Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Texto Livre, Volume: 17, Publicado: 2024
  • Um sistema de recomendação baseado em conteúdo para adoção de animais utilizando a técnica do cosseno ponderado Artigos

    Santos, Monaliza Carvalho; Santos, Lorena Lima da Silveira dos; Santos, Vítor Hugo Barbosa dos; Brandão, Guilherme Souza; Durão, Frederico Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo A adoção animal é considerada um gesto grandioso que carrega consigo grande responsabilidade social, visto que um animal precisa dos cuidados e carinho diário do adotante. Muito além da aparência e questões estéticas, é essencial que o adotante considere suas reais condições respeitando as características específicas do animal. A falta de perícia na escolha do animal pode acarretar uma adoção irresponsável e infrutuosa, comprometendo a qualidade de vida do animal. Portais de adoção de animais são suscetíveis a esse problema se não fornecerem mecanismos que tentem aproximar as reais preferências e condições do adotante com as características do animal. Diante dessa problemática, este artigo propõe um sistema de recomendação baseado em conteúdo que visa sugerir animais para adoção considerando as preferências dos adotantes, aplicando a técnica do cosseno ponderado. A ponderação é fundamental no cálculo de similaridade entre as preferências dos adotantes e das características do animal. Os experimentos realizados apontam um aumento de precisão das recomendações quando a ponderação é aplicada sobre o método tradicional sem considerar as preferências do adotante por determinadas características dos animais a serem adotados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract An adopted animal is considered a grand gesture with significant social responsibility since it needs daily care and affection from the adopter. Far beyond appearance and aesthetic issues, the adopter must consider their natural conditions, respecting the specific characteristics of the animal. The lack of expertise in choosing the animal can lead to an irresponsible and fruitless adoption, compromising the animal’s quality of life. Animal adoption portals are prone to this problem if they do not provide controls that try to approximate the adopter’s real motivations and conditions with the animal’s characteristics. Faced with this problem, this article proposes a content-based recommendation system to suggest animals for users to consume drugs, applying the weighted cosine technique. The weighting is fundamental in calculating the similarity between the users’ emotions and the animal’s characteristics. The experiments increased the accuracy of the recommendations when weighting is applied over the traditional method without considering the prescribed method of users by specific characteristics of the animals to be adopted.
  • Anões, chads e nazipardos: as estratégias de nomeação e predicação no discurso da direita-alternativa no Brasil Artigos

    Maciel, Lucas Pivetta; Gonçalves-Segundo, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo O 4chan é um fórum digital conhecido pela forte presença de movimentos de direita-alternativa ( Nagle, 2017; Tuters, 2018). Neste artigo, a partir da abordagem histórico-discursiva ( Wodak; Reisigl, 2016) dos estudos críticos do discurso ( Wodak; Meyer, 2016), apresentamos um breve estudo quali-quantitativo sobre esse fórum em duas partes: em primeiro lugar, discutimos processos de inovação lexical que ocorrem endemicamente nesse tipo de ambiente digital e, em segundo, apresentamos um panorama que expõe os termos mais recorrentes na nomeação e predicação de atores sociais representados no discurso nessa plataforma, em um corpus de 3.675 comentários. A partir desses exemplos, selecionamos casos que representam alguns dos processos de inovação vernacular mais produtivos, nomeadamente, o desbotamento semântico ( Peeters et al., 2021 ), os blends morfológicos e os significantes flutuantes ( Tuters; Hagen, 2020). A este último, dedicamos uma discussão mais detida a partir das instâncias reveladas no corpus deste estudo. Concluímos, a partir desses dados, que o ambiente é altamente profícuo no uso de jogos de linguagem para representação de atores sociais tomados como antagonísticos, reproduzindo discursos marcadamente racistas, antissemitas e transfóbicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract 4chan is a digital forum known for its strong presence of alt-right movements ( Nagle, 2017; Tuters, 2020). In this article, based on the Discourse-historical Approach ( Wodak; Reisigl, 2016) of Critical Discourse Studies ( Wodak; Meyer, 2016), we present a brief qualitative and quantitative study on this forum in two parts: first, we discuss processes of lexical innovation that occur endemically in this type of digital environment and, second, we present an overview that exposes the most recurrent terms in the naming and predication of social actors represented in the discourse on this platform, in a corpus of 3,675 comments. From these examples, we selected cases that represent some of the most productive vernacular innovation processes, namely, semantic fading ( Peeters et al., 2021 ), morphological blends and floating signifiers ( Tuters; Hagen, 2020). To the later, we dedicate a more detailed discussion based on the instances revealed in the corpus of this study. We conclude, based in this data, that the environment is highly fruitful in the use of language games to represent social actors taken as antagonistic, reproducing markedly racist, antisemitic and transphobic discourses.
  • O papel da tecnologia educacional nas ciências sociais: análise bibliométrica Artículos

