcha, which has as its predominant demand elderly tourists. To this end, descriptive research was carried out with a case study and a qualitative approach. Data were collected through semi-structured interviews with the manager of the Lodge under study. As research findings, it was identified that the Lodge constantly seeks to welcome guests and interact with the society in which it operates, and that it contemplates (partially) the tripod of sustainability or ESG described in ABNT PR 2030 (2022). Some initiatives that are aligned with the tripod of sustainability and ESG are the care with the origin of inputs, capture and reuse of water (partially), economic interaction with local and regional businesses, circular economy, benefits to employees, rescue and preservation of culture, among others. There are ESG criteria that the lodge points out its concern in seeking to contemplate. Such understanding was possible by detailing the data collected, from the preparation of its facilities to the reception of guests, with attention to the elderly, who represent 70% of the occupation during the week.
  • Tramas da hospitalidade hosteleira: dádiva ou exercício cênico? Artigo

    Pereira, Joyce Kimarce do Carmo; Gomes, Christianne Luce

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é compreender as possibilidades e os limites para que a hospitalidade genuína se concretize em hostels, segundo a visão de anfitriões que trabalham neste meio de hospedagem em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O tema proposto é, ainda, incipiente no contexto brasileiro, do ponto de vista dos estudos acadêmicos, das iniciativas governamentais e dos investimentos mercadológicos nesse meio de hospedagem. A metodologia foi de abordagem qualitativa e envolveu pesquisa de campo em três hostels selecionados mediante critérios preestabelecidos, nos quais foram realizadas observações e entrevistas com seis anfitriões que trabalham nesse segmento. As informações recolhidas foram sistematizadas pela análise de conteúdo, contando com o suporte do software NVivo. Os principais resultados evidenciam que os atos de receber/acolher e hospedar são regados por um calor humano dedicado aos hóspedes por parte dos anfitriões dos hostels estudados. Tal constatação coloca em realce aspectos como o sacrifício de si, em prol do bem-estar da pessoa acolhida, revelando a linha tênue existente entre o ato de servir e o servilismo na trama hospitaleira. A hospitalidade em hostels é regida pela tônica comercial, mas as observações e entrevistas evidenciaram que os anfitriões abrem possibilidades para que a hospitalidade genuína se manifeste nesse contexto, não se resumindo, portanto, a um mero exercício cênico. A presente pesquisa pretende, desse modo, contribuir com os estudos sobre a hospitalidade, tendo em vista o embrionário debate, no que se refere à manifestação da dádiva em contextos comerciais, que para a sua concretização, entram em cena sentidos e significados que são, constantemente, desafiados por limites e possibilidades presentes na trama hospitaleira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este artículo es comprender las posibilidades y los límites para que la hospitalidad genuina se dé en hostal, según la visión de los anfitriones que actúan en este tipo de alojamiento en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. El tema propuesto es aún incipiente en el contexto brasileño desde el punto de vista de los estudios académicos, iniciativas gubernamentales e inversiones de mercado en este tipo de alojamiento. La metodología fue de enfoque cualitativo e involucró una investigación de campo en tres hostal seleccionados según criterios preestablecidos, en los cuales se realizaron observaciones y entrevistas a seis anfitriones. La información recolectada fue sistematizada mediante análisis de contenido, con el apoyo del software NVivo. Los principales resultados muestran que los actos de recepción/acogida y hospedaje están regados por una calidez humana dedicada a los huéspedes por parte de los anfitriones de los hostales estudiados. Este hallazgo destaca aspectos como el sacrificio de sí mismo por el bienestar de la persona acogida, revelando la fina línea entre el acto de servir y el servilismo en el tejido hospitalario. La actitud de los anfitriones está en consonancia con la llamada grandeza detrás de la dinámica de la hospitalidad, característica ampliamente transmitida por los estudios sobre el tema, especialmente en lo que se refiere a la hospitalidad doméstica. La hospitalidad en los hostales se rige por el tono comercial, pero las observaciones y entrevistas mostraron que los anfitriones abren posibilidades para que la genuina hospitalidad se manifieste en este contexto, no reduciéndose, por lo tanto, a un mero ejercicio escénico. La investigación pretende, de esta manera, contribuir a los estudios sobre hospitalidad, frente al embrionario debate sobre la manifestación del don en contextos comerciales, que, para su realización entran en juego sentidos y significados que son, constantemente interpelados por los límites y las posibilidades presentes en la trama de la hospitalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to understand the possibilities and limits for genuine hospitality to materialize in hostels, according to the vision of hosts who work in this type of accommodation in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The proposed theme is still incipient in the Brazilian context from the point of view of academic studies, government initiatives and market investments in this type of accommodation. The methodology used a qualitative approach and involved field research in three hostels selected according to pre-established criteria, in which observations and interviews were carried out with six hosts. The collected information was systematized by content analysis, with the support of the NVivo software. The main results show that the acts of receiving/welcoming and hosting are watered by a human warmth dedicated to the guests by the hosts of the studied hostels. This finding highlights aspects such as self-sacrifice for the well-being of the person being welcomed, revealing the fine line between the act of serving and servility in the hospital context. The posture of the hosts is in line with the so-called greatness behind the act of welcoming a person, a characteristic widely conveyed by studies on the subject, especially with regard to domestic hospitality. Hospitality in hostels is governed by the commercial tone, but the observations and interviews showed that the hosts open possibilities for genuine hospitality to manifest itself in this context, not being limited, therefore, to a mere scenic exercise. The research in question intends, in this way, to contribute to the studies on hospitality, in view of the embryonic debate regarding the manifestation of the gift in commercial contexts, which, for its realization, come into play senses and meanings that are, constantly challenged by limits and possibilities present in the hospitable plot.
  • Planejamento e Desenvolvimento Turístico em Maricá (RJ): ações do poder público, iniciativa privada e perspectivas da população local Artigo

