Acessibilidade / Reportar erro

Prescrição excessiva de antidepressivos e seu impacto em idosos na Austrália

Resumo

Introdução

Os psicofármacos estão entre as medicações mais frequentemente prescritas no mundo todo, tornando o assunto da prescrição excessiva um assunto polêmico na medicina e na psiquiatria nos dias atuais.

Método

Foi feita uma revisão da literatura para investigar o tópico das prescrições dos medicamentos psicotrópicos. O escopo pretendido aqui é especificamente o uso de antidepressivos, ou melhor, seu uso excessivo, na Austrália, mas ele pode ser comparado ao uso de outros medicamentos psicotrópicos na maioria dos países ocidentais. O foco é direcionado ao grupo mais vulnerável de pacientes: os idosos.

Resultados

As últimas décadas testemunharam um aumento no uso de drogas psicotrópicas, principalmente antidepressivos, na Austrália e no mundo todo. Isso tem várias razões e também consequências, especialmente nos membros vulneráveis da sociedade.

Conclusão

Tem sido sugerido que a prescrição excessiva de antidepressivos é motivada pelo aumento na incidência de depressão, stress e ansiedade, ou devido à forma como as medicações psicotrópicas são comercializadas. No entanto, independentemente da validade das razões apontadas, outra explicações poderia ser sugerida: transtornos psiquiátricos, especialmente depressão, têm sido sobrediagnosticados em uma escala considerável, provavelmente levando a uma lista de consequências adversas significativas que afetam principalmente os grupos mais vulneráveis de pacientes. Afinal, pesquisas rigorosas deveriam ser conduzidas para examinar a extensão e o custo da prescrição excessiva de medicamentos psicotrópicos na sociedade.

Antidepressivos; medicamentos; depressão; uso excessivo; prescrição excessiva; idosos

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br