Acessibilidade / Reportar erro

O papel da psicoterapia psicodinâmica de longo prazo na melhora de padrões de apego, estilos de defesa e alexitimia em pacientes com transtornos depressivos e de ansiedade

Resumo

Introdução

A psicoterapia psicodinâmica de longo prazo (PPLP) enfatiza a centralidade dos conflitos intrapsíquicos e inconscientes e sua relação com o desenvolvimento. Apesar da evidência em favor da eficácia da PPLP em transtornos mentais, há poucos dados sobre a eficácia da PPLP em transtornos de depressão/ansiedade.

Objetivo

Examinar se pacientes com transtornos de depressão/ansiedade demonstram melhora em seus estilos de apego, estilos defensivos, sintomas psiquiátricos, sintomas de ansiedade/depressão e alexitimia com PPLP.

Métodos

Neste estudo retrospectivo, descritivo, os desfechos psicológicos de pacientes tratados na clínica psicanalítica da Babol University of Medical Sciences foram avaliados. Quatorze pacientes com diagnóstico de transtorno de depressão ou ansiedade participaram do estudo sobre PPLP com abordagem de psicologia do self. O Inventário de Depressão de Beck II, o Inventário de Ansiedade de Beck, a Escala de Apego do Adulto, o Questionário de Estilo de Defesa-40 e a Escala de Alexitimia de Toronto-20 foram administrados antes e após o tratamento e no seguimento de 6 meses. Equações de estimação generalizadas foram usadas para analisar mudanças nos desfechos psicológicos após cada avaliação.

Resultados

Os escores médios de depressão/ansiedade e apego seguro melhoraram significativamente após PPLP com abordagem de psicologia do self do início do estudo ao pós-tratamento e seguimento. Além disso, os escores médios de defesas neuróticas e imaturas, dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos, pensamentos orientados externamente e escores totais de alexitimia diminuíram significativamente do início do estudo ao pós-tratamento e seguimento.

Conclusão

Sintomas de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, estilos de apego inseguro, alexitimia e estilos de defesa neuróticos/imaturos melhoraram após PPLP com abordagem de psicologia do self. Além disso, as melhoras persistiram no seguimento de 6 meses.

Psicoterapia psicodinâmica de longo prazo; psicologia do self; depressão; ansiedade; apego; estilos de defesa; alexitimia

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br