Resumo
Introdução:
Estresse e insônia são problemas cada vez mais presentes em pessoas jovens em países altamente desenvolvidos. Eles influenciam tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos da vida e parecem estar relacionados entre si. Várias estratégias de enfrentamento (coping) do estresse existem e podem ser usadas para reduzir seu nível. O objetivo principal deste estudo foi investigar a relação entre insônia, estresse, estratégias de coping, e certos fatores sociais e médicos em estudantes.
Métodos:
Um estudo transversal foi conduzido em março de 2017 com estudantes de sete universidades públicas da Cracóvia, na Polônia, utilizando a Escala de Estresse Percebido 10, uma versão abreviada do Inventário para Medir Estratégias de Enfrentamento de Estresse (mini-COPE) e a Athens Insomnia Scale. Na análise estatística, foram utilizados os testes qui-quadrado, t de Student e o coeficiente de correlação de Spearman.
Resultados:
Um total de 264 estudantes com idade média de 22,22±1,5 anos foram incluídos no estudo. Altos níveis de estresse ocorreram em 10% dos respondentes. Um nível estatisticamente mais alto de estresse foi revelado em pessoas sofrendo de doenças crônicas (p=0,006) e em fumantes (p=0,004). As estratégias de coping mais comuns foram coping ativo e planejamento. A insônia esteve presente em 19,7% dos alunos. O nível de insônia se correlacionou com a intensidade do estresse percebido (p=0,00; r=0,44).
Conclusões:
De acordo com este estudo, um décimo dos estudantes de Cracóvia percebe um alto nível de estresse, e um quinto dos respondentes sofrem de insônia. Há uma forte correlação positiva entre nível de insônia e nível de estresse. Para garantir alta qualidade de vida, problemas como estresse e insônia devem ser levados em consideração pelo médico generalista.
Descritores:
Insônia; stress; estratégias de coping; estudantes; Polônia