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A revista S. Paulo (1936): fotomontagem e propaganda política na década de 1930

The S. Paulo Magazine (1936): Photomontage and Political Advertising in the 1930s

La revista S. Paulo (1936): fotomontaje y propaganda política en la década de 1930

RESUMO

Este artigo apresentará o ideário do Movimento Bandeira e a composição imagética da revista S. Paulo (1936). Nosso objetivo será discutir como o ideário desse movimento político-cultural foi utilizado como estratégia discursiva para compor a visualidade do referido órgão publicitário. Para apresentarmos essa apropriação, faremos a exposição das formas como a produção cafeeira, a cidade de São Paulo e o “mito bandeirante” foram trabalhados visualmente nesse periódico. Consideramos que a leitura da revista S.Paulo será de extrema relevância, uma vez que apresentaremos a interação entre o ideário do Movimento Bandeira e os usos políticos das fotomontagens. Com a análise, esclareceremos os meios pelos quais o corpo editorial da revista lançou mão da fotografia e da fotomontagem para transmitir uma mensagem política.

Palavras-chave:
representação; visualidade; imprensa; bandeirante; modernização

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