Acessibilidade / Reportar erro
Trans/Form/Ação, Volume: 45, Número: spe2, Publicado: 2022
  • Presentation Editorial

    Liu, Zhenling; Alves, Marcos Antonio
  • O conceito confucionista de “Governança” e seu valor contemporâneo. Artigos

    Xu, Dong; Wang, Jun; Zhao, Weidong

    Resumo em Português:

    Resumo: Governança significa a política e a estratégia adotadas no processo de gestão de um país. Na longa história de mais de dois mil anos, o confucionismo tornou-se o núcleo cultural e a doutrina política da autocracia imperial, e a teoria da “governança de todo o país” contida nele tornou-se uma categoria importante na cultura tradicional chinesa. Deve-se aprofundar na rica conotação do pensamento de governança confucionista e construir um sistema de governança nacional que se adapte à sociedade, à situação geral e ao futuro, por meio de desenvolvimento inovador e transformação criativa, de modo a permitir que a excelente cultura tradicional chinesa retorne à base, para abrir um novo caminho e fazer o passado servir ao presente, fornecendo, assim, importante orientação teórica e referência histórica para o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Governance means the policy and strategy adopted in the process of running a country. In the long history of more than two thousand years, Confucianism had become the cultural core and political doctrine of the imperial autocracy, and the theory of “governance of the whole country” contained in it had become an important category in traditional Chinese culture. We should dig deep into the rich connotation of Confucian governance thought, and build a national governance system that suits society, the overall situation and future through innovative development and creative transformation, so as to let excellent traditional Chinese culture return to open a new road and make the past serve the present, thus providing important theoretical guidance and historical reference for the great rejuvenation of the Chinese nation.
  • Harmonia confuciana e a ideia de desenvolvimento sustentável na sociedade moderna. Artigos

    Ren, Fuxing; Wang, Jun; Lv, Wenming

    Resumo em Português:

    Resumo: Youzi, discípulo de Confúcio, propôs o pensamento de “harmonia tem preço”, que também era a busca de valor de Confúcio. Eles interpretaram a implicação de “Harmonia” de praticar as regras de propriedade. “Ele” significa “harmonia”. Mencius chamou a harmonia entre as pessoas de “Apoio do Povo” e discutiu a convivência harmoniosa entre os revolucionários e o público na perspectiva da “Política Benevolente” e da “Boa Natureza”. Xunzi explicou a instituição, normalização e imparcialidade necessária para a sociedade, sob o aspecto da “Harmonia”, que ampliou a implicação teórica da “Harmonia”. O pensamento confucionista de “harmonia tem preço” é também a personificação da ideologia de “Defender o Justo” e “Unidade do Céu e do Homem”, que continha o pensamento da relação harmoniosa entre as pessoas e o universo. O pensamento confucionista de “A harmonia tem um preço” alcançou um desenvolvimento inovador, na sociedade moderna, que está de acordo com a ideia de desenvolvimento sustentável. É de grande significado referencial para repensar a relação interpessoal, a relação entre o homem e a natureza, a relação entre o desenvolvimento econômico e o ambiente natural etc.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Youzi, Confucius’ disciple, proposed the thought of “Harmony is Valued”, which was also the value pursuit of Confucius. They interpreted the implication of “Harmony” from practicing the rules of propriety. “He” means “harmony”. Mencius called the harmony between people “Support of the People”, and he discussed the harmonious coexistence between the revolutionaries and the public from the perspective of “Benevolent Policy” and “Good Nature”. Xunzi explained the institution, normalization and impartiality necessary for society from the aspect of “Harmony”, which expanded the theoretical implication of “Harmony”. Confucian thought of “Harmony is Valued” is also the embodiment of the ideology of “Advocating Fairness” and “Harmony Between Man and Nature”, which contained the thought of the harmonious relationship between people and nature. Confucian thought of “Harmony is Valued” has achieved an innovative development in modern society, which complies with the idea of sustainable development. It is of great referential significance for rethinking the relation between people, the relation between human and nature, and the relation between economic development and natural environment etc.
  • Insights da filosofia de educação de Zhu Xi para a educação moderna. Artigos

    Tang, Hanqiao; Shen, Lei

    Resumo em Português:

