Acessibilidade / Reportar erro

Situação linguística em Kiev no início do século XXI: material de uma pesquisa em massa no aplicativo móvel ”Kyiv Digital”

Resumo

O artigo é dedicado ao problema de analisar a situação da língua moderna em Kiev. A pesquisa foi realizada com base na última pesquisa sociolinguística no aplicativo \"Kyiv Digital\", realizada em janeiro de 2023. O número total de entrevistados é de mais de 6.000. O comportamento linguístico dos residentes de Kiev foi analisado para revelar sua atitude em relação aos problemas linguísticos, e suas opiniões sobre o uso das línguas ucraniana e russa hoje e no futuro foram caracterizadas. O objetivo do artigo é destacar os resultados da análise da situação linguística na cidade de Kiev usando modernas tecnologias digitais. Os seguintes métodos de pesquisa foram usados para resolver o objetivo definido: 1) teórico: análise sistemática da literatura linguística e sociológica; método histórico-genético; métodos de estatística matemática; 2) empírico: pesquisas no aplicativo \"Kyiv digital\"; observação. A grande maioria dos residentes da cidade de Kiev não compreendia a essência dos conflitos linguísticos e não estava familiarizada com a consolidação legislativa das disposições relativas à língua oficial. A situação em favor da língua ucraniana começou a mudar para melhor já após a Revolução da Dignidade, e agora, após a invasão em grande escala do agressor, muitas pessoas estão mudando do russo para a língua ucraniana e construindo o espaço cultural ucraniano. Na última década, observamos um aumento constante no número daqueles que consideram o ucraniano sua língua nativa: de 57% em 2012 para 86% do número total de entrevistados em 2022. A introdução de tecnologias digitais para avaliar a situação linguística permite analisar rapidamente uma quantidade significativa de dados estatísticos e tirar conclusões sobre o estado real do funcionamento da linguagem na sociedade. Destacamos as seguintes principais vantagens do uso de modernas tecnologias digitais para análise e avaliação da situação linguística: 1) redução do tempo de coleta e processamento de dados; 2) a capacidade de atrair um grande número de usuários sem contato pessoal; 3) aumento da frequência da pesquisa, o que permite rastrear a dinâmica do desenvolvimento da questão. No entanto, a metodologia apresenta desvantagens: 1) despersonalização do entrevistado; 2) na ausência de contato entre o entrevistado e o entrevistado, é permitida a imprecisão nas respostas. Está provado que não afetam significativamente os resultados da pesquisa, o que nos permite reconhecer esta técnica como eficaz e eficiente.

Palavras-chave:
Situação de linguagem; Política de idiomas; Tecnologias digitais; Bilinguismo; Digitalização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br