Acessibilidade / Reportar erro

Uso das TIC e atenção à diversidade em tempos de COVID

Resumo

A pandemia provocada pelo COVID-19 configurou um ambiente escolar caracterizado por processos de ensino-aprendizagem vinculados exclusivamente ao uso de dispositivos tecnológicos e aplicativos virtuais. Com o objetivo de conhecer a experiência do professor de educação especial durante o período de internamento com alunos com necessidades educacionais e uso de novas tecnologias, propomos uma investigação qualitativa. A partir de entrevistas individuais e grupos focais, 37 professores de educação especial da comunidade autônoma de Andaluzia expressaram as limitações pessoais, recursos tecnológicos e formativos e as dificuldades encontradas para atender às necessidades de seus alunos da mesma forma que o faziam antes do confinamento. Esta pesquisa destaca que os centros educacionais devem melhorar e ampliar a formação dos alunos no uso de dispositivos e ferramentas TIC, especialmente de alunos com necessidades educacionais, e que precisamos melhorar a acessibilidade de aplicativos e dispositivos tecnológicos para que eles adaptar-se às características dos alunos com necessidades educacionais.

Palavras-chave:
COVID-19; Alunos com necessidades educacionais; Tecnologia da informação e comunicação

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br