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O uso de redes sociais para posicionar um destino turístico: o caso da cidade de Guararema e seus visitantes do dia

Resumo:

As redes sociais se tornaram uma ferramenta importante para a formação de imagens e para o posicionamento de destinos turísticos. O objetivo deste estudo é compreender o uso de redes sociais para o posicionamento de uma cidade por esses meios no importante segmento de visitantes do dia, ou seja, aqueles que não passam a noite no local visitado. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, para o qual foi escolhido o município de Guararema, em São Paulo, Brasil, com triangulação de dados baseada em a) análise do conteúdo de 11 contas de redes sociais, b) periódicos especializados, c) entrevistas em profundidade com visitantes, e d) conteúdo do site e do plano diretor de turismo da cidade. Como resultado, descobriu-se que neste destino há um posicionamento claro para os visitantes do dia, interessados em paisagens naturais e gastronomia. O posicionamento é consistente com as imagens que são vistas nas redes. As redes sociais e a imprensa tendem a gerar visitas em conjunto, gerando um ciclo. Como sugestão para futuros estudos, propomos a compreensão desse fenômeno no período de baixa ou alta temporada e ampliar estudos sobre os visitantes-dia, ainda pouco estudados na literatura do tema.

Palavras-chave:
redes sociais; posicionamento de cidades; visitantes-dia

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