    Viana, Jean Pereira; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: O município de Maricá (RJ) vem passando por um processo de crescimento socioeconômico e o desenvolvimento turístico também vem sendo trabalhado. Esta pesquisa, recorte de uma dissertação de mestrado, objetiva entender quais foram as ações e projetos de fomento ao turismo em Maricá e qual avaliação a população local faz das ações implementadas pelo poder público e iniciativa privada para o turismo no município. Trata-se de um estudo com metodologia mista, combinando pesquisa documental, entrevistas e pesquisa survey exploratória para coleta de dados, e análise de conteúdo e estatística descritiva simples para análise dos dados. Foram encontradas diversas ações e projetos que visam à estruturação e ao fortalecimento do setor turístico no município. Tais ações foram avaliadas positivamente pela população pesquisada, que também indicou possuir boas perspectivas sobre o desenvolvimento do turismo em Maricá, apesar de ter pouca participação e conhecimento dos projetos, evidenciando a necessidade estratégica dos gestores públicos locais para atraí-la. Elencam-se, por fim, as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El municipio de Maricá (Rio de Janeiro, Brasil) viene pasando por un proceso de crecimiento socioeconómico y el desarrollo turístico también se ha trabajado. Esta investigación, recorte de una disertación de maestría, tiene como objetivo comprender cuáles fueron las acciones y proyectos para promover el turismo en Maricá, y cuál es la evaluación que la población local hace de las acciones implementadas por el gobierno y la iniciativa privada para el turismo en el municipio. Es un estudio de metodología mixta, combinando investigación documental, entrevistas y encuesta exploratoria para la recolección de datos, y análisis de contenido y estadística descriptiva simples para el análisis de datos. Se encontraron varias acciones y proyectos que apuntan a la estructuración y fortalecimiento del sector turístico en el municipio. Tales acciones fueron evaluadas positivamente por la población encuestada, quienes también indicaron que tenían buenas perspectivas en el desarrollo del turismo en Maricá, a pesar de tener poca participación y conocimiento de los proyectos, evidenciando la necesidad de estrategias por parte de los gestores públicos locales para atraerlo. Finalmente, se enumeran las limitaciones del estudio y sugerencias para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The city of Maricá (RJ) has been going through a process of socioeconomic growth and tourism development has also been worked on. This research, which is part of a master's thesis, aims to understand which actions and projects have promoted tourism in Maricá and what the local population's assessment is of the actions implemented by the government and private initiative for tourism in the municipality. This is a study with a mixed methodology, combining documentary research, interviews, and exploratory survey research for data collection, and content analysis and simple descriptive statistics for data analysis. Several actions and projects aimed at structuring and strengthening the tourism sector in the municipality were found. Such actions were positively evaluated by the surveyed population, who also indicated that they have good perspectives about the development of tourism in Maricá, despite having little participation and knowledge of the projects, showing the need for local public administrators' strategies to attract it. Finally, the limitations of the study and suggestions for future research are listed.
  • O café sombreado da serra de Baturité, Ceará, Nordeste do Brasil: gestão ambiental, sustentabilidade e impactos eco-ssocioeconômicos Artigo

