Acessibilidade / Reportar erro

MATERIAL CURRICULAR, FAMILIARIDADE COM O TEMA E INTERESSE PELO TEMA NA INTERAÇÃO: PERSPECTIVA DO MATERIAL PEDAGÓGICO DO ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA

RESUMO

Nesta investigação reportamos resultados de um estudo de caso qualitativo centrado no contexto do ensino do espanhol como língua estrangeira no Chile. Com o objetivo de explorar a relação entre as características do material curricular, a familiaridade com o tema e o interesse pelo tema na tarefa de leitura, foram recolhidos dados de sessenta e quatro participantes utilizando três instrumentos. O primeiro é um inquérito para saber mais sobre a experiência anterior dos estudantes com a leitura no seu país. O segundo é uma entrevista semi-estruturada realizada com professores para obter mais clareza sobre as tarefas de leitura atribuídas e o material curricular utilizado. Finalmente, o terceiro é um grupo focal onde os estudantes partilharam as suas impressões sobre as tarefas atribuídas e o material utilizado. As conclusões apoiam que a complexidade do material instrucional reduziu o interesse pelo tema devido à falta de conhecimentos prévios relacionados com o material de leitura. Os estudantes sugeriram a alteração de todas as tarefas de leitura para avaliação sumativa, uma vez que a complexidade do texto os frustrava e queriam ser recompensados com pontuações. Estes resultados revelam que a concepção curricular e o interesse pelo tema poderiam ser influenciados pelo material utilizado de acordo com a familiaridade dos alunos com o tema.

Keywords:
curricular material; content familiarity and topic interest; spanish as a second language teaching.

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br