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Drivers da adoção de metodologias não tradicionais: estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Drivers of the adoption of non-traditional methodologies: case study in the master-integrated of Electrical and Computer Engineering at the University Of Trás-Os-Montes and Alto Douro, Portugal

Resumo

O estudo analisou diversos documentos do curso de mestrado-integrado em Engenharia Elétrica e de Computadores de uma Universidade Pública Portuguesa. Avaliou-se quais são os drivers institucionais1 1 Para este estudo, o termo “drivers institucionais” deve ser entendido como os elementos institucionais direcionadores da adoção de metodologias não tradicionais na engenharia elétrica. potencialmente responsáveis pela adoção de novas metodologias no curso. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa baseada em métodos mistos: análise estatística aplicada a corpus textuais e complementada por análise de conteúdo. Como resultados emergiram duas classes de análise de conteúdo: competências e conhecimentos esperados dos estudantes; e aspectos da formação em Engenharia Elétrica e do ciclo de estudos. Identificaram-se sete drivers da adoção de novas metodologias no curso, com base nas teorias da difusão da inovação e teoria institucional: formação, desenvolvimento, competência, ciclo de estudos, novo, tecnologia e UC. Cada um destes drivers possui os seus próprios outcomes (resultados), 16 no total, que apresentam os efeitos percebidos pelos docentes, avaliadores de curso e coordenadores.

Palavras-chave:
Metodologias não tradicionais; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Difusão da inovação; Teoria institucional; Ensino superior

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