Turmas de graduação. Foi realizado nas disciplinas de Estágio I e Atividade de Docência II, ambas as disciplinas do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. |
Rio Grande Março de 2017 até novembro de 2017 |
O estágio de docência compreendeu atividades presenciais e a distância tendo a educação das infâncias como temática. |
Na disciplina Estágio I, participaram 32 estudantes. Na disciplina Atividade de Docência II participaram 29 estudantes. O Estágio de Docência resultou em um artigo completo apresentado no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias CIET EnPED disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/225/244. |
Sala Verde-Biblioteca |
Rio Grande Agosto de 2018 até novembro de 2018 |
Inserções de 15 em 15 dias, durante as atividades desenvolvidas por uma educadora que atua na Sala Verde, uma biblioteca da Universidade Federal de Rio Grande- FURG. As participações aconteceram em dois momentos: no primeiro na biblioteca e depois numa escola da rede pública. As crianças inicialmente visitaram a biblioteca, após os educadores foram até a escola. A ação fez parte do Plano de Intervenção proposto no Curso de Extensão Educação Ambiental das Infâncias. |
Participantes: 1 turma de 1º. Ano com 19 crianças; 2 turmas de 2º. Ano, sendo uma delas com 24 crianças e na outra turma com 20 crianças. Plano de ação proposto pela cursista e ministrado pelas educadoras: Fabiola Guerreiro; Gabrielle das Neves; Andressa Souza. Disponível em: http://www.biblioteca.furg.br/pt/ultimas-noticias/326-biblioteca-sala-verde-judith-cortesao-do-sib-furg-realiza-projeto-de-educacao-ambiental-e-incentivo-a-leitura-com-alunos-da-escola-caic. |
Escolas rurais no Uruguai |
Treinta y Tres (Uruguai) 30 de agosto e 01 de setembro de 2018. |
Inserções nas escolas rurais do município de Treinta y Tres |
Escolas rurais 1: 1 criança matriculada, 1 professora e uma auxiliar de limpeza. Escola 2: 5 crianças matriculadas, 1 professora e uma auxiliar de limpeza. |
Curso Educação Ambiental Escolar1
|
São José do Norte, 17 de agosto de 2017 |
Minicurso: Educação Ambiental e as tecnologias digitais: interações possíveis |
Participaram: 72 educadores das infâncias (professores da educação infantil, anos iniciais, educadores sociais, coordenadores, estudantes, monitores, bibliotecários, professores de educação física, arte educadores e a equipe da secretaria municipal de educação e cultura do município. Ministrantes: Angela Bersch, Eliane Piske e Elisangela Madruga. |
Escola Ateliê (multi espaço) |
Santa Vitória do Palmar 23 de setembro de 2017 |
Conversa sobre o uso do Ateliê e as potencialidades nas práticas educativas. Participei através de um convite da diretora de uma escola de educação infantil da rede pública do município de Rio Grande. |
Participaram: 18 educadores das infâncias (monitores, diretoras, coordenadoras e professoras) Disponível: http://www.riogrande.rs.gov.br/smed/?p=23505. |
Rodas de conversas com o Grupo de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria/RS. |
Santa Maria/RS, de março até junho de 2019. |
Roda de discussão ancorada nas obras de Humberto Maturana. |
Educadores de diversas áreas do conhecimento. Publicação do capítulo intitulado: a educação das crianças: qual é o papel dos(as) educadores(as) da(s) infância( s)? Capítulo publicado no Livro Digital e Físico: “conversações cooperativas em educação - dialogando com Humberto Maturana”, organizado pela professora Drª. Sandra Maders, 2020. Disponível em: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34759-crv. |
Organização não governamental em Santa Maria/RS |
Santa Maria/RS 8 a 10 de Maio e 25 de junho de 2019 |
Conhecer o local, seguida de conversa para organizar a formação docente. Conhecer a estrutura do local, conversar com os educadores das infâncias que atendem crianças e adolescentes na faixa etária de 6 anos até 17 anos incompletos, em turno inverso da escola. |
1 coordenadora e assistente social e o diretor apresentaram a proposta e mostraram o local, momento que conhecemos as crianças e os 12 educadores das infâncias. |