    Aguilar-Cuesta, Ángel Ignacio; Colomo-Magaña, Ernesto; Ruiz-Palmero, Julio

    Resumo em Português:

    Resumo O desenvolvimento educativo das Ciências Sociais, em que se destacam a Geografia e a História, é um terreno favorável à incorporação de avanços tecnológicos com aplicabilidade ao enriquecimento dos processos de formação e à melhoria do interesse e desempenho dos alunos. Partindo do interesse pelo uso da tecnologia educacional nas ciências sociais, o objetivo deste estudo é analisar com técnicas bibliométricas a produção científica na Scopus sobre tal tópico. Foi aplicada a declaração PRISMA e a amostra final é composta por 126 artigos publicados nas duas primeiras décadas do século XXI, utilizando análises bibliométricas de acoplamento bibliográfico, coautoria, cocitação e coocorrência. Os resultados indicam uma produção crescente, mas de forma moderada, principalmente em revistas tanto das ciências sociais como da tecnologia. Destaca-se a investigação europeia, com redes colaborativas entre o Reino Unido, Canadá e Austrália, embora a Espanha tenha sido o país mais prolífico. Nas Ciências Sociais predominam os trabalhos sobre Geografia, sendo a matéria com maior desenvolvimento nas diferentes etapas formativas (primária, secundária ou universidade). Recursos como videogames ou realidade virtual e aumentada adquirem cada vez mais destaque nos processos formativos. Concluindo, vale destacar o impacto positivo das tecnologias no desenvolvimento educacional das ciências sociais e das diferentes linhas de pesquisa que abrem uma área de conhecimento propícia à inovação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El desarrollo educativo de las Ciencias Sociales, donde destacan la geografía y la historia, es un terreno propicio para incorporar los avances tecnológicos con aplicabilidad al enriquecimiento de los procesos formativos y la mejora del interés y rendimiento del alumnado. Partiendo del interés del uso de la tecnología educativa en las ciencias sociales, el objetivo de este estudio es analizar con técnicas bibliométricas la producción científica en Scopus sobre dicho tema. Fue aplicada la declaración PRISMA, la muestra final la conforman 126 artículos publicados en las dos primeras décadas del siglo XXI, utilizando análisis bibliométricos de acoplamiento bibliográfico, coautoría, cocitación y co-ocurrencia. Los resultados señalan una producción en crecimiento pero de forma moderada, principalmente en revistas tanto de las ciencias sociales como de la tecnología. Destacan las investigaciones europeas, con redes colaborativas entre Reino Unido, Canadá y Australia, aunque España fue el país más prolífico. Dentro de las Ciencias Sociales, predominan los trabajos en torno a la geografía, siendo la materia con mayor desarrollo en las distintas etapas formativas (primaria, secundaria o universitaria). Recursos como los videojuegos o la realidad virtual y aumentada adquieren cada vez más protagonismo en los procesos formativos. Como conclusión, cabe destacar el impacto positivo de las tecnologías en el desarrollo educativo de las ciencias sociales y las diferentes líneas de investigación que se abren para un área de conocimiento propicia para la innovación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The educational development of the Social Sciences, with a particular focus on geography and history, provides fertile ground for incorporating technological advancements with practical applications to enhance educational processes and improve student interest and performance. With the interest in the use of educational technology in the social sciences, the objective of this study is to analyze the scientific production on this topic in Scopus using bibliometric techniques. It was applied the PRISMA statement, the final sample consists of 126 articles published in the first two decades of the 21st century, utilizing bibliometric analyses such as bibliographic coupling, co-authorship, co-citation, and co-occurrence. The results indicate a growing production but moderately, mainly in journals focused on both the social sciences and technology. European research stands out, with collaborative networks between the United Kingdom, Canada, and Australia, although Spain was the most prolific country. Within the Social Sciences, there is a predominance of studies in the field of geography, which is the subject with the most development across different educational stages (primary, secondary, and university). Resources such as video games or virtual and augmented reality are gaining increasing prominence in educational processes. In conclusion, the positive impact of technology on the educational development of the social sciences and the various lines of research that emerge in this knowledge field, conducive to innovation, should be highlighted.
  • Expectativas de qualidade dos usuários e sua correspondência com os recursos realistas dos aplicativos de tradução Articles