    Ribeiro, Sofia Regina Paiva; Lima, Filipe Augusto Xavier; Loiola, Maria Iracema Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo: O café sombreado da serra de Baturité, uma das poucas plantações no Brasil que integram lavoura-floresta, configura-se como uma antítese ao modelo agrícola predominante em nosso país, em monocultivo. Conhecido como “café de Baturité”, é apreciado por ser originário da variedade típica da espécie arábica (Coffea arabica) sombreada, com produção realizada por pequenos produtores rurais familiares, de forma agroflorestal. Diante desse cenário, o presente artigo objetiva verificar o impacto da revitalização da cultura do café de sombra na serra de Baturité a partir de iniciativas voltadas para o turismo, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico regional. O procedimento metodológico adotado contempla estudo bibliográfico, observação participante e entrevistas semiestruturadas, com fontes-chave. Para tanto, as informações foram catalogadas, analisadas e confrontadas através da triangulação dos dados. Os resultados evidenciam que a cafeicultura, inserida na região há dois séculos (1822-2022), se encontra em fase de revitalização. Essa revalorização do cultivo, agora com conhecimentos empírico e técnico, vem contribuindo para minimizar o impacto antrópico na prática agrícola serrana, ampliar a gestão socioambiental nas propriedades rurais (onde o café se tornou um vetor de desenvolvimento sustentável) e fomentar a economia regional, como se observa a partir das ações voltadas para o ecoturismo, o empreendedorismo rural e a economia circular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El café de sombra de la Serra de Baturité, una de las pocas plantaciones de Brasil que integra cultivo-silvicultura, se configura como la antítesis del modelo agrícola predominante en nuestro país, en monocultivo. Conocido como “café de Baturité”, es apreciado porque proviene de la variedad típica de la especie arábica (Coffea arabica) de sombra, con producción realizada por pequeños productores rurales familiares de forma natural y artesanal. Ante este escenario, este artículo tiene como objetivo verificar el impacto de la revitalización de la cultura del café de sombra en la sierra de Baturité a partir de iniciativas orientadas al turismo, la preservación ambiental y el desarrollo socioeconómico regional. El procedimiento metodológico adoptado incluye estudio bibliográfico, observación participante y entrevistas semiestructuradas con fuentes clave. Para ello, la información fue catalogada, analizada y confrontada a través de la triangulación de datos. Los resultados muestran que la caficultura, inserta en la región hace dos siglos (1822-2022), se encuentra en una fase de revitalización. Esta revalorización del cultivo, ahora con conocimiento empírico y técnico, ha contribuido a minimizar el impacto antrópico en las prácticas agrícolas de montaña, a ampliar la gestión socioambiental en las propiedades rurales (donde el café se ha convertido en un vector de desarrollo sostenible) y a impulsar la economía regional, como se desprende de las acciones dirigidas al ecoturismo, el emprendimiento rural y la economía circular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The shaded coffee from Serra de Baturité, one of the few plantations in Brazil that integrates crop-forestry, is configured as an antithesis to the predominant agricultural model in our country, in monoculture. Known as “coffee from Baturité”, it is appreciated because it originates from the typical variety of the Arabica species (Coffea arabica) shaded, with production carried out by small rural family producers in a natural and artisanal way. Given this scenario, this article aims to verify the impact of the revitalization of the shaded coffee culture in the Baturité mountain range from initiatives aimed at tourism, environmental preservation and regional socioeconomic development. The methodological procedure adopted includes a bibliographical study, participant observation and semi-structured interviews with key sources. For that, the information was catalogued, analyzed and confronted, through data triangulation. The results show that coffee growing, inserted in the region two centuries ago (1822-2022), is in a revitalization phase. This revaluation of cultivation, now with empirical and technical knowledge, has contributed to minimize the anthropic impact on mountain farming practices, to expand socio-environmental management on rural properties (where coffee has become a vector of sustainable development) and to foster the regional economy, as can be seen from actions aimed at ecotourism, rural entrepreneurship, and the circular economy.
  • Análise da Rota Turística Don Vasco em Michoacán, México, para uma Abordagem de Cadeia de Valor para Destinos Inteligentes Artigo

    Pacheco, Georgina Jatzire Arévalo

    Resumo em Português:

    Resumo: Os objetivos desta análise são 1) identificar os elos na cadeia de valor da rota turística Don Vasco em Michoacán, México, e 2) com base na análise anterior, procede-se à integração da inteligência turística nos elos. O método implementado é a Cadeia de Valor desenvolvida pelo Instituto Humboldt e o Manual de Campo para o Desenho de Estratégias para Aumentar a Competitividade de Cadeias Produtivas com Pequenos Produtores. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que os elos que compõem a cadeia turística possuem forte representatividade do setor governamental, dentro do seu desenvolvimento, seguido da necessidade de integrar elementos inteligentes ao longo do percurso em resposta às mudanças do setor. Por fim, nas conclusões pode-se identificar que o planejamento dentro da rota ajuda a dar um correto acompanhamento das estratégias a serem implementadas diante das constantes mudanças no setor diante das inovações nas áreas de ciência e tecnologia, que contribuem para o turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los objetivos de este análisis son 1) identificar los eslabones de la cadena de valor de la ruta turística Don Vasco en Michoacán, México, y 2) con base en el análisis anterior, se procede a integrar la inteligencia turística en los eslabones. El método implementado es la Cadena de Valor desarrollada por el Instituto Humboldt y el Manual de Campo para el Diseño de Estrategias para Incrementar la Competitividad de Cadenas Productivas con Pequeños Productores. Entre los resultados obtenidos, se encontró que los eslabones que conforman la cadena turística tienen una fuerte representación del sector gubernamental, dentro de su desarrollo, seguido de la necesidad de integrar elementos inteligentes a lo largo del camino en respuesta a los cambios del sector. Finalmente, en las conclusiones se puede identificar que la planeación dentro de la ruta ayuda a dar un correcto seguimiento de las estrategias a implementar ante los constantes cambios del sector frente a las innovaciones en las áreas de ciencia y tecnología, que contribuyen al turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objectives of this analysis are 1) to identify the links in the value chain of the Don Vasco tourist route in Michoacán, Mexico, and 2) based on the previous analysis, the integration of tourism intelligence in the links continues. The method implemented is the Value Chain developed by the Humboldt Institute and the Field Manual for the Design of Strategies to Increase the Competitiveness of Productive Chains with Small-Scale Producers. Among the results obtained are that the links that make up the tourist chain have a strong representation of the government sector, within its development, followed by the need to integrate intelligent elements along the route in response to changes in the tourism sector. Finally, in the conclusions it can be identified that planning within the route helps to correctly monitor the strategies to be implemented in the face of constant changes in the sector in the face of innovations in areas of science and technology that contribute to tourism.
  • Dimensões subjacentes de experiências turísticas em destinos de sol e praia a partir de memórias de viagens em comunidades virtuais: o caso de turistas argentinos que visitaram o destino Natal, RN (Brasil) Artigo

    Bolzán, Ricardo; Filho, Luiz Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do estudo é entender como se caracterizam as dimensões latentes que compõem as experiências turísticas no consumo de viagens de lazer a destinos de sol e praia desde os significados e sentidos de seu tecido multidimensional. Foram utilizadas técnicas de observação e análise de conteúdo com um enfoque small/thick data para a interpretação dos modos nos quais as experiências turísticas se manifestam a partir de rastros digitais nos relatos reconstruídos por turistas que visitaram o destino Natal-RN (Brasil) em resenhas de viagens de comunidades virtuais. O estudo empírico consistiu em duas etapas: 1) a validação de categorias teóricas, e 2) sua posterior codificação temática, a partir da análise de 1.450 unidades, considerando quatro aspectos derivados das fases da viagem turística (deslocamento; acomodação; alimentação e atividades no destino). Inicialmente se observa uma predominância do elemento funcional-utilitário, associável à qualidade e, com menor presença, à acessibilidade percebidas. Porém, identificaram-se e analisaram-se regularidades empíricas que demonstram um resgate do significativo a partir das seguintes dimensões subjacentes também presentes: estética; físico-sensorial; sociocultural; entretenimento; segurança percebida; experiência inédita; hospitalidade percebida; educação; escapismo; e uma dimensão emocional transversal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del estudio es comprender cómo se caracterizan las dimensiones latentes que componen las experiencias turísticas en el consumo de viajes de ocio a destinos de sol y playa a partir de los significados y sentidos de su tejido multidimensional. Se utilizaron técnicas de observación y análisis de contenido con enfoque small/thick data para la interpretación de las formas en que las experiencias turísticas se manifiestan a partir de las huellas digitales en los relatos reconstruidos por turistas que visitaron el destino Natal-RN (Brasil) en reseñas de viajes de comunidades virtuales. El estudio empírico constó de dos etapas: 1) la validación de categorías teóricas, y 2) su posterior codificación temática, a partir del análisis de 1.450 unidades, considerando cuatro aspectos derivados de las fases del viaje turístico (desplazamiento; alojamiento; alimentación y actividades en el destino). Inicialmente, se observa un predominio del elemento funcional-utilitario, asociable a la calidad percibida y, con menor presencia, a la accesibilidad. Sin embargo, se identificaron y analizaron regularidades empíricas que demuestran un rescate de lo significativo a partir de las siguientes dimensiones subyacentes también presentes: estética; físico-sensorial; sociocultural; entretenimiento; seguridad percibida; experiencia novedosa; hospitalidad percibida; educación; escapismo; y una dimensión emocional transversal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of the research is to understand how the latent dimensions that make up tourist experiences in the consumption of leisure trips to sun and beach destinations are characterized through the meaning of their multidimensional weave. Observation and content analysis techniques with a small/thick data approach were used to interpret the ways in which tourist experiences are manifested from digital traces in the narratives reconstructed by tourists who visited destination Natal-RN (Brazil) through travel reviews in virtual communities. The empirical study was developed in two stages: 1) the validation of theoretical categories, and 2) their subsequent thematic coding, based on the analysis of 1,450 units, and considering four aspects derived from the phases of the tourist trip (displacement; accommodation; gastronomy and on-site activities). Initially, a predominance of the functional-utilitarian element is observed, associable to perceived quality and, to a lesser extent, to accessibility. However, empirical regularities that support the meaningfulness of other components were identified and analyzed through the following categories: aesthetics; physical-sensory; sociocultural; entertainment; perceived safety; novelty; perceived hospitality; education; escapism; and a transversal emotional dimension.
  • Desafios da Gestão de Crises no Turismo e Aprendizados com as Experiências de Ministros de Estado no Brasil Artigo

