Acessibilidade / Reportar erro

Ensino-aprendizagem com tecnologias digitais na formação inicial de professores de inglês

TEACHING-LEARNING AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN PRE-SERVICE ENGLISH LANGUAGE TEACHER EDUCATION

RESUMO

Este artigo tem por objetivo investigar a percepção de dois alunos do Curso de Letras-Inglês sobre a aprendizagem e a prática pedagógica de alunos da Educação Básica com o uso das tecnologias a partir de uma disciplina curricular acadêmica. Essa investigação tem como suporte teorias que discutem o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino-aprendizagem (BUCKINGHAN, 2010BUCKINGHAM, D. (2010). Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez.; ALMEIDA;VALENTE, 2011ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. (2011). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus., 2016ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. (2016). Políticas de tecnologia na educação brasileira: histórico, lições aprendidas e recomendações. São Paulo: Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB Estudos. Disponível em: <http://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2016/12/CIEB-Estudos-4-Políticas-de-Tecnologias-na-Educação-Brasileira. pdf> Acesso em 31 de mar. 2017.
http://www.cieb.net.br/wp-content/upload...
; BRAGA, 2013BRAGA, D. B. (2013). Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez.; entre outros). Com relação à metodologia, a pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 2015). Os resultados nos mostram que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois, além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir sobre as potencialidades e a apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos.

Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Curso de Letras-Inglês; ensino-aprendizagem

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br