    Kuek, Jing Rou; Amini, Mansour; Siau, Ching Sin; Amirdabbaghian, Amin

    Resumo em Português:

    Resumo Com o ritmo acelerado dos desenvolvimentos tecnológicos, os aplicativos de tradução surgiram como a última tendência da tradução automática para atender às necessidades dos usuários para diversos fins, como estudo, trabalho, viagens e entretenimento. Embora o objetivo de todos os serviços, incluindo a tradução, seja alcançar a satisfação do utilizador, uma maior compreensão das expectativas dos utilizadores é essencial para melhorar as aplicações de tradução e melhorar a experiência do utilizador. Este estudo visa explorar as expectativas de qualidade dos usuários em relação aos aplicativos de tradução e os recursos realistas dos aplicativos. Um projeto de pesquisa qualitativa foi utilizado para analisar 240 expectativas de usuários selecionadas propositalmente em 12 aplicativos de tradução populares. As descrições fornecidas pelos desenvolvedores dos 12 aplicativos foram avaliadas usando o modelo de Ryan ( 1993) para explorar a correspondência entre as expectativas dos usuários e as características realistas dos aplicativos de tradução. As conclusões revelaram uma lista detalhada de critérios de qualidade de serviço e critérios de qualidade de tradução, bem como sugestões para melhorar ambos os tipos de critérios. O estudo pode ter implicações empíricas e teóricas para pesquisadores de tradução e desenvolvedores de aplicativos de tradução na tentativa de compilar um perfil abrangente e realista dos recursos e da qualidade dos aplicativos de tradução. Os usuários do aplicativo e os tradutores humanos também podem se beneficiar das descobertas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the accelerating pace of technological developments, translation applications have emerged as the latest trend of machine translation to serve users’ needs for various purposes such as study, work, travel, and entertainment. While the goal of every service, including translation, is to attain user satisfaction, a greater understanding of users’ expectations is essential to improve translation applications and enhance the user experience. This study aims at exploring the users’ quality expectations of translation applications and the realistic features of the applications. A qualitative research design was used to analyze 240 user expectations selected purposefully from 12 popular translation applications. The descriptions given by the developers of the 12 applications were evaluated using Ryan’s ( 1993) model to explore the correspondence between users’ expectations and realistic features of translation applications. The findings revealed a detailed list of quality service criteria and translation quality criteria as well as suggestions to improve both types of criteria. The study may have empirical and theoretical implications for translation researchers and translation application developers in the attempt to compile a comprehensive and realistic profile of translation application features and quality. The application users and human translators can also benefit from the findings.
  • Mídia como um cenário de pedagogia crítica para promover letramentos de reexistência com professores de inglês em formação Articles