    Velozo-Silva, Juarez; Oliveira, Josefa Laize Soares; Braga, Debora Cordeiro; Tomazzoni, Edegar Luis

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando o impacto que a atividade turística sofre, em razão de problemas políticos, sociais e sanitários (como a pandemia de covid-19), estudar a gestão de crises no turismo torna-se um tema relevante e necessário. Definiu-se como objetivo desta pesquisa entender as experiências dos ex-ministros do Turismo no Brasil na gestão de crises durante sua liderança e, como objetivo específico, identificar a existência de um plano de ação para crises. De caráter exploratório e descritivo, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, adotou-se a técnica de análise temática de conteúdo, embasando-se no referencial teórico acerca de gestão de crises e gestão pública. Foram entrevistados 12 ex-mandatários que apresentaram suas percepções sobre ações e protocolos de gestão de crises, redução de impactos no turismo e caminhos pós-crise de 2020-2021. Seus resultados sugerem que se deve investir em pesquisas e ações para aprimorar e instrumentar o Ministério do Turismo, priorizando teorias de prevenção e preparação para crises; elaborar protocolos de comunicação de risco para o trade turístico; promover ações de educação e treinamento em gestão de crise para stackholders; desenvolver estudos sobre crises, sistematizando aprendizados; captar e analisar informações atualizadas do mercado turístico (inclusive por mídias digitais); adotar mecanismos institucionais de prevenção de crises políticas. A revisão de literatura apontou que, mundialmente, gestores públicos sentiram-se inseguros com relação a ações adotadas na crise de covid-19, diante da escassez de referências anteriores, culminando na intensidade dos impactos negativos da pandemia sobre seus setores. Considera-se que as ações do poder público federal devam incluir estratégias de resiliência e reflexão sobre os impactos institucionais e organizacionais para o bem-estar social e recuperação no período pós-pandêmico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Considerando el impacto que sufre la actividad turística, debido a problemas políticos, sociales y de salud (como la pandemia del Covid-19), estudiar la gestión de crisis en el turismo se convierte en un tema relevante y necesario. Se definió como objetivo de esta investigación conocer las experiencias de ex ministros de Turismo de Brasil en la gestión de crisis durante su gestión, y como objetivo específico identificar la existencia de un plan de acción para crisis. De carácter exploratorio y descriptivo, se realizó una revisión narrativa de la literatura y se adoptó la técnica de análisis temático de contenido, con base en el marco teórico sobre gestión de crisis y gestión pública. Doce ex alcaldes fueron entrevistados y presentaron sus percepciones sobre las acciones y protocolos de gestión de crisis, reducción de impactos en el turismo y trayectorias post-crisis a partir de 2020-2021. Sus resultados sugieren que se debe invertir en investigaciones y acciones de perfeccionamiento e instrumentación del Ministerio de Turismo, priorizando las teorías de prevención y preparación para crisis; elaborar protocolos de comunicación de riesgos para el gremio turístico; promover acciones de educación y capacitación en gestión de crisis para apiladores; desarrollar estudios sobre crisis, sistematizando el aprendizaje; captar y analizar información actualizada del mercado turístico (inclusive por medios digitales); adoptar mecanismos institucionales de prevención de crisis políticas. A revisão da literatura apontou que, em todo o mundo, os gestores públicos se sentiram inseguros quanto às ações tomadas na crise do Covid-19, dada a escassez de referências anteriores, culminando com a intensidade dos impactos negativos da pandemia nos seus setores. Considera-se que as ações do poder público federal devem incluir estratégias de resiliência e reflexão sobre os impactos institucionais e organizacionais para o bem-estar social e recuperação no período pós-pandêmico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Considering the impact that the tourism activity suffers, due to political, social and health problems (such as the Covid-19 pandemic), studying crisis management in tourism becomes a relevant and necessary theme. The objective of this research was to understand the experiences of former Tourism Ministers in Brazil in crisis management during their leadership, and as a specific objective to identify the existence of an action plan for crises. The research was exploratory and descriptive in nature, a narrative literature review was carried out, and the technique of thematic content analysis was adopted, based on the theoretical referential about crisis management and public management. Twelve former mayors were interviewed, presenting their perceptions about crisis management actions and protocols, reduction of impacts on tourism, and post-crisis paths from 2020-2021. Their results suggest that one should invest in research and actions to improve and instrument the Ministry of Tourism, prioritizing theories of prevention and preparation for crises; elaborate risk communication protocols for the tourist trade; promote educational and training actions in crisis management for stackholders; develop studies on crises, systematizing learnings; capture and analyze updated information from the tourist market (including through digital media); adopt institutional mechanisms for preventing political crises. The literature review pointed out that, worldwide, public managers felt insecure about the actions taken during the Covid-19 crisis, given the scarcity of previous references, culminating in the intensity of the negative impacts of the pandemic on their sectors. It is considered that the actions of the federal public authorities should include resilience strategies and reflection on institutional and organizational impacts for social well-being and recovery in the post-pandemic period.
  • Amor à Marca: Aplicação da Teoria Lovemarks em Destino Turístico Artigo

