Acessibilidade / Reportar erro

LEITURA E ESCRITA DE POEMAS EM INGLÊS: PRÁTICAS COLABORATIVAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

RESUMO

Este trabalho, que apresenta a experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública brasileira, na cidade de Goiânia, Goiás, revela a habilidade dos alunos de lerem e escreverem poemas em inglês de forma colaborativa. Um poema do livro The sun and her flowers (KAUR, 2017KAUR, R. (2017a). Outros jeitos de usar a boca. São Paulo: Planeta do Brasil, 2017a.) foi selecionado, da poetisa canadense Rupi Kaur, nascida na Índia, a fim de discutir e refletir sobre temas como amor e perda. Inicialmente é apresentado referencial teórico sobre a importância de textos literários no ensino de língua inglesa e colaboração para fundamentar nosso estudo. As atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura são descritas e as produções escritas dos alunos baseadas no poema da Rupi Kaur também são apresentadas. Por meio dessas atividades, os alunos foram capazes de melhorar o conhecimento lexical da língua inglesa, sua criatividade assim como de interagir com os colegas a fim de refletir sobre temas atuais.

Palavras-chave:
leitura; escrita; poemas

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br