    Ángel, Edison Ferney Castrillón; Rodrigues, Beatriz Gama

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo revelar como a mídia, como um cenário de pedagogia crítica ( Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), pode promover letramentos de reexistência, por meio do desenvolvimento de narrativas de resistência ( Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Online (PQO) ( Denzin; Lincoln, 2005) voltada para o paradigma sociocrítico ( Freire, 1970) e Pesquisa-Ação Participativa Jovem ( Mirra; Garcia; Morrell, 2015). Conduzimos este estudo por meio de um curso de mídia on-line composto por 18 sessões, com 18 professores de inglês em formação da Universidade Federal do Piauí (localizada no nordeste do Brasil) e da Universidad Católica Luis Amigó (localizada em Medellín, Colômbia). A pesquisa evidencia que: a) a maioria dos professores de inglês em formação revela alguma falta de consciência quanto ao uso e consumo crítico da informação nos meios de comunicação; b) o desenvolvimento de letramentos de reexistência ocorre quando os indivíduos se conscientizam e se empoderam em seus cenários para lutar por um mundo com mais justiça e equidade; c) a reexistência pode ocorrer quando práticas pedagógicas críticas de resistência são empregadas. Em conclusão, destacamos a importância de usar a mídia para questionar as estruturas de poder, promover a educação crítica para a equidade e gerar cenários para a participação ativa de professores e alunos para promover o desenvolvimento de letramentos de reexistência por meio de narrativas de resistência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to reveal how media, as a critical pedagogy scenario ( Apple, 1990; McLaren; Kincheloe, 2007), can promote reexistence literacies, through the development of resistance narratives ( Kleiman; Sito, 2016; Silva-Souza, Ana Lúcia, 2009). It is a Qualitative Online Research (QOR) ( Denzin; Lincoln, 2005) focused on the sociocritical paradigm ( Freire, 1970) and Young Participatory Action Research ( Mirra; Garcia; Morrell, 2015). We conducted this study through an online media course composed of 18 sessions, with 18 preservice English teachers from Universidade Federal do Piauí (located in the northeast of Brazil) and Universidad Católica Luis Amigó (located in Medellín, Colombia). The research evidences that: a) the majority of the pre-service English teachers reveal some lack of awareness concerning the critical use and consumption of information in communication means; b) the development of reexistence literacies occurs when the individuals are conscious and empower themselves in their scenarios to fight for a world with more justice and equity; c) Reexistence may occur when critical pedagogical practices of resistance are employed. In conclusion, we highlight the importance of using the media to question power structures, promote critical education for equity, and generate scenarios for the active participation of teachers and students to promote the development of reexistence literacies through resistance narratives.
  • O uso de tecnologias de informação e comunicação no estudo do inglês para fins específicos por futuros professores de matemática em tempos de guerra Articles

    Dmitrenko, Natalia; Koliadych, Yuliia; Melnyk, Liudmyla; Voloshyna, Oksana

    Resumo em Português:

    Abstract O estudo trata do problema do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) por futuros professores de matemática. O objetivo do estudo é a justificativa teórica, o desenvolvimento metódico e a verificação experimental da tecnologia de aplicação de TIC para aumentar o nível de competência comunicativa em língua inglesa orientada profissionalmente no processo de aprendizagem da disciplina de inglês para fins específicos por futuros professores de matemática em condições de guerra. Com base na análise da literatura científica foi dada uma definição e foram desenvolvidas competências comunicativas em língua inglesa orientada profissionalmente, critérios multinacionais de atividades criativas e seus níveis (baixo, médio, alto), o que permitiu verificar o nível da competência comunicativa em língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática antes e depois do treinamento experimental. Foi desenvolvida e testada a tecnologia de utilização de ferramentas TIC no processo de estudo do IFE, foram dados exemplos de utilização de ferramentas TIC em aulas de inglês online e analisados os resultados da formação experimental de futuros professores de matemática. Os resultados do estudo confirmaram a hipótese de que o nível de competência comunicativa na língua inglesa profissionalmente orientada de futuros professores de matemática aumentará, se no processo de ensino à distância de IFE e as ferramentas TIC forem usadas de acordo com a tecnologia educacional desenvolvida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research addresses the use of information and communication technologies (ICT) in English for Specific Purposes (ESP) learning by pre-service mathematics teachers in Ukraine. The study aimed to provide theoretical justification, methodological development, and experimental verification of the application of ICT. It aimed to enhance the pre-service mathematics teachers’ professionally oriented English communicative competency (POECC) in ESP learning during wartime. The definition of POECC was based on a scientific literature analysis. The criteria for POECC were motivational, cognitive, operational, and creative, with three levels each (low, medium, and high). The authors developed and tested the use of virtual resources and digital tools in the process of learning ESP. They also provided examples of how ICT can be used in online English classes. The study evaluated the level of development of pre-service mathematics teachers’ POECC before and after experimental training, and analyzed the results of the training. The study confirmed the hypothesis that the development of pre-service mathematics teachers’ POECC level would increase during ESP online learning, even in wartime conditions, if virtual resources and digital tools were used in accordance with the developed educational technology.
  • Intimidade ou ostentação? As estantes dos booktubers e os sentidos sobre a leitura e o livro nas redes sociais na contemporaneidade Artigos