    Barbosa, José William de Queiroz; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo da presente pesquisa é investigar a aplicação da Teoria Lovemarks no contexto do destino turístico Natal-RN, Brasil. O estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: mistério, sensualidade, intimidade e amor à marca. Os dados foram coletados por meio de uma survey online que obteve 285 respostas válidas. As análises foram feitas com auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics versão 22 e SmartPLS 3. Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Em termos do construto 'amor à marca', constatou-se que ele apresenta uma relação mais significativa com a dimensão 'intimidade' (coeficiente estrutural = 0,558). Além disso, verificou-se que as três variáveis latentes (mistério, sensualidade e intimidade) explicam 79% do amor à marca no contexto de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos, favorecendo a consolidação da Teoria Lovemarks nesse contexto. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que fortaleçam conexões emocionais com o viajante.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de esta investigación es investigar la aplicación de la Teoría de las Lovemarks en el contexto del destino turístico Natal-RN, Brasil. El estudio, de naturaleza cuantitativa descriptiva, propuso probar un modelo teórico 9basado en las dimensiones de la Teoría Lovemarks, que son: misterio, sensualidad, intimidad y amor por la marca. Los datos se recogieron a través de una encuesta en línea que obtuvo 285 respuestas válidas. Los análisis se realizaron con la ayuda de IBM SPSS Statistics versión 22 y el software SmartPLS 3. Los resultados mostraron que todas las hipótesis de la investigación fueron apoyadas, validando la aplicación de la Teoría Lovemarks en un destino turístico. En cuanto al constructo "amor de marca", se constató que muestra una relación más significativa con la dimensión "intimidad" (coeficiente estructural = 0,558). Además, se constató que las tres variables latentes (misterio, sensualidad e intimidad) explican el 79% del amor a la marca en el contexto del destino turístico. Desde el punto de vista teórico, el estudio contribuye al proporcionar subsidios para que el modelo propuesto sea replicado en otros destinos, favoreciendo la consolidación de la Teoría de las Lovemarks en este contexto. En términos gerenciales, la investigación sugiere acciones para desarrollar una gestión de marca de destino basada en la oferta de elementos que fortalezcan las conexiones emocionales con el viajero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Abstract: The aim of this research is to investigate the application of the Lovemarks Theory in the context of the tourist destination Natal-RN, Brazil. The study, of descriptive quantitative nature, proposed to test a theoretical model based on the dimensions of the Lovemarks Theory, which are: mystery, sensuality, intimacy and love for the brand. The data were collected through an online survey that obtained 285 valid answers. The analyses were done with the help of IBM SPSS Statistics version 22 and SmartPLS 3 software. The results showed that all the research hypotheses were supported, validating the application of the Lovemarks Theory in a tourist destination. In terms of the construct 'brand love', it was found to have a more significant relationship with the dimension 'intimacy' (structural coefficient = 0.558). Furthermore, the three latent variables (mystery, sensuality and intimacy) were found to explain 79% of brand love in the tourist destination context. From the theoretical point of view, the study contributes by providing subsidies for the proposed model to be replicated in other destinations, favoring the consolidation of the Lovemarks Theory in this context. In managerial terms, the research suggests actions to develop a destination brand management based on the offer of elements that strengthen emotional connections with the traveler.
  • Relações de Poder nas Alterações da Lei Geral do Turismo no Brasil Artigo

