Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre insight e temperamento afetivo no transtorno bipolar: um estudo exploratório

Resumo

Introdução

Nos últimos anos, a associação entre temperamento e características clínicas dos transtornos de humor tem sido estudada. A maioria dos pacientes bipolares apresenta déficits na consciência de sinais e sintomas. A relação entre temperamento afetivo e insight em pacientes bipolares não tem sido relatada na literatura até o momento.

Objetivo

Avaliar a relação entre temperamento afetivo e insight no transtorno bipolar.

Métodos

Um grupo de 65 pacientes bipolares foi acompanhado por um ano. Os pacientes foram submetidos a uma avaliação clínica utilizando os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5). O insight foi avaliado através da Escala de Insight para Transtornos Afetivos (ISAD), e o temperamento afetivo, através da TEMPS-Rio de Janeiro. A relação entre temperamento afetivo e insight foi explorada usando correlações de Spearman entre os escores de cada item da ISAD e as subescalas da TEMPS-Rio de Janeiro.

Resultados

Nas fases eutímicas, os bipolares com temperamento depressivo relacionaram-se com maior nível de insight sobre as consequências do transtorno; quando em mania, apresentaram melhor insight sobre ter um transtorno afetivo, apresentar alterações psicomotoras e sofrer de culpa ou grandiosidade. Da mesma forma, bipolares com maiores escores de temperamento ansioso, quando em mania, tiveram melhor percepção sobre alterações na atenção. Bipolares com escores mais altos de temperamento hipertímico, quando em mania, mostraram o pior insight sobre o curso do pensamento.

Conclusão

O nível de insight em pacientes bipolares, além de ser determinado pela fase da doença e por diversos sintomas, é influenciado pelo temperamento afetivo.

Transtorno bipolar; insight; temperamento afetivo

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br