    Vizibeli, Danilo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre os discursos que circulam acerca do livro e da leitura e, especificamente, analisar, sob a ótica da Análise do Discurso, a partir das contribuições de Foucault ( 2006 , 2009 , 2010 , 2014 ) a este campo, vídeos de booktubers com apresentações de estantes dos comentadores em uma prática chamada por eles de bookshelf tour . Destacam-se os sentidos de: mostrar que se é um leitor; de capital social para aquele que lê; e de socialização das práticas leitoras, por meio da fluidez e da dinamicidade da web, em suas possíveis correlações com o ensino de leitura e escrita no Brasil. Questiona-se, com a regularidade de tais práticas, novas pluralidades para os significados da leitura, abertas a formatos audiovisuais e a formas variadas de falar sobre livros e leituras. O corpus é composto por três vídeos do YouTube nos quais acontece a montagem de estantes e organização desses espaços. O conceito fundamental da Análise do Discurso para este estudo é o conceito de sujeito, na perspectiva foucaultiana, além dos conceitos de poder e saber também mobilizados por este autor. A concepção de leitura adotada advém dos estudos de Chartier ( 1998 , 1999 , 2019 ) e da história cultural da leitura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to reflect on the discourses that circulate about books and reading and, specifically, to analyze, from the perspective of Discourse Analysis, based on the contributions of Foucault ( 2006 , 2009 , 2010 , 2014 ) to this field , videos of booktubers with presentations of commentators’ shelves in a practice they call bookshelf tour. The meanings of: showing that you are a reader; of social capital for those who read; and socialization of reading practices, through the fluidity and dynamism of the web, in its possible correlations with the teaching of reading and writing in Brazil. With the regularity of such practices, new pluralities for the meanings of reading are questioned, open to audiovisual formats and varied ways of talking about books and reading. The corpus consists of three YouTube videos in which the assembly of shelves and organization of these spaces takes place. The fundamental concept of Discourse Analysis for this study is the concept of subject, from a Foucauldian perspective, in addition to the concepts of power and knowledge also mobilized by this author. The concept of reading adopted comes from the studies of Chartier ( 1998 , 1999 , 2019 ) and the cultural history of reading.
  • Dispersos em tempos de economia da atenção: a tecnologia e nós Ensaios

    Noronha, Ana Carolina Cortez

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio tem por objetivo trazer algumas reflexões sobre os efeitos do uso exacerbado da tecnologia nos dias de hoje e sobre o modo como isso afeta os sujeitos contemporâneos e sua capacidade de raciocínio complexo e de aprendizagem dentro e fora da escola. Essas reflexões se assentam sobre questões situadas na intersecção entre tecnologia e ciências humanas, como a superestimulação e a continuidade trazidas pelo uso das tecnologias digitais que se chocam com a necessidade de quietude e desaceleração para a aprendizagem e o raciocínio complexo. A intensificação do uso das tecnologias digitais que vivemos afeta o funcionamento do cérebro e dispersa a atenção, apontada como o principal ativo contemporâneo – donde o termo “economia da atenção” surge para substituir o de “economia da informação”. Reflete-se também sobre qual o papel da escola no direcionamento de seus alunos quanto a essa mudança de paradigma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this essay is to provide some reflections on the effects of the excessive use of technology today and how this affects contemporary subjects and their capacity for complex thinking and learning in and out of school. These reflections are based on issues situated at the intersection of technology and the human sciences, such as the over-stimulation and continuity brought about by the use of digital technologies, which clash with the need for stillness and deceleration for learning and complex reasoning. The intensified use of digital technologies that we are experiencing affects the functioning of the brain and disperses attention, which has been identified as the main contemporary asset - hence the term “attention economy” has emerged to replace “information economy”. It also reflects on the role of schools in guiding their students through this paradigm shift.
  • Conferência online entre pares: uma janela de oportunidade a favor do feedback para a escrita Dossier

