Acessibilidade / Reportar erro

Da radicalização política à defesa dos direitos humanos em Paris. Duas trajetórias conectadas de reconversão militante (Envar El Kadri e François Gèze, 1968-1983)

RESUMO

O artigo analisa as trajetórias militantes do argentino Envar El Kadri e do francês François Gèze como testemunhos das conexões que decorreram da radicalização de amplos setores da esquerda internacional por volta de 1968 à feroz defesa dos direitos humanos no início dos anos 1980. Se, ainda em 1975, ambos os atores compartilhavam um discurso anti-imperialista e apoiavam os processos revolucionários, em poucos anos, tanto El Kadri quanto Gèze se posicionaram claramente em defesa dos direitos humanos, repudiando a ditadura argentina. Da perspectiva das histórias conectadas, o trabalho mostra que a mudança do apoio à violência revolucionária para a estrita denúncia humanitária internacional não foi um fenômeno exclusivamente latino-americano. Ao contrário, corporificou um processo de transformação do clima político global que se manifestou com suas particularidades em diferentes latitudes.

Palavras-chave:
trajetórias; histórias conectadas; reconversão militante; revolução; direitos humanos

Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org