Acessibilidade / Reportar erro

Problemas de Comportamento, Competência Social e Desempenho Acadêmico: Um Estudo Comparativo de Crianças no Ambiente Escolar e Familiar

Los Problemas de Conducta, Competencia Social y Rendimiento Académico: Un Estudio Comparativo en Niños en el Entorno Escolar y Familiar

Resumo

O estudo simultâneo sobre comportamentos infantis em ambiente familiar e escolar, pode ser relevante para a prevenção de problemas de comportamento. O objetivo do presente artigo é descrever e comparar a frequência de problemas de comportamento, competência social e desempenho acadêmico em crianças com problemas apenas na escola, apenas na família ou em ambos os ambientes. Participaram deste estudo professoras e mães/pais/cuidadores de 77 crianças com problemas de comportamento (pré-escolares, escolares, meninos e meninas). Os instrumentos utilizados foram: CBCL Child Behavior Checklist e TRF Teachers Report Form. Os resultados indicaram maior frequência de problemas de comportamento e baixo desempenho acadêmico/social, em crianças que apresentavam problemas nos dois ambientes, em comparação com só no ambiente familiar ou escolar. Professores identificaram mais problemas de internalização no grupo com problemas em ambos ambientes e de externalização no grupo com problemas apenas na escola. Familiares identificaram mais problemas de internalização quando crianças apresentavam problemas apenas na família e de internalização/externalização quando em ambos os ambientes. Conclui-se que crianças que apresentavam problemas nos dois contextos tinham menos competência social e acadêmica.

Palavras-chave:
Problemas de comportamento; competência social; competência acadêmica; família; escolar

Sociedade Brasileira de Psicologia R. Florêncio de Abreu, 681/1005 - CEP 14015-060 / Ribeirão Preto - SP, Brasil - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: comissaoeditorial@sbponline.org.br