Acessibilidade / Reportar erro

Memória de Trabalho, Velocidade de Processamento e Inteligência Geral: Possíveis Modelos de Relacionamento com a Memória de Trabalho Visual e Espacial Usando a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE)

Resumo

A memória de trabalho é um sistema de memória ativo ao serviço da realização de tarefas cognitivas complexas. Nas últimas décadas as pesquisas têm-se centrado em estudar a relação entre a memória de trabalho ou seus subsistemas e outras funções cognitivas, como a inteligência. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a memória de trabalho visuoespacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral, e o possível papel mediador destas variáveis. Por esta razão, foram feitos dois estudos. No primeiro desenhou-se e validou-se a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE) numa amostra de 212 estudantes universitários. No segundo estudo que envolveu 114 estudantes universitários analisou-se a relação entre a memória de trabalho visual e espacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral. Os resultados mostraram que a inteligência geral está diretamente associada com a velocidade de processamento e com a habilidade de manter a informação visual e espacial a curto prazo, e indiretamente pela habilidade de processar informação visual e espacial de maneira simultânea.

Palavras-chave:
Memória de trabalho visual e espacial; velocidade de processamento; inteligência geral

Sociedade Brasileira de Psicologia R. Florêncio de Abreu, 681/1005 - CEP 14015-060 / Ribeirão Preto - SP, Brasil - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: comissaoeditorial@sbponline.org.br