Acessibilidade / Reportar erro

IMAGEM E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DA (IN)COERÊNCIA TEXTUAL: EPISÓDIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I1 1 O conteúdo deste artigo foi apresentado na ocasião do 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, realizado entre os dias 8 a 10 de junho de 2016. Agradecemos as contribuições da Profa. Dra. Cristiane C. Capristano pela leitura atenta e crítica de uma versão anterior. O conteúdo desta versão, entretanto, é de nossa inteira responsabilidade.

IMAGE AND WRITING IN (IN)COHERENCE TEXTUAL CONSTRUCTION: EPISODES OF WRITING IN ELEMENTERY SCHOOL

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.

Palavras-chave:
linguística textual; coerência textual; práticas de letramento

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br