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DISCURSO DE ÓDIO EM MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO POPULAR

HATE DISCOURSE IN SOCIAL MEDIA AS PERSUASIVE STRATEGY FOR POPULISM

RESUMO

Este artigo busca compreender o momento atual, dando um passo atrás, para mostrar que em uma situação anterior à campanha eleitoral de 2018, já havia indícios do populismo digital (CESARINO, 2018CESARINO, L. (2018) Populismo digital: roteiro inicial para um conceito, a partir de um estudo de caso da campanha eleitoral de 2018. Disponível em: <https://www.academia.edu/38061666/Populismo_digital_roteiro_inicial_para_um_conceito_a_partir_de_um_estudo_de_caso_da_campanha_eleitoral_de_2018>. Acesso em: 17 jun, 2020.
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): o aparato digital e a mobilização (produção e compartilhamentos de hashtags no Twitter), bem como a tática política de estabelecer um eixo sintagmático amigo-inimigo. Mais especificamente, o intuito aqui é analisar discussões políticas, dentro do quadro linchamento virtual (MACEDO, 2018MACEDO, K. T. M. (2018). Conflitos Sociais Contemporâneos: possíveis causas e consequências dos Linchamentos Virtuais. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 4, p. 197-208.), de duas maneiras: (i) por suas conexões, utilizando modelos de redes aplicados às redes sociais online, conforme descritos nos trabalhos de Recuero (2005RECUERO, R. C. (2005) Redes Sociais na Internet: considerações iniciais. E Compós, v. 2, pp. 1-17., 2014)RECUERO, R. C. (2014) Métricas de Centralidade e Conversações em Redes Sociais na Internet: Desvelando Estratégias nos Debates Presidenciais de 2014. In: VIII Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e Cultura na Era de Tecnologias Midiáticas Onipresentes e Oniscientes. São Paulo: ESPM, pp. 1-18. e Lima-Lopes (2017LIMA-LOPES, R. E. (2017) Análise de registro e ciência das redes estudando um grupo de WhatsApp dedicado à produção de cerveja artesanal. Revista Hipertextus, v.16, pp. 134-161., 2018)LIMA-LOPES, R. E. (2018) O conservadorismo como ideologia: contribuições da ciência das redes para a Linguística Sistêmico-Funcional. Revista Letras, n. 56, p. 42-70. e; (ii) pelo discurso contido nas postagens, segundo o Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. (2005) The Language of Evaluation. Basingstoke: Palgrave Macmillan, v. 2.) e suas aplicações em Língua Portuguesa (VIAN JR et. al, 2010VIAN JR, O.; De Souza, A. A.; ALMEIDA, F. S. D. P. (2010). A linguagem da Avaliação em Língua Portuguesa: estudos sistêmicos-funcionais no sistema da Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores.). Foi considerada para esta pesquisa a utilização no Twitter da hashtag #Dia28EuVouTrabalhar, criada e disseminada com o intuito de contrariar a Greve Geral marcada para o dia 28 de abril de 2017, cujo objetivo era protestar contra as reformas trabalhista e da previdência. A raspagem de dados e os grafos de conexão foram feitos com o auxílio dos softwares NodeXL e Gephi, respectivamente. Ao final, observou-se que os principais influenciadores na rede tinham grande importância na disseminação do discurso de ódio, pois o grande número de seguidores possibilitou o espalhamento em larga escala. Vale ressaltar que o nó central da rede estudada era um deputado estadual do Rio de Janeiro e filho de um político com pretensão à presidência da República. A principal avaliação expressa nas postagens, em relação aos sentimentos, foi a insatisfação com o partido político que se manteve na presidência do Brasil por catorze anos e que fora interrompido por um impeachment, no ano anterior a esta greve. Já em relação ao Julgamento, as postagens revelaram uma descrença quanto à ética e confiabilidade tanto em relação aos grevistas quanto aos organizadores. Com isso, pode-se observar que a repetição e padronização de discursos estigmatizados, bem como sua pulverização em mídia social, foram - e ainda são - utilizadas como instrumento para conseguir o apoio popular.

Palavras-chave:
discurso de ódio; mídias sociais; análise de redes; avaliatividade; populismo

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