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Associação entre Habilidades Sociais, Fatores Sociodemográficos e Autoavaliações ao Falar em Público de Estudantes Universitários

Resumo

Possuir um bom repertório de habilidades interpessoais e de desempenho ao falar em público pode ser considerado indispensável para a adaptação social e acadêmica dos universitários. Objetivou-se caracterizar e comparar o repertório de habilidades sociais de universitários provindos de diferentes áreas do conhecimento (humanas, exatas e biológicas) e instituições de ensino superior (pública e privada), bem como investigar as associações entre estas habilidades e as autoavaliações ao falar em público. Participaram 818 universitários, que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), Escala de Auto-Avaliação ao Falar em Público e um Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Os grupos não diferiram significativamente quanto ao repertório de habilidades sociais, com a maioria dos participantes (n = 432) apresentando um repertório de habilidades abaixo da média em relação ao grupo normativo do instrumento. Verificou-se que os universitários do gênero masculino e aqueles que possuíam um companheiro, trabalho ou renda própria e contato direto com o público apresentavam autoavaliações ao falar em público mais positivas. As classes de habilidades de autoexposição a desconhecidos, autoafirmação na expressão de sentimento positivo, conversação e desenvoltura social, autocontrole da agressividade e enfrentamento e autoafirmação com risco e possuir um curso profissionalizante foram as variáveis preditoras de uma autoavaliação mais positiva dos universitários ao falar em público.

Palavras-chave:
Habilidades sociais; falar em público; avaliação do desempenho; interação social; universitários

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