    Xhafaj, Donesca Cristina Puntel; Zaccaron, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia teve um grande impacto na forma como ensinamos e aprendemos. Durante esse tempo, as universidades brasileiras implementaram o ensino remoto por mais de 15 meses. Se inicialmente esse movimento foi uma reação emergencial e observou-se a transposição de muitas aulas presenciais para o modo virtual, nos meses seguintes observaram-se novas iniciativas que potencializaram o aprendizado mobilizando de forma eficiente o uso da tecnologia digital. Nesse contexto, este estudo descritivo qualitativo emprega uma abordagem exploratória de casos múltiplos para investigar os propiciamentos no contexto digital que os alunos do ensino superior usam para facilitar o engajamento com feedback por pares mediado por computador durante um curso de letramento acadêmico em inglês em uma universidade no Brasil. Os dados provêm de entrevistas individuais semiestruturadas, gravações de reuniões do feedback em duplas e seções de visionamentos individuais com três pares de alunos. Os participantes são alunos do ensino superior que tiveram duas reuniões online, usando o Google Meet, para discutir o feedback de seus colegas sobre dois textos que escreveram para o curso ao longo de um semestre. Os resultados indicam que as conferências online oferecem um canal de comunicação multimodal, em que diferentes aspectos semióticos desempenham um papel na mediação do insumo escrito. Além disso, o WhatsApp foi amplamente utilizado para feedback informal de colegas. Concluímos o trabalho com implicações pedagógicas e sugerimos ações para que os aprendizes possam aproveitar todo o potencial oferecido por essas ferramentas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The pandemic has had quite an impact on the way we teach and learn. During that time, Brazilian universities implemented remote learning for more than 15 months. While the initial move was a reaction to an emergency and saw the transposition of many classes to the virtual mode, the following months saw the flourishing of initiatives that enhanced learning by streamlining the use of digital technology. In this context, this descriptive qualitative study employs an exploratory multiple case approach to investigate the affordances in the digital context tertiary students use to facilitate engagement with computer-mediated peer feedback during a course of academic literacies in English at a university in Brazil. Data come from individual semi-structured interviews, online peer-to-peer feedback meeting recordings, and retrospective individual interviews with three pairs of students. The participants are tertiary learners who had two online meetings, using Google Meet, to discuss their peer feedback on two texts they wrote for the course over one semester. Results indicate that online peer conferences offer a multimodal communication channel where different semiotic aspects play a role in mediating written input. In addition, WhatsApp was extensively used for informal peer feedback. We conclude with pedagogical implications and suggest actions so that learners can harness the full potential offered by these tools.
  • Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT: implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais Dossiê

    Silva, Antonio Marcio Da; Rottava, Lucia

    Resumo em Português:

    Resumo O avanço tecnológico tem tido um grande impacto na produção escrita, especialmente em Línguas Adicionais (LAs). Embora a tecnologia tenha trazido novas oportunidades para o ensino de LAs, ela também apresenta desafios, incluindo preocupações sobre a complexidade da escrita e a autenticidade dos trabalhos dos alunos. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial (IA) que tem sido objeto de debates desde sua popularização em 2022. Este estudo analisa um corpus composto por seis tarefas produzidas pelo ChatGPT em cinco idiomas (alemão, espanhol, francês, italiano e português), considerando os níveis de proficiência propostos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que totalizou 2991 textos e 706,401 palavras. Os dados foram gerados por alunos em um laboratório de informática em uma universidade britânica a partir de 100 diferentes perfis na plataforma do ChatGPT, seguindo instruções dos pesquisadores. A análise dos dados utiliza a linguística sistêmico-funcional (LSF) e o conceito de densidade lexical ( Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) para investigar a complexidade dos textos produzidos, dado que a complexidade lexical está relacionada à proficiência na escrita, na qual textos mais avançados usam proporcionalmente mais “palavras de conteúdo” (nomes, verbos, adjetivos e alguns advérbios de modo). Os resultados revelam que o ChatGPT não segue as instruções das tarefas quanto ao número de palavras solicitadas, impactando, assim, no cálculo da densidade lexical, nem produz textos que mostram diferenças significativas da densidade lexical entre as línguas adicionais e níveis de proficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Technological advancement has had a significant impact on written production, especially in Additional Languages (ALs). Although technology has brought new opportunities for AL teaching, it also poses challenges, including concerns about the complexity of writing and the authenticity of students’ work. One such tool is ChatGPT, an artificial intelligence (AI) platform that has been the subject of debate since its popularization in 2022. This study analyses a corpus consisting of six tasks produced by ChatGPT in five languages (German, Spanish, French, Italian, and Portuguese), considering the proficiency levels proposed by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), totalling 2991 texts and 706,401 words. The data were generated by students in a computer lab at a British university from 100 different profiles on the ChatGPT platform, following the researchers’ instructions. Data analysis employs Systemic Functional Linguistics (SFL) and the concept of lexical density ( Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) to investigate the complexity of the produced texts, as lexical complexity is related to proficiency in writing, where more advanced texts proportionally use more “content words” (nouns, verbs, adjectives, and some adverbs of manner). The results reveal that ChatGPT does not adhere to task instructions regarding the requested word count, thereby impacting the calculation of lexical density, nor does it produce texts that show significant differences in lexical density among additional languages and proficiency levels.
  • Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico Dossiê

    Bomfim, Luciene; Biondo, Fabiana; Maia, Iasmin

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica Photovoice e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o Photovoice , os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we analyzed an educational experience that combined the Photovoice technique and Psychodramatic Pedagogy, combined with work with languages from the perspective of multiliteracies, for the critical training of adolescents. Through an interdisciplinary project developed via ICTs, we aimed at broadening and integrating students’ vision of three-dimensional care: self-other-environment. We developed the project with students from the 1st and 2nd grades of Technical High School Education in the countryside of Mato Grosso do Sul, Brazil, in 2021, during the Covid-19 pandemic, a moment when the need to look at myself, myselfyourself, and ourself-environment relationships became even more evident. Through Photovoice records, the participants produced multisemiotic texts using a mix of languages and digital media. For this article, we selected the stages of the teaching project, which was organized into four phases: non-specific warm-up, specific warm-up, dramatization and sharing. For analysis purposes, we used the multiliteracies proposal and the four knowledge processes: experiencing the new; conceptualize with theory; apply creatively; and critically analyze. The analyzes allowed us to observe the development of critical skills regarding socio-environmental issues that impact the daily lives of the participants.
  • Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês Dossiê