    Resumo: A filosofia educacional única de Zhu Xi, enquanto mestre do neoconfucionismo, desempenha um certo papel na promoção do desenvolvimento da educação e do ensino contemporâneos. Com base na situação de exigência de talentos na sociedade feudal, Zhu Xi tomou a ortodoxia confucionista como ponto de partida para fazer tentativas inovadoras em métodos educacionais e conteúdos de ensino. Ele acreditava que o conhecimento de objetos é uma maneira importante de adquirir conhecimento. Ao aprender com os recursos ideológicos da filosofia educacional chinesa e não chinesa antiga e moderna, integrando ideias filosóficas antigas com o método de ensino moderno, este artigo oferece algumas ideias inovadoras importantes para os modelos contemporâneos de educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As a master of Neo-Confucianism, Zhu Xi’s unique educational philosophy plays a certain role in promoting the development of contemporary education and teaching. BaseFuxing Rend on the situation of requiring talents in feudal society, Zhu Xi took Confucian orthodoxy as the starting point to make innovative attempts on educational methods and teaching content. He believed learning from things to know. By learning from the ideological resources of ancient and modern Chinese and non-Chinese educational philosophy, and integrating ancient philosophical ideas with modern teaching methods, this paper offers some important innovative ideas for contemporary models of education.
  • Implicações da cultura de piedade filial da china para seu cuidado de idosos contemporâneos. Artigos

    Li, Hua; Wu, Gengxuan

    Resumo em Português:

    Resumo: A piedade filial era um valor central na cultura chinesa antiga, e ainda exerce influência significativa nas atitudes, comportamento e vida cotidiana do povo chinês. Atualmente, a China está enfrentando uma população cada vez mais envelhecida e as preocupações associadas a como cuidar adequadamente dos idosos do país. Através da revisão vertical da piedade filial, ao longo da história da China, para este trabalho, dois elementos constantes emergiram nas tradições, a saber, apoio e respeito. Argumenta-se que a abordagem do problema contemporâneo do cuidado ao idoso exigirá a incorporação adequada de ambas as dimensões, ou seja, fornecer não apenas apoio material ao idoso, na família e na sociedade, mas também prover seu cuidado espiritual. Argumenta-se ainda que quaisquer abordagens destinadas a tratar da questão devem ser baseadas nas condições sociais e culturais reais, na China, incluindo e passando além das tradições culturais de piedade filial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Filial piety is a core value in ancient Chinese culture, and it still exerts significant influence on the attitudes, behavior and daily life of Chinese people today. At present, China is facing an increasingly aging population and the concern how to properly care for the elderly. Through the vertical review of filial piety in China’s history, two constant elements, namely support and respect, stands out among China’s traditions. There is an argument that addressing the contemporary elderly care problem requires the adequate support from two perspectives, material support from families and societies for the aged and spiritual caring for them. It is further argued that any approaches aimed at addressing contemporary elderly care issue should take into consideration the actual social and culture conditions in China, including the cultural traditions of filial piety.
  • Estudo sobre a influência do pensamento da Academia Jixia na construção da ordem social Pré-Qin. Artigos

    Yang, Jirong; Swindall, Hal

    Resumo em Português:

    Resumo: Academia Jixia (稷下学派) é um termo geral para o grupo acadêmico Contendo, no período da Dinastia Pré-Qin (235 A.C. -221 A.C.), e o pensamento derivado da Academia Jixia ocupa uma parte importante no desenvolvimento da história ideológica antiga chinesa. Esse pensamento desempenhou um papel importante na regulação e esclarecimento da construção da arte simbólica da ordem social da época, sendo também de grande valia para a estabilidade e o funcionamento ordenado da ordem social atual. Este artigo toma como núcleo o pensamento da Jixia Academy. Primeiramente, analisa a situação geral da Academia Jixia e sua conotação ideológica. Em segundo lugar, explora a arte simbólica da ordem social Pré-Qin, incluindo as características da ordem social Pré-Qin e o caminho de construção da ordem social pré-Qin. Com base nisso, interpreta a influência do pensamento da Academia Jixia, na construção da ordem social no período Pré-Qin, a fim de levar mais pessoas a compreenderem profundamente o pensamento da Academia Jixia e seu papel positivo, na construção da arte simbólica da ordem social |Pré-Qin.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Jixia Academy (稷下学派) is a general term for the Contending academic group in the Pre-Qin Period (B.C.235-B.C.221). The thought derived from Jixia Academy occupies an important part in the development of Chinese ancient ideological history. It has played an important role in regulating and enlightening the construction of the symbolic art of the social order at that time. And it is also of great value to the stability and orderly operation of today’s social order. This paper takes the thought of Jixia Academy as the core. Firstly, it analyzes the general situation of Jixia Academy and its ideological connotation. Secondly, it explores the symbolic art of the Pre-Qin social order, including the characteristics of the Pre-Qin social order and the construction path of the Pre-Qin social order. On this basis, it elaborates the influence of the thought of Jixia Academy on the construction of social order in the Pre-Qin Period, in order to make more people to deeply understand the thought of Jixia Academy and its positive role in the construction of the Pre-Qin social order symbolic art.
  • La contemporaneidad transcultural de la pintura de Juan Baños en China Artigos