    Silva, Juliana Ferreira da; Gomes, Bruno Martins Augusto; Faria, José Ricardo Vargas de

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem o objetivo de analisar categorias do exercício do poder no âmbito dos processos políticos e legislativos relacionados às proposições de alteração da Lei n. 11.771/2008, conhecida como Lei Geral do Turismo e principal marco legal do turismo brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram analisados projetos de lei que alteram a norma, além de minutas e justificativas expressas. Também foram averiguadas notas de comunicação de organizações do turismo e atas de reuniões do Conselho Nacional de Turismo. O estudo revelou que os principais envolvidos com as alterações são o setor público, integrantes do Conselho Nacional de Turismo e grupos privados. As alterações têm como foco o favorecimento dos negócios privados em turismo e, embora o Conselho Nacional de Turismo não seja o único meio para apresentação de interesses dos envolvidos, ele demonstrou ser um espaço relevante para reflexão conjunta sobre alterações na norma. A investigação destaca a necessidade de identificar envolvidos e seus interesses com relação a uma norma estruturante do turismo brasileiro. Ademais, evidencia que o turismo é uma área em constante disputa com agentes e organizações que exercem seu poder e isso acarreta consequências para o turismo e suas políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar las categorías del ejercicio del poder dentro de los procesos políticos y legislativos relacionados con las propuestas de modificación de la Ley nº 11.771/2008, conocida como Ley General de Turismo y principal marco jurídico del turismo brasileño. A través de un enfoque cualitativo, se analizaron los proyectos de ley que modifican la norma, así como los borradores y las justificaciones expresadas. También se analizaron las notas de comunicación de las organizaciones turísticas y las actas de las reuniones del Consejo Nacional de Turismo. El estudio reveló que los principales implicados en los cambios son el sector público, los miembros del Consejo Nacional de Turismo y los grupos privados. Las modificaciones se enfocan en favorecer el negocio privado en el turismo y, aunque el Consejo Nacional de Turismo no es el único medio para presentar los intereses de los involucrados, demostró ser un espacio relevante para la reflexión conjunta sobre los cambios en la norma. La investigación destaca la necesidad de identificar a los involucrados y sus intereses en relación a una norma que está estructurando el turismo brasileño. Además, muestra que el turismo es un área en constante disputa con agentes y organizaciones que ejercen su poder y esto acarrea consecuencias para el turismo y sus políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to analyze categories of the exercise of power within the political and legislative processes related to proposals to amend Law No. 11.771/2008, known as the General Tourism Law and the main legal framework of Brazilian tourism. Through a qualitative approach, we analyzed bills that alter the norm, as well as drafts and expressed justifications. Communication notes from tourism organizations and minutes of meetings of the National Tourism Council were also analyzed. The study revealed that the main parties involved with the changes are the public sector, members of the National Tourism Council, and private groups. The changes focus on favoring private business in tourism, and although the National Tourism Council is not the only forum for presenting the interests of those involved, it has proven to be a relevant space for joint reflection on changes in the norm. The research highlights the need to identify those involved and their interests in relation to a norm that is structuring Brazilian tourism. Moreover, it shows that tourism is an area in constant dispute with agents and organizations that exercise their power and this entails consequences for tourism and its public policies.
  • O Destino Turístico Praia do Forte - Bahia: Análise sob a Ótica da Hospitalidade Urbana Artigo