    Abreu, Marcella dos Santos; Dias, Lorrana Crystina da Costa; Oliveira, Maria Eduarda de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo Em percursos formativos com futuros/as professores/as de língua francesa, foi observado o apagamento da criticidade em planejamentos de sequências didáticas que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação, organização e compartilhamento de materiais digitais ( Deschaine; Sharma, 2015 ). Tal problemática será discutida neste artigo, que visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de recursos técnico-pedagógicos para a educação linguística. Os resultados das análises até o momento realizadas apontam que as fontes às quais permanentemente recorrem aqueles estudantes na preparação de seus planos de aula (vídeos e podcasts instanciados em portais midiáticos e em plataformas de streaming ) podem inviabilizar o desenho didático ético, estético ( Rocha, 2019 ) e decolonial ( Veronelli; Daitch, 2021 ) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas. Com o intuito de compreender o problema descrito, pretende-se, para além da discussão dos resultados parciais de duas pesquisas em andamento, apontar a necessidade de criarmos referenciais teórico-metodológicos que possam decolonizar a curadoria-autoria de materiais nesse campo, desde a formação de educadores/as à sua atuação em comunidades de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In formative pathways with future French language teachers, the erasure of criticality in the planning of didactic sequences involving the search, selection, analysis, adaptation, organization, and sharing of digital materials has been observed ( Deschaine; Sharma, 2015 ). This issue will be discussed in this article, which aims to elucidate the limits and possibilities in the processes of curation and creation of technical-pedagogical resources for language education. The results of the analyses conducted so far indicate that the sources to which those students constantly resort in preparing their lesson plans (videos and podcasts instantiated on media portals and streaming platforms) can hinder the ethical, aesthetic ( Rocha, 2019 ), and decolonial ( Veronelli; Daitch, 2021 ) didactic design of teaching-learning experiences for the expansion of language repertoires. In order to understand the described problem, in addition to discussing the partial results of two ongoing research projects, we intend to highlight the need to create theoretical-methodological frameworks that can decolonize the curation-authorship of materials in this field, from the training of educators to their work in learning communities.
  • Adaptação e evidências de validade do Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP) para o português brasileiro: um estudo indisciplinar em letramento em saúde Dossiê

    Sampaio, Helena Alves de Carvalho; Araújo, Nukácia Meyre Silva; Alves, Patrícia Cândido; Cabral, Lisidna Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Adotando a perspectiva interdisciplinar da linguística aplicada ( Moita Lopes, 2006 ) e assumindo a relação intrínseca entre linguagem e práticas sociais, neste artigo, apresentamos a validação de um instrumento de avaliação de podcast educacional cujo conteúdo vise ao desenvolvimento do letramento em saúde. O uso de podcasts como estratégia de educação em saúde vem aumentando nos últimos anos. Os profissionais dessa área precisam, por outro lado, analisar a adequação desse tipo de recurso educacional digital (RED). Para análise deste tipo de RED, foi desenvolvido, no contexto brasileiro, um instrumento destinado à avaliação de podcast educativo por profissionais de saúde. No entanto, no Brasil, não existe ainda um instrumento específico para avaliação de podcast pelo público ao qual se destina esse tipo de recurso educacional. O objetivo deste estudo então foi traduzir, adaptar e validar, para o português brasileiro, um instrumento com esta finalidade, no caso, o Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Trata-se de um estudo metodológico, que se desenvolveu a partir das seguintes fases: 1) foi obtida autorização do autor principal para tradução e uso do instrumento; 2) em seguida, foram executadas etapas de tradução por tradutor profissional e de retrotradução do instrumento por falantes nativos da língua-cultura de partida, que passou a ser chamado de Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo (IAPE); 3) um comitê de especialistas (três profissionais da área de saúde e uma linguista aplicada) discutiu a conformidade do protocolo com os objetivos da pesquisa e da área após a tradução e 4) finalmente, foi feita a validação da adaptação por juízes especialistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Adopting the interdisciplinary perspective of applied linguistics ( Moita Lopes, 2006 ) and assuming the intrinsic relationship between language and social practices, in this article, we present the validation of an educational podcast assessment instrument whose content aims to develop health literacy. The use of podcasts as a health education strategy has increased in recent years. Professionals in this area need, on the other hand, to analyze the suitability of this type of digital educational resource (DER). To analyze this type of DER, an instrument was developed in the Brazilian context for the evaluation of educational podcasts by health professionals. However, in Brazil, there is still no specific instrument for evaluating podcasts by the audience for which this type of educational resource is intended. The objective of this study was to translate, adapt and validate, into Brazilian Portuguese, an instrument for this purpose, in this case, the Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). This is a methodological study, which developed from the following phases: 1) authorization was obtained from the main author to translate and use the instrument; 2) then, translation steps were carried out by a professional translator and back-translation of the instrument by native speakers of the source language-culture, which came to be called the Educational Podcast Assessment Instrument (EPAI); 3) a committee of experts (three health professionals and an applied linguist) discussed the compliance of the protocol with the research and area objectives after translation and 4) finally, the adaptation was validated by expert judges.
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br