Acessibilidade / Reportar erro

A competência digital dos professores de literatura no ensino médio na Espanha

Resumo

Esta pesquisa se baseia no interesse em conhecer a competência digital de professores de literatura do ensino médio na Espanha. Dada a natureza multidimensional dessa competência, este estudo procura responder especificamente ao grau de conhecimento e utilização dos recursos TIC na aula de literatura. Para isso, foi elaborado e respondido um questionário por 71 professores ativos da especialidade de Língua e Literatura Espanholas, lotados em centros educacionais espanhóis. A análise estatística dos dados (descritiva, t-Student, chi-quadrado e r de Pearson) revelou informações significativas sobre aspectos como a baixa percentagem de professores com intenção de formação em TIC, as relações entre a utilização de recursos TIC e as variáveis gênero e idade, por um lado, e propriedade e localização dos centros, por outro, bem como o grau de utilidade que os professores do ensino médio percebem ao trabalhar com recursos educacionais específicos de TIC e ao avaliar seu uso em relação a diferentes elementos da educação literária.

Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional de professores; Educação literária; Treinamento de professor; Recursos TIC

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br