Acessibilidade / Reportar erro

Mediaa Music, inovando o método de ensino/aprendizagem da língua inglesa através de músicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar se um método de ensino baseado em músicas originais em inglês, chamado Mediaa Music, pode promover a aprendizagem de línguas de estudantes do ensino superior ( \begin{equation}n=80\end{equation}) em duas universidades no México durante 2021. Por meio de uma abordagem quantitativa com desenho quase experimental e escopo descritivo, foi possível identificar que o grupo de intervenção (Homens: \begin{equation}n=20\end{equation}, Idade: \begin{equation}M=19, 84\end{equation}, DP ±0, 824, Max = 20, Min = 18; Mulheres: \begin{equation}n=20\end{equation}, Idade: \begin{equation}M=20, 43\end{equation}, SD ±0, 184, Max = 21, \begin{equation}Min=18\end{equation}) apresentaram pontuações com diferenças significativas (p < 0, 05) quando expostos à proposta da Mediaa Music em comparação ao grupo controle (Homens: \begin{equation}n=20\end{equation}, Idade: \begin{equation}M=20, 16\end{equation}, SD ±1, 884, \begin{equation}Max=20\end{equation}, \begin{equation}Min=18\end{equation}; Mulheres: \begin{equation}n=20\end{equation}, Idade: \begin{equation}M=20, 80\end{equation}, SD ±1, 825, \begin{equation}textMax=19.84\end{equation}, Min = 18) que estudaram apenas com textos escritos. Não foram identificadas diferenças significativas (p > 0, 05) de tendência central entre as pontuações obtidas pelos alunos das duas instituições, nem no sexo dos participantes.

Palavras-chave:
Inglês; Aprendizagem; Ensino Superior; Música

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br