    Oliveira, Josildete Pereira de; Tricárico, Luciano Torres

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa teve o seu enfoque na hospitalidade do espaço turístico urbano, cujo tema tem sido explorado em outros estudos ou experiências de pesquisa dos autores. O foco da análise é o espaço edificado: infraestrutura, paisagem urbana e qualidade ambiental das destinações turísticas e suas relações com a hospitalidade. Nessa perspectiva, ressalta-se que alguns desses trabalhos já foram submetidos a revistas ou eventos científicos, visando também, desta maneira, a assegurar uma avaliação por pares. O destino de Praia do Forte na Região Metropolitana de Salvador é uma localidade tradicional e histórica, do ponto de vista da ocupação humana do território e do ponto de vista da recente ocupação turística. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar condições da hospitalidade física desse destino turístico consolidado. Trata-se de um destino localizado no litoral, dotado de paisagens naturais singulares, onde a memória histórico-cultural marca a paisagem edificada, além da demanda turística recente acentuada, em virtude dos atributos culturais e da preservação ambiental. A metodologia está amparada na pesquisa descritiva e qualitativa com uma abordagem empírica e sensorial, apoiada na pesquisa documental, bibliográfica e iconográfica. Os dados foram analisados à luz do método interpretativo, focado nos conceitos e paradigmas que dão suporte aos estudos da hospitalidade do espaço edificado, visando a contribuir com os métodos de análise da hospitalidade urbana dos destinos turísticos. Os resultados da análise demonstram o desempenho deste destino turístico em cada uma das categorias de análise: acessibilidade, legibilidade e identidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación se centró en la hospitalidad del espacio turístico urbano, cuyo tema ha sido explorado en otros estudios o experiencias de investigación de los autores. El foco del análisis es el espacio construido: infraestructura, paisaje urbano y calidad ambiental de los destinos turísticos y sus relaciones con la hospitalidad. En esta perspectiva, cabe destacar que algunos de estos trabajos ya han sido presentados a revistas o eventos científicos, pretendiendo también, de esta forma, garantizar una revisión por pares. El destino de Praia do Forte, en la Región Metropolitana de Salvador, es un lugar tradicional e histórico desde el punto de vista de la ocupación humana del territorio y desde el punto de vista de la reciente ocupación turística. Así, el objetivo principal de esta investigación fue analizar las condiciones de hospitalidad física de este consolidado destino turístico. Se trata de un destino situado en la costa, dotado de paisajes naturales únicos, donde la memoria histórico-cultural marca el paisaje construido, además de la reciente demanda turística acentuada en virtud de los atributos culturales y la preservación del medio ambiente. La metodología se basa en una investigación descriptiva y cualitativa con enfoque empírico y sensorial, apoyada en investigación documental, bibliográfica e iconográfica. Los datos fueron analizados a la luz del método interpretativo, centrado en los conceptos y paradigmas que sustentan los estudios de la hospitalidad del espacio construido, con el objetivo de contribuir a los métodos de análisis de la hospitalidad urbana de los destinos turísticos. Los resultados del análisis demuestran el desempeño de este destino turístico en cada una de las categorías de análisis: accesibilidad, legibilidad e identidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research had its focus on the hospitality of the urban tourist space, whose theme has been explored in other studies or research experiences of the authors. The focus of the analysis is the built space: infrastructure, urban landscape and environmental quality of tourist destinations and their relations with hospitality. In this perspective, it is noteworthy that some of these works have already been submitted to journals or scientific events, aiming also, in this way, to ensure a peer review. The destination of Praia do Forte in the Metropolitan Region of Salvador is a traditional and historical place from the point of view of human occupation of the territory and from the point of view of recent tourist occupation. Thus, the main objective of this research was to analyze conditions of the physical hospitality of this consolidated tourist destination. It is a destination located on the coast, endowed with unique natural landscapes, where the historical-cultural memory marks the built landscape, besides the recent tourist demand accentuated due to cultural attributes and environmental preservation. The methodology is based on descriptive and qualitative research with an empirical and sensorial approach, supported by documentary, bibliographic and iconographic research. The data were analyzed in the light of the interpretative method, focused on the concepts and paradigms that support the studies of hospitality of the built space, aiming to contribute to the methods of analysis of the urban hospitality of tourist destinations. The results of the analysis demonstrate the performance of this tourist destination in each of the analysis categories: accessibility, legibility and identity.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
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