Secretaria de Assistência social do município de Rio Grande. |
Rio Grande Os encontros aconteceram de agosto até dezembro de 2017. |
Organizamos o Curso fundamentado no Modelo Experiencial (MARTÍN-QUINTANA et al., 2009MARTÍN-QUINTANA, Juan Carlos et al. Programas de Educación Parental. Psychosocial Intervention, v. 18, n. 2, p. 57-65, jul. 2009.; BERSCH et al., 2019BERSCH, Ângela Adriane Schmidt et al. Programa de formação de educadores sociais na promoção da resiliência profissional. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019.). Com a temática: tecendo as redes de cuidado com cuidado. |
Participaram: 54 educadores das infâncias (monitores, educadores sociais, enfermeiros, professores de educação física, residentes da área de saúde, educadores sociais, equipe técnica e coordenadores). O Curso foi organizados pelo Centro de Referência em Apoio a Família-CRAF. Integrantes da equipe: Simone Biazzi; Narjara Mendes; Eliane Piske; Angela Bersch e AngelaTorma. Capítulo aceito para publicação no livro (PISKE; YUNES; BERSCH et al., 2018PISKE, Eliane Lima; YUNES, Maria Angela Mattar; BERSCH, Angela Adriane et al. Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças. Revista de Educação Pública, Revista de Educacao Publica, v. 27, n. 66, p. 905, set. 2018. No prelo. DOI: 10.29286/rep.v27i66.3364. Disponível em: <https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.3364>. https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.3364...
). |
Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre |
27 de dezembro de 2017 até o primeiro semestre de 2020. |
Organização do primeiro curso para professores e coordenadores de mesa, além da Feira de Saberes com a educação básica. |
Educadores de diversas áreas. Orientação de dois artigos acerca das infâncias elaborados pelas estudantes do Curso de Pedagogia Disponível em: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1. Ministramos palestras e participamos da organização. Fizemos a palestra de abertura intitulada: os contextos que são educativos (PISKE; GARCIA, 2018PISKE, Eliane Lima; GARCIA, Narjara Mendes. Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre como contexto educador: o Sulear de Con-sciências. In: 9. ANAIS do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte: [s.n.], 2018. v. 1, p. 1-5. Disponível em: <Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/13838/1125611527 >. Acesso em: 5 out. 2020. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/ind...
). Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/13838. Livro digital e físico: Guia prático e reflexivo do uso da internet pelo professor: evento didático (MATTE; PISKE, 2020MATTE, Ana Cristina Fricke; PISKE, Eliane Lima. Guia prático e reflexivo do uso da internet pelo professor: evento didático. São Carlos: Pedro & João, 2020.). Disponível em: https://ebookspedroejoaoeditores.files.wordpress.com/2020/05/uso-da-internet-ebook.pdf. |
Encontro com as famílias numa escola da Rede Pública do município de Rio Grande/RS. |
Rio Grande 17 de agosto de 2018 |
Roda dialógica com as famílias. Temática: infâncias. |
Participaram: 21 educadores das infâncias (16 famílias, 1 diretora, 1 coordenadora e 2 professores) e uma criança. Mediadoras: Mariana Neuwald, Silvana Abreu e Tanira Leal, integrantes do grupo de discussão EcoInfâncias. |
Turmas de Pedagogia da Universidade Federal de Rio Grande-FURG |
Rio Grande 14 de setembro de 2018 |
Reflexão sobre o “eu” e as práticas educativas ambientais a partir das percepções dos educadores das infâncias ao participarem de uma ginástica historiada (estudo piloto) para a organização do Programa |
Participaram: 42 estudantes da disciplina Jogos, brinquedos e brincadeiras. A professora responsável da disciplina se chama Angela Bersch. Ministrante: Eliane Lima Piske. Resumo expandido apresentado no Encontro ouvindo coisas: das crianças imaginadas, às vozes das infâncias, nos dias 07 e 08 de novembro de 2018 na cidade de Santa Maria. |