Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes em Relação à Ciência na Psicologia: Relações com Características Sociodemográficas entre Estudantes e Profissionais Brasileiros

Resumo

O método científico é importante para a consolidação da Psicologia baseada em evidências. Entretanto, a Psicologia é uma disciplina permeada por dúvidas em relação à sua cientificidade, e há resistências à pesquisa científica por parte de seus estudantes e profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre escores de atitude em relação à ciência na Psicologia (ARCP) e características sociodemográficas. Participaram 611 pessoas, estudantes ou profissionais da Psicologia, de todas as regiões brasileiras, com 18 a 75 anos, sendo 64,2% mulheres. Os participantes responderam um questionário sociodemográfico e à Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia. Homens apresentaram ARCP mais favorável do que mulheres, assim como os alunos de instituições privadas em relação aos de instituições públicas e pessoas que trabalham em relação às que não trabalham. O Rio de Janeiro apresentou menores índices de ARCP em comparação com os outros estados do Sul e Sudeste. Os resultados promovem apontamentos preliminares sobre as variáveis envolvidas na dificuldade de se construir uma Psicologia científica no Brasil.

Palavras-chave:
Atitude em relação à ciência; epistemologia; método científico; formação

Sociedade Brasileira de Psicologia R. Florêncio de Abreu, 681/1005 - CEP 14015-060 / Ribeirão Preto - SP, Brasil - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: comissaoeditorial@sbponline.org.br