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A Mimesis Musical

RESUMO:

A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 3 Doutrina composicional (Composicionslehre) criada na Alemanha, entre os séculos XV e XVI, pelos teóricos luteranos, entre eles: Nicolaus Listenius, Gallus Dressler e Joachim Burmeister, então influenciados pelos conceitos retóricos, éticos, políticos e poéticos do Renascimento humanista e por um reavivamento das disciplinas de linguística e retórica. Tal doutrina buscava unir a racionalidade e a proporcionalidade matemática da teoria da música aos conceitos e fundamentos da retórica, visando, através e pelo texto, a atingir, persuadir e afetar os ouvintes pela música executada. A Musica Poetica estabelecia-se como um conceito único de composição, o qual procurava um equilíbrio entre ciência e arte, ratio (razão) e sensus (sensibilidade), especulação e habilidade. e, sobretudo, na obra de Johann Sebastian Bach. Porém, diversas são as espécies de imitação musical, de forma que o intuito deste trabalho foi categorizar e definir a função das espécies imitativas, com base na concepção aristotélica de imitação e nas categorias de imitação propostas por Johann Mattheson, um dos principais teóricos da Musica Poetica, tentando demonstrar que, desde a concepção musical da antiguidade, música e poética são inseparáveis.

PALAVRAS-CHAVE:
Mimesis musical; Aristóteles; Musica Poetica; Johann Sebastian Bach

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