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Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos

Browse networks never browsed before: motivations and engagement of the Iberian seniors

Resumo

A sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e das mídias sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica - uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e na Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos as mídias sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) os seniores mais visitam e com as quais mais interagem e descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de caráter exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco grupos focais (Focus Group - FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fratura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis ativos na Península Ibérica, destacando-se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que tange aos os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e da multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.

Palavras-chave:
Seniores; Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Social media; Facebook; Páginas das marcas; Península Ibérica

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