    López-Múgica, Joaquín

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El propósito de este artículo es explorar en el contexto de Shanghái la manera en que se revelan, definen y cuestionan las distancias y las cercanías entre las culturas china y española a través de los lienzos pictóricos de Juan Antonio Baños (España, 1980). Su nomadismo o condición de extranjero va a plantear algunas dudas sobre la identidad y el lugar que el artista ocupa en el mundo contemporáneo, además de sugerir algunos patrones según los cuales las fronteras desaparecen, mientras que otras nuevas son erigidas. El mero gesto de Baños de traducir los trazos encontrados en la ciudad de Shanghái por medio de un tejido de dislocaciones y citaciones incita una sinfonía heterogénea de espacios y tiempos variados que amplifican las posibilidades de conocimiento artístico entre Oriente y Occidente. Ante el análisis de un panorama poscolonial contemporáneo que va del hiperrealismo barroco a una epistemología retro futurista de la ciudad, pasando por el arte pop kitsch, el artículo muestra como este itinerario de traducción transcultural nos desplaza hacia un periodo post-paradigmático.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to explore in the context of Shanghai in regards to the distances and closeness between Chinese and Spanish cultures are revealed, defined and questioned, through the pictorial canvases of Juan Antonio Baños (Spain, 1980). His nomadism or status as a foreigner will raise some doubts about the identity and the place that the artist occupies in the contemporary world. In addition, the contemporaneity of his work suggests some effects according to which the borders disappear, while new ones are erected. The mere gesture of Baños´ artwork in attempting to translate the traces of Shanghai by means of a world of dislocations and citations incites a heterogeneous symphony of varied spaces and times that amplify the possibilities of artistic knowledge between East and West. Drawing from the analysis of a postcolonial framework that stretches from baroque hyperrealism to retro-futurist epistemologies of the city, right up to a kitsch pop art, the article claims that this translatable cultural itinerary displaces the ways of understanding contemporary art in China towards a post-paradigmatic period.
  • O pensamento filosófico de Nguyen trai sobre benevolência e justiça e seu significado na construção cultural e desenvolvimento do povo vietnamita hoje Artigos

    Pham, Kien Thi; Bui, Xuan Dung

    Resumo em Português:

