Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação por docentes sobre o papel dos avanços tecnológicos no ensino

Resumo

O impacto dos avanços tecnológicos nas funções dos professores no século XXI tem sido significativo. A rápida integração dos avanços tecnológicos no ambiente acadêmico, particularmente entre os professores, exige uma compreensão proficiente da função que a tecnologia desempenha no ensino de línguas estrangeiras como um componente fundamental de seu conjunto de habilidades profissionais. Este artigo busca desvendar a visão de professores universitários sobre a implementação de instrumentos tecnologicamente assistidos para o ensino de línguas estrangeiras, levando em consideração também as perspectivas dos professores sobre a aplicação de tais tecnologias. A análise segue a dimensão do modelo “TPACK”. Esse modelo reconhece a consciência e a proficiência dos professores de linguística na incorporação de avanços tecnológicos no sistema educacional. A incorporação de ferramentas digitais é conseguida através de uma expansão do modelo de ”conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK)” originalmente proposto por Lee Shulman. Usando esse modelo, o objetivo desta pesquisa é conduzir a análise em três áreas significativas (disciplina, pedagogia e tecnologia) do uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras por professores. Trezentos professores universitários de línguas estrangeiras estão representados nesta pesquisa, e foram sorteados em diferentes universidades. Não houve foco em nenhuma língua estrangeira específica, e a participação dos palestrantes consistiu apenas em fornecer informações na forma de respostas a questionários. De acordo com os resultados da pesquisa, um número significativo de docentes universitários já aderiu ao uso de algumas dessas tecnologias no ensino de línguas estrangeiras. Apesar disso, é necessário que eles se familiarizem com ferramentas tecnológicas avançadas.

Palavras-chave:
Pedagogia de Línguas; Docentes; TPACK; Tecnologia

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br