Acessibilidade / Reportar erro

GÊNEROS DE RESUMO EM EVENTOS ACADÊMICOS: INTER-RELAÇÕES TEXTUAIS E CONTEXTUAIS

ABSTRACT GENRES IN ACADEMIC CONFERENCES: TEXTUAL AND CONTEXTUAL INTER-RELATIONSHIPS

RESUMO

Os espaços contextuais de eventos acadêmicos constituem um sistema de atividades organizado de forma hierárquica, em que os gêneros de resumo, objeto deste estudo, surgem numa variação especificada em resumo de comunicação e resumo de trabalho completo, constituindo relações de contexto e de agrupamentos. Neste trabalho, nosso objetivo é analisar como esses gêneros de resumo são organizados, produzidos e identificados, considerando o contexto e as consequentes variações textuais que incidem sobre a noção prototípica do gênero resumo. O estudo, baseado na teoria de gêneros de Swales (1990)SWALES, J. M. (1990). Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press. e Bhatia (2004BHATIA, V. K. (2004). Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum.; 2009) e na concepção de contexto defendida por van Dijk (2012)VAN DIJK, T. A. (2012). Discurso e contexto. Trad. Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto., compreende a análise contextual e textual de ambas as modalidades de resumo. Os resultados sugerem que o contexto indica as ações sociais necessárias para a realização dos objetivos comunicativos dos participantes, por meio de gêneros inter-relacionados e agrupados em colônias de gêneros. Além disso, essa ação do contexto se reflete na configuração retórica do texto nas diferentes modalidades de resumo.

Palavras-chave:
gêneros acadêmicos; resumo de comunicação; resumo de trabalho completo

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br