    Resumo: Nguyen Trai foi um grande filósofo patriótico vietnamita, uma das maiores personalidades de todos os tempos. Ele viveu no século XV; seus pensamentos se tornaram um grande exemplo de ética, cultura, alma e sabedoria vietnamitas. O artigo estudou os pensamentos filosóficos de Nguyen Trai, para ajudar a desenvolver um país próspero e feliz, usando os valores culturais tradicionais da nação. O texto utiliza a metodologia do materialismo dialético como princípio geral e como princípio histórico específico, a fim de avaliar a benevolência e a retidão de Nguyen Trai, em termos de compaixão, justiça e gestão, associadas aos interesses do povo, da comunidade e da sociedade. O artigo também usa métodos analíticos e de síntese, para destacar o conteúdo de benevolência e retidão, na tradição cultural da nação vietnamita hoje. A pandemia de Covid-19 afetou o mundo, em geral, e o Vietnã, em particular. Portanto, a cultura de pensamento de Nguyen Trai é poderosa e eficaz na resposta à pandemia de Covid19, no Vietnã e em outros países, na atualidade. Neste estudo, a benevolência e a justiça de Nguyen Trai definem claramente a responsabilidade do Estado e a obrigação dos cidadãos de promover os valores culturais tradicionais da nação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Nguyen Trai is a man with a great personality in Vietnam. He has morality, culture, pure soul, and profound wisdom of all times. Nguyen Trai lived in the 15th century in a feudal society with many changes. The paper studied Nguyen Trai’s philosophical thoughts to help develop a prosperous and happy country using the nation’s traditional cultural values. The article uses the methodology of dialectical materialism as a general principle and a specific historical principle to evaluate Nguyen Trai’s benevolence and righteousness in terms of compassion, justice, and management, associated with the interests of the people, the community, and society. The article also uses analytical and synthesis methods to highlight the content of benevolence and righteousness in the cultural tradition of the Vietnamese nation today. The Covid-19 pandemic had affected the world in general and Vietnam in particular. So Nguyen Trai’s thought culture is powerfully and effectively prompt in responding to the Covid-19 pandemic in Vietnam and other countries today. In this article, Nguyen Trai’s benevolence and righteousness fairness clearly define the responsibility of the state and the obligation of citizens to promote the traditional cultural values of the nation.
  • Alcançar a perfeição com a fé budista: uma sondagem sobre a atitude verdadeira na pesquisa de documentos funerários religiosos na China Artigos

    Xing, Lizhi

    Resumo em Português:

    Resumo: Em Research on Religious Funerary Documents in China, o autor adere às atitudes objetivas e de busca da verdade e questiona as ideias dos principais estudiosos, ao analisar os documentos funerários religiosos usados em funerais por mais de dois mil anos, desde o período dos Estados Combatentes (475-221 A. C.) até o presente. O autor critica os pontos de vista de alguns estudiosos famosos e apresenta dúvidas razoáveis a esse respeito. Ele ressalta que seus artigos exibem uma visão um tanto desigual e preconceituosa, na interpretação da literatura existente. Ele ainda seleciona a literatura para um nível mais profundo e explora as implicações subjacentes dos materiais arqueológicos. Dessa forma, são obtidas conclusões, mostrando a abordagem acadêmica dos autores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Research on Religious Funerary Documents in China, the author studies the religious funerary documents used at funerals for more than two thousand years from the Warring-States period (475-221 BC) to the present with the truth-seeking and objective attitudes. Besides some criticisms and reasonable doubts, he points out that the previous articles present a somewhat lopsided view with prejudice when the scholars interpret the existing literature. He further explores the underlying implications of the archaeological materials based on studying large numbers of references. In this way, reliable conclusions are obtained with rigorous academic attitude.
  • A filosofia educacional do “Ensino Orientado para a Aprendizagem” nos Analectos e seus insights para a contemporânea Artigos

    Shi, Zhaoli; Kang, Tao

    Resumo em Português:

    Resumo: No estudo da filosofia educacional chinesa antiga, alguns estudiosos consideram que a principal razão pela qual a filosofia tradicional chinesa da educação atribui importância ao ensino e não ao aprendizado é devido ao confucionismo. Essa afirmação não é aceitável. Se fizermos um estudo cuidadoso e mais aprofundado da filosofia educacional e das práticas do confucionismo, especialmente Confúcio, o mestre do confucionismo, chegaremos a uma conclusão oposta de que Confúcio atribui grande importância ao aprendizado. Pode-se dizer que a característica da teoria da filosofia educacional de Confúcio é o “ensino orientado para a aprendizagem”. Este artigo pesquisa a manifestação da filosofia de aprender e ensinar de Confúcio, nos Analectos, as razões de sua formação e seu significado contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the study of ancient Chinese educational philosophy, some scholars believe that the main reason why traditional Chinese educational philosophy attaches importance to teaching rather than learning lies in Confucianism. This statement is unacceptable. If we take a careful and further study of the educational philosophy and practices of Confucianism, especially Confucius, the master of Confucianism, we will come to an opposite conclusion that Confucius attaches great importance to learning. It can be said that the characteristic of Confucius’s educational philosophy theory is “learning-oriented teaching”. This paper explores the manifestation of Confucius’s philosophy of both learning and teaching in the Analects, the reasons for its formation and its contemporary significance.
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br